2025
Enfermagem Comunitária
Nome: Enfermagem Comunitária
Cód.: ENF14458L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Enfermagem
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Os conteúdos da UC permitem compreender as dinâmicas atuais da enfermagem comunitária.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Compreender as dinâmicas atuais da enfermagem comunitária
Adquirir conhecimentos que potenciem a capacidade para a conceção e prestação de cuidados na comunidade
Compreender a organização dos CSP integrados no SNS
Compreender a necessidade, natureza e abrangência dos programas de promoção e educação para a saúde
Conhecer os programas de saúde prioritários
Adquirir conhecimentos sobre nutrição e dietética e a sua influência no processo saúde/doença, ao longo do ciclo de vida
Conhecer o PNV e questões centrais da vacinação
Utilizar as orientações técnicas da DGS na prestação de cuidados na comunidade
Desenvolver capacidade de planeamento, execução e avaliação da consulta de enfermagem
Conhecer os princípios básicos de enfermagem de saúde no trabalho
Aprofundar capacidade de pensamento crítico na análise e solução de problemas de saúde da comunidade
Desenvolver competências de autoaprendizagem e utilização da evidência disponível na resposta aos cuidados na comunidade
Adquirir conhecimentos que potenciem a capacidade para a conceção e prestação de cuidados na comunidade
Compreender a organização dos CSP integrados no SNS
Compreender a necessidade, natureza e abrangência dos programas de promoção e educação para a saúde
Conhecer os programas de saúde prioritários
Adquirir conhecimentos sobre nutrição e dietética e a sua influência no processo saúde/doença, ao longo do ciclo de vida
Conhecer o PNV e questões centrais da vacinação
Utilizar as orientações técnicas da DGS na prestação de cuidados na comunidade
Desenvolver capacidade de planeamento, execução e avaliação da consulta de enfermagem
Conhecer os princípios básicos de enfermagem de saúde no trabalho
Aprofundar capacidade de pensamento crítico na análise e solução de problemas de saúde da comunidade
Desenvolver competências de autoaprendizagem e utilização da evidência disponível na resposta aos cuidados na comunidade
Conteúdos Programáticos
1. Dinâmicas atuais da Enfermagem Comunitária
2. Os Cuidados de Saúde Primários no Sistema Nacional de Saúde Português
3. A promoção da saúde e a prevenção da doença
4. A educação para a saúde
5. Planeamento em saúde e Intervenção na comunidade
6. O Plano Nacional de Saúde
7. Programas de Saúde Prioritários
8. Nutrição e dietética: Alimentos e Nutrientes, Nutrição no ciclo de vida e a sua influência no processo saúde/doença. Enfermagem no domínio da intervenção nutricional: nutrição normal e modificações dietéticas
9. A vacinação, o PNV e as vacinas extra PNV
10. A consulta de enfermagem
11. As orientações técnicas da DGS
12. A gestão de recursos da comunidade
13. Enfermagem de saúde no trabalho
2. Os Cuidados de Saúde Primários no Sistema Nacional de Saúde Português
3. A promoção da saúde e a prevenção da doença
4. A educação para a saúde
5. Planeamento em saúde e Intervenção na comunidade
6. O Plano Nacional de Saúde
7. Programas de Saúde Prioritários
8. Nutrição e dietética: Alimentos e Nutrientes, Nutrição no ciclo de vida e a sua influência no processo saúde/doença. Enfermagem no domínio da intervenção nutricional: nutrição normal e modificações dietéticas
9. A vacinação, o PNV e as vacinas extra PNV
10. A consulta de enfermagem
11. As orientações técnicas da DGS
12. A gestão de recursos da comunidade
13. Enfermagem de saúde no trabalho
Métodos de Ensino
Serão adotadas metodologias que promovam a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências, privilegiando o trabalho de pesquisa, a reflexão, o questionamento crítico e a análise contínua.
No decorrer de cada bloco temático, serão dinamizados espaços de trabalho individual e em grupo, recorrendo a diferentes estratégias, tais como leituras orientadas, debates em sala de aula e pesquisa bibliográfica.
As práticas laboratoriais serão previamente agendadas e terão como foco a simulação da consulta de enfermagem e a planificação e condução de sessões de Educação para a Saúde, com recurso à metodologia MAES.
No decorrer de cada bloco temático, serão dinamizados espaços de trabalho individual e em grupo, recorrendo a diferentes estratégias, tais como leituras orientadas, debates em sala de aula e pesquisa bibliográfica.
As práticas laboratoriais serão previamente agendadas e terão como foco a simulação da consulta de enfermagem e a planificação e condução de sessões de Educação para a Saúde, com recurso à metodologia MAES.
Avaliação
O regime de avaliação contempla os regimes de avaliação contínua e avaliação final de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Évora (RAUE).
A avaliação da Unidade Curricular é composta por duas componentes:
? Prova Escrita ? 60%
? Práticas Laboratoriais (PL) ? 40%
Para aprovação na UC, o estudante deverá obter classificação mínima de 9,5 valores em cada uma das componentes de avaliação.
A classificação final é obtida pela média ponderada dos seguintes fatores: Avaliação da componente teórica 60% + Avaliação da componente prática laboratorial 40%.
Adicionalmente, para obter frequência na Unidade Curricular, o estudante deverá ter comparecido em, pelo menos, 75% das aulas de Práticas Laboratoriais lecionadas (Artigo 105.º- ponto1 do RAUE).
Os estudantes que não atingirem a classificação mínima ficam sujeitos a avaliação final, que pode incluir:
? Prova da Componente Teórica e/ou Prova da componente Prática
? Só têm acesso à prova da componente prática os estudantes que tenham frequentado pelo menos 75% das aulas de Práticas Laboratoriais.
A avaliação da Unidade Curricular é composta por duas componentes:
? Prova Escrita ? 60%
? Práticas Laboratoriais (PL) ? 40%
Para aprovação na UC, o estudante deverá obter classificação mínima de 9,5 valores em cada uma das componentes de avaliação.
A classificação final é obtida pela média ponderada dos seguintes fatores: Avaliação da componente teórica 60% + Avaliação da componente prática laboratorial 40%.
Adicionalmente, para obter frequência na Unidade Curricular, o estudante deverá ter comparecido em, pelo menos, 75% das aulas de Práticas Laboratoriais lecionadas (Artigo 105.º- ponto1 do RAUE).
Os estudantes que não atingirem a classificação mínima ficam sujeitos a avaliação final, que pode incluir:
? Prova da Componente Teórica e/ou Prova da componente Prática
? Só têm acesso à prova da componente prática os estudantes que tenham frequentado pelo menos 75% das aulas de Práticas Laboratoriais.
Bibliografia
Dovera, D., S., T., (2017). Nutrição Aplicada à Enfermagem. São Paulo: NOVA GUANABARA. ISBN 9788527712538.
Néné M & Sequeira C.(2020).Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. Lisboa: Lidel-Edições Técnicas , lda
Mendes, F., Gemito, L., Caldeira, E., Serra, I. & Casas-Novas, M. (2017). A continuidade de cuidados de saúde na perspetiva dos utentes. Ver. Ciência & Saúde Coletiva, 3(22),841-853 doi: 10.1590/1413-81232017223.26292015
-Gomez-Cantarino, S.; Espina-Jerez, B.; Dominguez-Isabel, P.; Bouzas-Mosquera, C.; Dias, H.; Caldeira, E.; Sim-Sim, M. (2019). P16 Students attitudes toward the patients sexuality versus the perception of their sexual life. European Journal of Public Health 29 (Supplement_2), junho 2019, ckz093. 01. Oxford University Press.1
-Reis, M., Casas-Novas, M.V., Serra, I., Magalhães, M. & Sousa, L. (2021). A importância de um programa formativo sobre envelhecimento ativo na perspetiva das pessoas idosas. Rev Bras Enferm. 2021;74(Suppl 2):e20190843
Néné M & Sequeira C.(2020).Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. Lisboa: Lidel-Edições Técnicas , lda
Mendes, F., Gemito, L., Caldeira, E., Serra, I. & Casas-Novas, M. (2017). A continuidade de cuidados de saúde na perspetiva dos utentes. Ver. Ciência & Saúde Coletiva, 3(22),841-853 doi: 10.1590/1413-81232017223.26292015
-Gomez-Cantarino, S.; Espina-Jerez, B.; Dominguez-Isabel, P.; Bouzas-Mosquera, C.; Dias, H.; Caldeira, E.; Sim-Sim, M. (2019). P16 Students attitudes toward the patients sexuality versus the perception of their sexual life. European Journal of Public Health 29 (Supplement_2), junho 2019, ckz093. 01. Oxford University Press.1
-Reis, M., Casas-Novas, M.V., Serra, I., Magalhães, M. & Sousa, L. (2021). A importância de um programa formativo sobre envelhecimento ativo na perspetiva das pessoas idosas. Rev Bras Enferm. 2021;74(Suppl 2):e20190843
