2024
Formação do Psicomotricista ao longo da vida
Nome: Formação do Psicomotricista ao longo da vida
Cód.: DES13926M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Esta UC pretende que os alunos compreendam a importância da formação contínua de competências e conhecimentos, do desenvolvimento pessoal, ao longo da sua vida enquanto psicomotricistas.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Compreender a importância da formação contínua de competências e conhecimentos
2. Auto-questionar e refletir sobre o seu papel e lugar como psicomotricista
3. Aumentar a consciência, a escuta e empatia, e a disponibilidade psicocorporal para a prática psicomotora
4. Apoiar o desenvolvimento pessoal, social e profissional
2. Auto-questionar e refletir sobre o seu papel e lugar como psicomotricista
3. Aumentar a consciência, a escuta e empatia, e a disponibilidade psicocorporal para a prática psicomotora
4. Apoiar o desenvolvimento pessoal, social e profissional
Conteúdos Programáticos
1. A interdisciplina e os conteúdos da formação do psicomotricista
2. O desenvolvimento do psicomotricista através do trabalho psico-corporal
3. A formação como ponto de apoio à prática psicomotora e à construção de uma identidade profissional
4. A formação contínua do psicomotricista nos domínios dos saberes: fazer-ser-estar/agir
5. A formação psicocorporal específica do psicomotricista, ao longo da vida
6. Quando o corpo do psicomotricista adoece
2. O desenvolvimento do psicomotricista através do trabalho psico-corporal
3. A formação como ponto de apoio à prática psicomotora e à construção de uma identidade profissional
4. A formação contínua do psicomotricista nos domínios dos saberes: fazer-ser-estar/agir
5. A formação psicocorporal específica do psicomotricista, ao longo da vida
6. Quando o corpo do psicomotricista adoece
Métodos de Ensino
As aulas decorrerão ao longo do 3.ºsemestre. As aulas teóricas são plenárias com apoio de meios audiovisuais onde se transmite os conteúdos, mas se incentiva a participação, a atitude crítica e reflexiva dos alunos. Para tal, serão privilegiadas metodologias interrogativas, que visem a promoção de uma maior participação dos alunos. Pretende - se que o aluno desempenhe um papel bastante ativo no seu processo de aprendizagem. A abordagem aos conteúdos teóricos será complementada através da componente Prática, que decorre em ginásio, para vivência de atividades psico-corporais com reflexão individual, para relacionar estas vivências com os conteúdos teóricos.
Avaliação
Quer a avaliação contínua que a avaliação por exame, compreendem (a) a entrega de uma reflexão pessoal (individual) com integração de conteúdos programáticos e (b) uma ficha de leitura (individual) sobre os conteúdos do artigo selecionada com recensão crítica (? 9,5 valores em cada componente de avaliação).
O aluno terá de obter para cada elemento de avaliação uma classificação ? 9,5 valores, nos dois regimes de avaliação.
O aluno terá de obter para cada elemento de avaliação uma classificação ? 9,5 valores, nos dois regimes de avaliação.
Bibliografia
Gatecel, A., & Lefranc, A.(2019). La formation tout au long de la vie du psychomotricien. In A. Gatecel & A. Lefranc (Eds.), Le Grand Livre des pratiques psychomotrices (pp. 519-524). Dunod
Guimarães, S., Frazão, A., Melo, M., Duarte, S. & Toledo, S.(2016). O corpo do Psicomotricista: do corpo agido e vivido ao corpo relacional e terapêutico. A Psicomotricidade (19), 47-65
Lluaradó, C.(2008). La observación de la intervención del psicomotricista: actitudes y manifestaciones de la transferência. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado. 62(22,2), 123-154
Mila, J. (2008). De profesión psicomotricista. Miño y Dávila Editores
Lefranc, A. & Petit, A.(2019). Le travail du questionnement en formation continue: une nécessité éthique. In A. Gatecel & A. Lefranc (Eds.) Le Grand Livre des pratiques psychomotrices (pp. 525-532). Dunod.
Guimarães, S., Frazão, A., Melo, M., Duarte, S. & Toledo, S.(2016). O corpo do Psicomotricista: do corpo agido e vivido ao corpo relacional e terapêutico. A Psicomotricidade (19), 47-65
Lluaradó, C.(2008). La observación de la intervención del psicomotricista: actitudes y manifestaciones de la transferência. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado. 62(22,2), 123-154
Mila, J. (2008). De profesión psicomotricista. Miño y Dávila Editores
Lefranc, A. & Petit, A.(2019). Le travail du questionnement en formation continue: une nécessité éthique. In A. Gatecel & A. Lefranc (Eds.) Le Grand Livre des pratiques psychomotrices (pp. 525-532). Dunod.
Equipa Docente
- Gabriela Sousa Neves de Almeida [responsável]