2025
Metodologias de Estudo e Investigação
Nome: Metodologias de Estudo e Investigação
Cód.: PED02472L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Francês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Nesta Unidade Curricular o estudante é preparado para o tipo de trabalho intelectual característico da Universidade, iniciando-se nas metodologias fundamentais de estudo e investigação.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta Unidade Curricular de Metodologia de Estudo e Investigação assume, como finalidade estratégica, proporcionar aos estudantes caloiros da Licenciatura em Ciências da Educação, uma oportunidade de aquisição de competências de gestão pessoal e grupal de aprendizagem, proporcionar ferramentas fundamentais de investigação, bem como assumir-se como um espaço de integração curricular e institucional.
OBJETIVOS
Conhecer o plano de estudos da Licenciatura e o R.E.I. da Universidade de Évora;
Conhecer algumas caraterísticas do contexto de vida e de trabalho universitários;
Adquirir competências básicas de gestão pessoal e grupal da aprendizagem;
Conhecer e utilizar técnicas de estudo, de organização do trabalho e de investigação universitárias;
Conhecer e aplicar metodologias de investigação científica na construção de trabalhos académicos.
Conteúdos Programáticos
CONTEÚDOS
A organização do trabalho em contexto académico;
Dinâmicas de aprendizagem individuais e grupais e a sua relação com o conhecimento científico;
Investigação científica: processos e modelos;
Metodologias de investigação científica: métodos específicos das Ciências Sociais;
Etapas do processo de investigação científica;
Tipos de estudo quanto ao método de abordagem;
Investigação quantitativa/investigação qualitativa;
População e amostra, recolha de dados, processamento, análise e síntese dos resultados;
Organização do trabalho científico;
Escrita do trabalho científico;
Fontes bibliográficas do trabalho científico;
Citação e referenciação bibliográfica.
Métodos de Ensino
A forma de organização das atividades letivas, que compreendem a realização de sessões presenciais de natureza coletiva de duas horas cada e de sessões de orientação do tipo tutorial (cujo conteúdo será definido em acordo com os estudantes). As sessões presenciais de natureza coletiva serão predominantemente de cariz teórico-prático e serão diversificadas, de molde a permitir diferentes modalidades de trabalho: exercícios de ativação de ideias prévias, exposição interativa, atividades de trabalho em grupo, debates, análise e discussão de diferentes recursos didáticos (vídeo, áudio), estudos de casos, apresentação de textos e trabalhos em diferentes formatos, etc.
Avaliação
REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
O Regime de Avaliação Contínua implica a realização de um power point (sobre um conteúdo programático) a apresentar nas últimas sessões presenciais? (50%), uma Prova Escrita (50%).
EXAME- Prova Escrita (100%) (a realizar em data a marcar do período de exames).
O Regime de Avaliação Contínua implica a realização de um power point (sobre um conteúdo programático) a apresentar nas últimas sessões presenciais? (50%), uma Prova Escrita (50%).
EXAME- Prova Escrita (100%) (a realizar em data a marcar do período de exames).
Bibliografia
FERNANDES, A. (2002). Métodos e regras para elaboração de trabalhos académicos e científicos. Porto Editora.
FRADA, J. (2005). Novo Guia Prático para pesquisa, elaboração e apresentação de trabalhos científicos e organização de currículos. Sete Caminhos.
PEREIRA, A. e POUPA, C. (2004). Como escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o Word. Edições Sílabo.
PRETTE, A. E PRETTE, Z. (2006). Psicologia das relações interpessoais- vivências para o trabalho em grupo. Editora Vozes. REIS, F. (2010). Como elaborar uma Dissertação de Mestrado. Lidel.
SARMENTO, M. (2008). Guia Prático sobre a Metodologia Científica para a elaboração, escrita e apresentação de Teses , Dissertações e Trabalhos de Investigação Aplicada. Univ. Lusíada Ed.
- VILELAS, J. (2009). Investigação- o processo de construção do conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo.
- WOLFE, P. (2004). Compreender o funcionamento do cérebro e a sua importância no processo de aprendizagem. Porto: Porto Editor.
FRADA, J. (2005). Novo Guia Prático para pesquisa, elaboração e apresentação de trabalhos científicos e organização de currículos. Sete Caminhos.
PEREIRA, A. e POUPA, C. (2004). Como escrever uma tese, monografia ou livro científico usando o Word. Edições Sílabo.
PRETTE, A. E PRETTE, Z. (2006). Psicologia das relações interpessoais- vivências para o trabalho em grupo. Editora Vozes. REIS, F. (2010). Como elaborar uma Dissertação de Mestrado. Lidel.
SARMENTO, M. (2008). Guia Prático sobre a Metodologia Científica para a elaboração, escrita e apresentação de Teses , Dissertações e Trabalhos de Investigação Aplicada. Univ. Lusíada Ed.
- VILELAS, J. (2009). Investigação- o processo de construção do conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo.
- WOLFE, P. (2004). Compreender o funcionamento do cérebro e a sua importância no processo de aprendizagem. Porto: Porto Editor.
Equipa Docente
- Marília Evangelina Sota Favinha [responsável]
