Economia Industrial
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
No final do curso, o aluno deve ser capaz de:
- Identificar as caraterísticas fundamentais das estruturas de mercado de concorrência imperfeita;
- Identificar os fatores determinantes da estrutura dos mercados e compreender as suas implicações no comportamento das empresas;
- Utilizar os principais conceitos e instrumentos na análise dos mercados e das indústrias;
- Analisar criticamente a estrutura e funcionamento dos mercados, o comportamento das empresas e o papel dos reguladores;
Conteúdos Programáticos
2. Questões essenciais sobre empresas, mercados e indústrias; Noção, objetivos e classificação das empresas; Mercado e mercado relevante; Mercado versus indústria; CAE; Estrutura e dinâmica empresarial em Portugal.
3. Conceito e vantagens da concorrência; Estruturas de mercado; Falhas de mercado e poder de mercado; Forças competitivas.
4. Determinantes da estrutura de mercado; Concentração; Barreiras à concorrência; Diferenciação do produto; Integração vertical.
5. Comportamentos e estratégias empresarias; Fusões e aquisições; Regulação; Cooperação empresarial; Regulamentos da UE sobre acordos entre empresas; Cartéis e conluio tácito; I&D e inovação.
Métodos de Ensino
- a exposição teórica em sala de aula com projeção de slides em Power Point;
- o uso da Internet para acesso em tempo real a documentos e sites relevantes;
- a análise e discussão de casos empíricos a partir de notícias, artigos, relatórios e documentos;
- a realização, apresentação e discussão de trabalhos individuais/grupo por parte dos alunos;
A avaliação contínua tem as seguintes componentes:
- Duas questões práticas (15%);
- Um exame escrito no final do semestre (40%);
- Um trabalho de grupo a realizar ao longo do semestre (45%).
Avaliação
Em conformidade com as normas regulamentares da Universidade de Évora, esta UC compreende os seguintes regimes de avaliação:
Regime de avaliação |
Critério de elegibilidade |
Elementos de avaliação (ponderação na classificação final) |
- Avaliação mista |
- Participação em 75% das sessões coletivas (aulas); |
Opção 1: - Questões práticas (15%) - Trabalho monográfico de grupo (45%); - Teste escrito (40%); Opção 2: - Trabalho monográfico de grupo (45%); - Teste escrito (55%); |
- Exame final |
- Participação em 75% das sessões coletivas (aulas); |
- Teste escrito (100%); |
- Exame de recurso |
- Todos os alunos que não tenham tido aproveitamento à UC; |
Opção 1: - Teste escrito (100%); Opção 2: - Trabalho monográfico de grupo (45%); - Teste escrito (55%); |
Notas:
- Os alunos que não participarem em pelo menos 75% das sessões coletivas ficam com acesso apenas ao exame de recurso. Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante (TE) não estão sujeitos a número mínimo de presenças nas sessões coletivas.
- No regime de avaliação mista, podem escolher a opção 1 de avaliação os alunos que responderem a 3 questões práticas ao longo do semestre.
- No exame de recurso, podem escolher a opção 2 de avaliação os alunos que tenham realizado o trabalho monográfico de grupo.
- Cada grupo deverá ser constituído por 3 ou 4 elementos.
- O trabalho monográfico de grupo será realizado ao longo do semestre em 2 módulos mais o trabalho final. A avaliação dos trabalhos monográficos inclui a apresentação e discussão em sala de aula de um módulo e do trabalho final. A classificação final do trabalho monográfico resulta da seguinte ponderação: Módulo 1 (20%), Módulo 2 (20%), Trabalho final (40%), Apresentação oral (8% + 12%). Deverá ser entregue ao docente uma cópia em papel e outra em formato eletrónico de todos os módulos e do trabalho final.
Bibliografia
- Church, Jeffrey e Roger Ware (2000), Industrial organization: a strategic approach, Boston: McGraw-Hill.
- Lipczynski, John, John O. S. Wilson e John Goddard (2009), Industrial Organization: Competition, Strategy, Policy, 3rd edition, Essex, England: Financial Times/ Prentice Hall.
- Scherer, F. M. e David Ross (1990), Industrial market structure and economic performance, 3rd edition, Boston: Houghton Mifflin Company.
Equipa Docente
- Adão António Nunes de Carvalho [responsável]