2024
Seminário Temático em História II - História Social
Nome: Seminário Temático em História II - História Social
Cód.: HIS13982M
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica:
História
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
A bibliografia principal aponta para uma reflexão teórica sobre a História Social, bem como para algumas temártcas específicas da mesma.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como principal objetivo dotar os alunos com um conhecimento aprofundado sobre a construção do campo historiográfico da História Social articulando contextos e temporalidades diferenciados, cruzando diversas escalas de análise, temporais e espaciais, e distintos olhares epistemológicos. Pretende também criar competências para:
- Desenvolver o pensamento histórico através da contextualização das mudanças sociais ao longo do tempo;
-Compreender a configuração das categorias e dos conceitos em contextos históricos e geográficos específicos;
- Realizar abordagens comparativas e relacionais na longa duração;
- Utilizar diferentes perspetivas metodológicas na construção do saber histórico;
- Avaliar as potencialidades e limites das diferentes fontes históricas;
-Capacitar para a construção do conhecimento histórico através da pesquisa, conceção e execução de projetos de trabalho;
-Desenvolver competências de escrita e exposição oral sobre os temas do programa
- Desenvolver o pensamento histórico através da contextualização das mudanças sociais ao longo do tempo;
-Compreender a configuração das categorias e dos conceitos em contextos históricos e geográficos específicos;
- Realizar abordagens comparativas e relacionais na longa duração;
- Utilizar diferentes perspetivas metodológicas na construção do saber histórico;
- Avaliar as potencialidades e limites das diferentes fontes históricas;
-Capacitar para a construção do conhecimento histórico através da pesquisa, conceção e execução de projetos de trabalho;
-Desenvolver competências de escrita e exposição oral sobre os temas do programa
Conteúdos Programáticos
Parte 1: Construção de um campo historiográfico História Social. Da Escola dos Annales aos estudos subalternos e pós-coloniais
Parte 2: Construir um objeto de estudo em História Social a partir das fontes:
1.Construção de categorias sociais, ocupacionais e profissionais: Fontes: Dicionários; Tratados jurídicos; chancelarias régias (CR); património material e imaterial ligado à identificação social e às profissões; publicações técnicas ;
2.Migrações, Mobilidade e Resistências Sociais: Fontes: CR; registos paroquiais; registos hospitalares; epigrafia; estudos antropológicos...;
3.Construção da feminilidade e masculinidade: Fontes: Tratadística, legislação, livros pedagógicos; vestuário ;
4.Minorias religiosas e sociais. Fontes: legislação; atas das vereações; Inquisição; crónicas, legislação; literatura; processos judiciais; fontes iconográficas ;
5.Famílias e Comunidades: identidades sociais e vínculos de pertença. Fontes: legislação; direito canónico e civil, literatura...
Parte 2: Construir um objeto de estudo em História Social a partir das fontes:
1.Construção de categorias sociais, ocupacionais e profissionais: Fontes: Dicionários; Tratados jurídicos; chancelarias régias (CR); património material e imaterial ligado à identificação social e às profissões; publicações técnicas ;
2.Migrações, Mobilidade e Resistências Sociais: Fontes: CR; registos paroquiais; registos hospitalares; epigrafia; estudos antropológicos...;
3.Construção da feminilidade e masculinidade: Fontes: Tratadística, legislação, livros pedagógicos; vestuário ;
4.Minorias religiosas e sociais. Fontes: legislação; atas das vereações; Inquisição; crónicas, legislação; literatura; processos judiciais; fontes iconográficas ;
5.Famílias e Comunidades: identidades sociais e vínculos de pertença. Fontes: legislação; direito canónico e civil, literatura...
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino são diversificadas procurando promover uma aprendizagem participada e eminentemente prática. Os conceitos e fundamentos teóricos de cada temática serão expostos pelo docente recorrendo à análise de um conjunto variado de fontes, suportada em bibliografia especializada. Após a exposição, estimular-se-á o debate entre os alunos e a sua participação informada e crítica. Valorizar-se-á o trabalho autónomo e a responsabilidade individual, a partir dos quais os estudantes desenvolverão a sua própria investigação em fontes primárias e secundárias. Trabalho que será desenvolvido sob orientação do docente que apoiará os estudantes na organização, sistematização e análise da informação e da bibliografia associada.
Avaliação contínua:
Participação nos seminários 10%
Projeto de trabalho e apresentação oral 20%
Trabalho escrito: 70% ( máximo 15 páginas)
Avaliação contínua:
Participação nos seminários 10%
Projeto de trabalho e apresentação oral 20%
Trabalho escrito: 70% ( máximo 15 páginas)
Bibliografia
ACIÉN ALMANSA, Manuel (1998). Sobre el papel de la ideología en la caracterización de las formaciones sociales. La formación social islámica. Hispania, 200, 915-968.
HOBSBAWM, E. G. (1971). From Social History to the History of Society. Daedalus, 100, No. 1, 20-45.
MATOS, Ana Cardoso de; FONTANA, Giovanni Luigi, GARÇON, Anne-Françoise (cord.) (2016). Lingénieur et le patrimoine. Savoirs techniques, amenagement du teritoire et mutation du paysage. Belford: Pôle Éditorial de L'UTBM.
PINTO, A. C.; MONTEIRO, N.G. (org.) (2020). História Social Contemporânea. Portugal 1808-2020. Lisboa: Fundación Mapfre/ Objectiva.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty (1988). Can subordinate speak?", In Cary Nelson & Lawrence Grossberg (Ed.). Marxism and the Interpretation of Culture. Urbana: University of Illinois Press, 271313 .
WICKHAM, Chris, ed. (2007). Marxist History-writing for the Twenty-first Century. Oxford: Oxford University Press, 32-48.
HOBSBAWM, E. G. (1971). From Social History to the History of Society. Daedalus, 100, No. 1, 20-45.
MATOS, Ana Cardoso de; FONTANA, Giovanni Luigi, GARÇON, Anne-Françoise (cord.) (2016). Lingénieur et le patrimoine. Savoirs techniques, amenagement du teritoire et mutation du paysage. Belford: Pôle Éditorial de L'UTBM.
PINTO, A. C.; MONTEIRO, N.G. (org.) (2020). História Social Contemporânea. Portugal 1808-2020. Lisboa: Fundación Mapfre/ Objectiva.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty (1988). Can subordinate speak?", In Cary Nelson & Lawrence Grossberg (Ed.). Marxism and the Interpretation of Culture. Urbana: University of Illinois Press, 271313 .
WICKHAM, Chris, ed. (2007). Marxist History-writing for the Twenty-first Century. Oxford: Oxford University Press, 32-48.