2025

Seminário Temático em História II - História Social

Nome: Seminário Temático em História II - História Social
Cód.: HIS13982M
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

A bibliografia principal aponta para uma reflexão teórica sobre a História Social, bem como para algumas temártcas específicas da mesma.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivo dotar os alunos com um conhecimento aprofundado sobre a construção do campo historiográfico da História Social articulando contextos e temporalidades diferenciados, cruzando diversas escalas de análise, temporais e espaciais, e distintas abordagens epistemológicas. Pretende criar competências para:
1. Desenvolver o pensamento histórico através da contextualização das mudanças sociais ao longo do tempo;
2. Compreender a configuração das categorias e dos conceitos em contextos históricos e geográficos específicos;
3. Realizar abordagens comparativas e relacionais na longa duração;
4. Utilizar diferentes perspetivas metodológicas na construção do saber histórico;
5. Avaliar as potencialidades e limites das diferentes fontes históricas;
6. Promover a construção do conhecimento histórico através da pesquisa, conceção e execução de projetos de trabalho;
7. Desenvolver a capacidade de escrita e de exposição oral sobre os temas do programa.

Conteúdos Programáticos

1. Desenvolvimento historiográfico da história social: da Escola dos Annales aos estudos subalternos e pós-coloniais
2. Construção de categorias sociais, ocupacionais e profissionais
3. Migrações, mobilidades e resistências sociais
4. Comunidades e família
5. Conceções de feminilidade e de masculinidade
6. Minorias religiosas e sociais

Métodos de Ensino

A unidade curricular de Seminário Temático em História II ? História Social adotará metodologias de ensino diversificadas, tais como:
1. Comunicar oralmente a apresentação, discussão e argumentação dos conteúdos programáticos, num ensino baseado em inquirição e problematização;
2. Debater e desconstruir conceitos de história social;
3. Estimular a participação em debates, resolução de problemas e apresentação oral de trabalhos por parte dos estudantes;
4. Promover diálogo, trabalho autónomo e colaborativo, e a crítica construtiva entre pares, no sentido do desenvolvimento de pensamento original por parte dos estudantes;
5. Operacionalizar os conteúdos e os conceitos apreendidos, e elaborados em trabalho prático, com os desafios societais contemporâneos;
6. Utilizar ferramentas e recursos digitais para a construção do saber, do conhecimento, da representação gráfica e visual da história e do pensamento crítico.

Avaliação

O seminário avaliará os estudantes através dos seguintes elementos:
1. Assiduidade e participação oral (10%).
2. Projeto de trabalho e apresentação oral (20%).
3. Trabalho escrito (70%).

Bibliografia

ACIÉN ALMANSA, Manuel (1998). ?Sobre el papel de la ideología en la caracterización de las formaciones sociales. La formación social islámica?. Hispania, 200, 915-968.
HOBSBAWM, E. G. (1971). ?From Social History to the History of Society?. Daedalus, 100, No. 1, 20-45.
MATOS, Ana Cardoso de; FONTANA, Giovanni Luigi, GARÇON, Anne-Françoise (cord.) (2016). L?ingénieur et le patrimoine. Savoirs techniques, amenagement du teritoire et mutation du paysage. Belford: Pôle Éditorial de L'UTBM.
PINTO, A. C.; MONTEIRO, N.G. (org.) (2020). História Social Contemporânea. Portugal 1808-2020. Lisboa: Fundación Mapfre/ Objectiva.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty (1988). ?Can subordinate speak?", In Cary Nelson & Lawrence Grossberg (Ed.). Marxism and the Interpretation of Culture. Urbana: University of Illinois Press, 271?313.
WICKHAM, Chris, ed. (2007). Marxist History-writing for the Twenty-first Century. Oxford: Oxford University Press, 32-48.