2024

Seminário de Investigação em História

Nome: Seminário de Investigação em História
Cód.: HIS13972M
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Este Seminário tem dois objetivos principais:
Parte I - Expor as exigências da investigação em História;
Parte II - Acompanhar os alunos na elaboração do seu projeto de dissertação ou projeto de estágio.

Na Parte I, pretende-se que os estudantes:
- Identifiquem o que são questões centrais da investigação, quadro conceptual, problemáticas e hipóteses de trabalho da investigação em História;
- Reflitam sobre a exequibilidade e a novidade da pesquisa.
- Compreendam a importância do diálogo historiográfico e da existência de um corpo documental que suporte a investigação.

Na Parte II, pretende-se que os estudantes:
- Concretizem o tema, o quadro conceptual, as problemáticas e as hipóteses de trabalho da sua investigação
- Apresentem um estado da arte dos trabalhos no campo específico da sua investigação e concretizem o núcleo de fontes e as metodologias de análise que irão explorar.
- Dominem competências de análise crítica e técnicas de exposição académica, escrita e oral.

Conteúdos Programáticos

Parte I
1. Como definir o objeto de estudo ou uma área de aplicação tenso em vista o estágio. Motivação, relevância, novidade e exequibilidade
2. O que são a problemática central, o quadro teórico e as hipóteses de investigação.
3. O diálogo com a literatura do campo e com as fontes documentais (textuais e não textuais). Critérios para a utilização e a delimitação das fontes e da bibliografia.
4. Estratégias para conhecer melhor a instituição de acolhimento do estágio ou o tipo de instituições.

Parte II
1. Concretização do tema , delimitação espacio-temporal e problemática central.
2. Articulação entre as hipóteses de trabalho, os núcleos de fontes e revisão da literatura.
3. Apresentação escrita do projeto de mestrado e apresentação oral.

Métodos de Ensino

A Parte I (4 sessões) tem uma natureza teórico-prática. Contrastar-se-ão os princípios gerais da investigação em Humanidades e em Ciências Sociais com as intuições, os (pré)conceitos e os sensos comuns. Utilizar-se-á o debate entre estudantes e docente apoiado na vasta bibliografia sobre construção de projetos de investigação em Ciências Sociais e Humanas. Requerer-se-á uma intensa participação por parte dos estudantes.

A Parte II (10-11 sessões) tem uma natureza seminarial. Assenta na participação dos estudantes na concretização do seu projeto. Os estudantes são convidados a apresentar e a discutir as diferentes etapas do processo e a apresentar dois pequenos relatórios escritos sobre a revisão da literatura e sobre as fontes. A proposta final escrita de dissertação será avaliada em conjunto com a apresentação oral .

Avaliação

Os estudantes agrupam-se na turma de acordo com o seu interesse em
a) fazer investigação e redigir a dissertação
b) definir instituição de estágio e redação do relatório de estágio.

1. A avaliação de todos inclui: a participação oral, a assiduidade e a motivação no desenvolvimento dos trabalhos (40%)

2. Nos alunos em dissertação inclui (60%):
a) dois relatórios escritos sobre a revisão da literatura e sobre as fontes
b) Apresentação oral e proposta final escrita do projeto de dissertação, na presença dos orientadores.

3. Nos alunos que optam por estágio e relatório de estágio (60%:
a) dois relatórios escritos sobre a instituição escolhida com revisão da literatura disponível sobre o tema a trabalhar no estágio.
b) Apresentação oral e proposta final escrita dos trabalhos a realizar no estágio, na presença dos orientadores.

Bibliografia

Research Design
LAMBERT, P.; SCHOFIELD, P. (eds.) (2004) - Making History. An introduction to the history and practices of a discipline, Londres-NY.
SCHRAG, Z. M. (2021) The Princeton guide to historical research, Princeton-Oxford.
STOREY, W.K (2008) - Writing History. A Guide for Students, Oxford e Nova York, 3.ª ed..
VINCENT, J. (1995) - An Intelligent Person's Guide to History, Londres.
WALLIMAN, N. (2011) - Your Research Project. Designing and Planning your work, 3ª ed., Los Angeles-London-New Delhi-Singapore-Washington DC: SAGE.
Historiography :
AAVV (2007) - A Dictionary of Contemporary World History, 3.ª ed., Oxford
BELL, J. (2009) - Espelho do Mundo. Uma nova História da Arte. Lisboa.
FRAGOSO, J & GOUVÊA, M.F (orgs.) (2014) - O Brasil Colonial, 3 vols (1443-1821), Rio de Janeiro.
MATTOSO, J. (dir.) (2011) - The Historiography of Medieval Portugal: (c. 1950-2010), Lisboa.