2023

Como fazer História

Nome: Como fazer História
Cód.: HIS11632M
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos. Conhecer os fundamentos epistémicos das metodologias dominantes na historiografia, no campo das ciências sociais, com aberturas transdisciplinares (inserindo linguagem da computação e documentação). Dominar/manejar metodologias avançadas de investigação.
Competências. Aprofundamento de competências: análise teórica e de construção de modelos; pesquisa, seleção/interpretação da informação; estado da arte; reconhecer agendas de investigação; formular hipóteses de trabalho.
Formação avançada: capacidade de análise e de síntese; potenciar o uso de várias técnicas de comunicação oral e escrita; planear e conduzir processos de investigação científica, na óptica da inovação, em ambiente interdisciplinar; desenvolver o raciocínio crítico e a ética científica intelectual; aprendizagem autónoma/ atualização permanente; trabalho inovador / perfil comparativo, transnacional e transdisciplinar; criatividade científica: disseminação dos resultados obtidos - impactos societais.

Conteúdos Programáticos

1. Cânones da Modernidade e da Pós-modernidade e impacto na historiografia.
2. Pesquisa e revisão bibliográfica: normas a seguir em matéria de referência e citação bibliográfica; uso do Zotero / Mendely; estratégias para adequada elaboração do estado da arte.
3. Recursos arquivísticos e construção do corpus documental.
4. Desenho de bases de dados: critérios a considerar.
5. Tratamento qualitativo de textos (impressos; manuscritos; suportes www).
6. Fontes não textuais: técnicas de abordagem.
7. Tratamento de dados e de textos: métodos estatísticos; micro-história; prosopografia; análise de redes; técnicas de análise de conteúdo; análise comparada; análise inter-relacionada; geo-referenciação e cartografia.
8. Estruturação e particularidades da escrita historiográfica. Escrita académica.
9. Técnicas de comunicação oral dos resultados.

Métodos de Ensino

Registo de seminário, como método de ensino. Colocar o estudante na prática de fazer História, em contexto de investigação de Mestrado, ligada a unidades de investigação FCT de forma a promover, de forma sustentada, metodologias de trabalho e de investigação interdisciplinares.
Modelo de aula: interativas, introdução da responsabilidade dos docentes, ou estudantes (numa fase de aprendizagens básicas já consolidadas).
Debate / análise de casos práticos ou construção de propostas concretas de análise. A avaliação é permanente e implica a produção de um texto final que tem que ser construído sob supervisão direta dos docentes, de modo que se possa identificar as seguintes percentagens: participação regular (20%); apresentação em seminário de um caso prático (40%); apresentação do texto final em público (40%). Para a entrega do paper final todas estas etapas têm que ser obrigatoriamente cumpridas.

Bibliografia

BURKE, Peter (ed), Formas de Hacer Historia, Madrid, Alianza, (reed.) 2003.
DEDIEU, J.-P./ MOUTOUKIAS, Z., "Approche de la théorie des réseaux sociaux", in Réseaux, familles et pouvoirs dans le monde ibérique à la fin de l'Ancien Régime, dir. J. L. Castellano; J-P. Dedieu, Paris, CNRS, 1998:7-30.
GRUZINSKI, Serge, "Os mundos misturados da monarquia católica e outras connected histories", Topoi, 2001:175-195.
KOCKA, Jürgen, «Comparison and Beyond», History and Theory, 42, n. 1, 2003, pp. 39-44.
RAMOS, M.; BARROSO, M., Métodos quantitativos para as Ciências Sociais, Lisboa, Sílabo, 2001.
REVEL, Jacques, (dir.) - Jeux d'échelles. La micro-analyse à l'expérience, Paris, Seuil/Gallimard, 1996.
STOREY, William K. - Writing History. A Guide for Students, Oxford, Oxford University Press, 3.ª ed., 2008.
THOMPSON, Willie - Postmodernism and History, Nova York, Palgrave MacMillan, 2004.