Educação de Adultos
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
· Analisar o papel da Educação de Adultos, na evolução social contemporânea;
· Conhecer os actuais modelos de Educação de Adultos e respectiva evolução histórica;
· Analisar a relação entre a Educação de Adultos, nas suas diferentes modalidades;
· Identificar princípios orientadores da construção das políticas e programas de Educação de Adultos (contextos internacional e nacional).
Conteúdos Programáticos
· Os pilares conceptuais da Educação de Adultos (enquadramento internacional);
· Os modelos na Educação de Adultos;
· A Educação de Adultos e os contextos formais e não formais de aprendizagem;
· A Educação de Adultos e a aprendizagem ao longo da vida;
· A Educação de Adultos (contexto nacional e local):
- Legislação que enquadra a Educação de Adultos
- Sistema Nacional de Qualificação
- Catálogo Nacional de Qualificações
- Ofertas formativas e educativas de adultos (Processo de RVCC, Cursos de Educação e Formação de Adultos,…)
- Perfis/Competências dos elementos das equipas pedagógicas que desempenham funções na Educação de Adultos (figura de coordenador, mediador, formadores,…)
Métodos de Ensino
METODOLOGIA
A organização das actividades lectivas compreenderá:
(i) Sessões de natureza teórico-prática;
(ii) Componente de trabalho prático, partindo do contexto real, em moldes a definir entre o estudante e a docente;
(iii) Realização de conferências sobre temas relacionados com os conteúdos leccionados ao longo do semestre;
(iv) Componente de prova escrita individual.
Avaliação
AVALIAÇÃO
Em conformidade com o Regulamento Escolar Interno da Universidade de Évora (Ordem de Serviço n.º18/2012), o processo de avaliação das aprendizagens concretizar-se-á através do Regime de Avaliação Contínua ou de exame, e resultará da realização de um trabalho prático individual ou em grupo (a definir com cada estudante) e de uma prova escrita.
A classificação final resultará da média aritmética das classificações obtidas em cada uma das componentes. A classificação em cada uma das componentes deverá ser igual ou superior a 8 valores. A não observância da regra anterior implicará a reprovação no regime de avaliação seguido.
De acordo com o Regulamento Escolar Interno (Ordem de Serviço N.º 18/2012, de 23 de Agosto) e a Ordem de Serviço N.º 3/ECS/2012 (12 Setembro), os estudantes deverão estar presentes a um mínimo de 75% das sessões presenciais leccionadas. O não cumprimento desta taxa de assiduidade inviabilizará a aprovação na presente disciplina.
Os(as) trabalhadores(as)-estudantes, de acordo com o disposto no ponto 8, art. 42 do Regulamento Escolar Interno devem “contactar o docente da unidade curricular nos 15 dias após a obtenção dessa condição, de forma a informá-lo da mesma e, caso se aplique, articular o disposto na alínea c) do nº 5, sob riscos de não se aplicar o regime especial de avaliação.”
Bibliografia
BIBLIOGRAFIA
(durante as actividades lectivas serão indicadas outras referências bibliográficas)
Bernet, J. (1993). Otras educaciones: animación sociocultural, formación de adultos y ciudad educativa. Barcelona: Editorial del Hombre.
Canário, R. & Cabrito, B. (2005). Educação e Formação de Adultos-mutações e convergências. Lisboa: Educa.
Conselho Nacional de Educação (1997). Educar e formar ao longo da vida. Lisboa: Conselho Nacional de Educação.
Debesse, M. & Mialaret, G. (1986). Formación continua y educación permanente. Barcelona: Oykos-tau.
Melo, A., Lima, L. & Almeida, M. (2002). Novas Políticas de Educação e Formação de Adultos. O contexto internacional e a situação portuguesa. Lisboa: ANEFA.
Nico, L. (2009). Avaliação do(s) Impacto(s) do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), no Alentejo (período 2001-2005) [Tese apresentada à Universidade de Évora tendo em vista a obtenção do Grau de Doutor em Ciências da Educação]. Évora: Universidade de Évora (policopiada).
Nico, L. (2011). A Escola da Vida: Reconhecimento e Validação dos Adquiridos Experienciais em Portugal. Fragmentos de uma Década (2000-2010). N.º 1. Colecção Educação, Território e Desenvolvimento Local. Mangualde: Edições Pedago.
Nico, B. & Nico, L. (Orgs.) (2011). A Qualificação de Adultos. Realidades e Desafios no Sul de Portugal. N.º 2. Colecção Educação, Território e Desenvolvimento Local. Mangualde: Edições Pedago.
Nico, B., Nico, L., Ferreira, F. Tobias, A. (Orgs.) (2011). Escola(s) do Alentejo – Um mapa do que se aprende no Sul de Portugal. Mangualde: Edições Pedago.
Nico, B., (Coord.), Nico, L., Ferreira, F. & Tobias, A. (Orgs.) (2013). Educação e Formação de Adultos no Alentejo: o Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, no período 2000-2005. Mangualde: Edições Pedago e Universidade de Évora
Recomendação nº 3/2013 de 17 de Maio. Diário da República nº 95/2013- II Série A. Conselho Nacional de Educação. Lisboa.
Silva, I., Leitão, A. & Trigo, M. (2002). Educação e Formação de Adultos. Factor de Desenvolvimento, Inovação e Competitividade. Lisboa: ANEFA.
Equipa Docente
- José Carlos Bravo Nico [responsável]