2024
Educação e Valores
Nome: Educação e Valores
Cód.: PED02495L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Francês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Compreender a educação como um processo de escolha e de promoção de valores.
- Conhecer as principais teorias explicativas dos valores e os principais debates actuais sobre o tema.
- Conhecer as principais metodologias de educação para os valores e os seus fundamentos
- Ser capaz de tomar posição face às escolhas que, em Portugal e no tempo presente, se têm que fazer, em termos educacionais, nos campos político, social e pedagógico
- Conhecer as principais teorias explicativas dos valores e os principais debates actuais sobre o tema.
- Conhecer as principais metodologias de educação para os valores e os seus fundamentos
- Ser capaz de tomar posição face às escolhas que, em Portugal e no tempo presente, se têm que fazer, em termos educacionais, nos campos político, social e pedagógico
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à temática dos valores:
1.1. o que são os valores?
1.2. modos de conhecer os valores
1.3. modos de se ensinarem e aprenderem os valores.
1.4. Mundividência, valores e educação
2. Educar em valores:
2.1. O projecto de viver: a dignidade da vida humana
2.2. Iguais mas diferentes
2.3.A Liberdade e os seus limites
2.4.Partilhar responsabilidades
2.5.A justiça e a solidariedade
2.6. O dever de viver em paz
1.1. o que são os valores?
1.2. modos de conhecer os valores
1.3. modos de se ensinarem e aprenderem os valores.
1.4. Mundividência, valores e educação
2. Educar em valores:
2.1. O projecto de viver: a dignidade da vida humana
2.2. Iguais mas diferentes
2.3.A Liberdade e os seus limites
2.4.Partilhar responsabilidades
2.5.A justiça e a solidariedade
2.6. O dever de viver em paz
Métodos de Ensino
A metodologia que se adequa a esta unidade curricular é a de seminário. Utilizar-se-ão, para isso, um conjunto de textos de proveniência variada, que serão discutidos e apresentados por grupos de estudantes. Depois, no período de trabalho individual, os estudantes serão convidados a produzir um "diário axiológico" no qual procurarão fazer perdurar no tempo essa atitude problematizadora.
Ao docente caberá, naturalmente, aportar às discussões a "memória das discussões passadas" e as sínteses possíveis das posições em confronto.
Ao docente caberá, naturalmente, aportar às discussões a "memória das discussões passadas" e as sínteses possíveis das posições em confronto.
Bibliografia
CAMPS, Victoria, Los valores de la educación, Anaya, Madrid, 1994
HOYOS, Guillermo & MARTÍNEZ, Miquel, Que significa educar en valores hoy? Octaedro, Barcelona, 2004.
MARQUES, Ramiro, Ensinar Valores: teorias e modelos, Porto Editora, Porto, 1998.
MENDEZ, José (Ed.), Cómo educar en valores, Editorial Sintesis, Madrid, 2001
MEURIEU, Philippe, Le Choix d?éduquer. Éthique et pédagogie, 2ème Ed. ESF Éditeur, Paris, 1991.
PATRÍCIO, Manuel, Lições de Axiologia Educacional, Universidade Aberta, Lisboa, 1993
SAVATER, Fernando, O Valor de Educar, Editorial Presença, Lisboa, 1997
TEDESCO. Juan Carlos, El nuevo pacto educativo, Anaya, Madrid, 1995
HOYOS, Guillermo & MARTÍNEZ, Miquel, Que significa educar en valores hoy? Octaedro, Barcelona, 2004.
MARQUES, Ramiro, Ensinar Valores: teorias e modelos, Porto Editora, Porto, 1998.
MENDEZ, José (Ed.), Cómo educar en valores, Editorial Sintesis, Madrid, 2001
MEURIEU, Philippe, Le Choix d?éduquer. Éthique et pédagogie, 2ème Ed. ESF Éditeur, Paris, 1991.
PATRÍCIO, Manuel, Lições de Axiologia Educacional, Universidade Aberta, Lisboa, 1993
SAVATER, Fernando, O Valor de Educar, Editorial Presença, Lisboa, 1997
TEDESCO. Juan Carlos, El nuevo pacto educativo, Anaya, Madrid, 1995
Equipa Docente
- Luís Miguel dos Santos Sebastião [responsável]