2024
Pensamento Pedagógico Contemporâneo
Nome: Pensamento Pedagógico Contemporâneo
Cód.: PED02493L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Nesta Unidade Curricular o olhar e a atenção do estudante são chamados a focar-se de forma mais intensa sobre os últimos dois séculos e meio da história do pensamento pedagógico ocidental.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecer as grandes doutrinas pedagógicas contemporâneas e seus arautos, bem como a forma como a pedagogia contemporânea reflectiu e impulsionou as profundas mudanças sociais ocorridas na Época Contemporânea.
Conteúdos Programáticos
1. Pedagogia Tradicional versus Pedagogia Moderna.
2. Rousseau, Pestalozzi e Froebel, nas origens da pedagogia moderna.
3. As "escolas novas" e o Movimento da Educação Nova.
4. A pedagogia de Célestin Freinet e a Escola Moderna.
5. A pedagogia libertária: de Iasnaia Poliana a Summerhill.
6. A pedagogia norte-americana, de Dewey a Rogers.
7. A desescolarização da sociedade: Goodman, Reimer e Illich.
8. A pedagogia marxista.
9. Paulo Freire e a pedagogia do oprimido.
10.A tecno-pedagogia: de Skinner, pela "pedagogia por objectivos", à Teoria do Currículo.
11.A educação e a pedagogia em Portugal nos séculos XVIII a XX.
2. Rousseau, Pestalozzi e Froebel, nas origens da pedagogia moderna.
3. As "escolas novas" e o Movimento da Educação Nova.
4. A pedagogia de Célestin Freinet e a Escola Moderna.
5. A pedagogia libertária: de Iasnaia Poliana a Summerhill.
6. A pedagogia norte-americana, de Dewey a Rogers.
7. A desescolarização da sociedade: Goodman, Reimer e Illich.
8. A pedagogia marxista.
9. Paulo Freire e a pedagogia do oprimido.
10.A tecno-pedagogia: de Skinner, pela "pedagogia por objectivos", à Teoria do Currículo.
11.A educação e a pedagogia em Portugal nos séculos XVIII a XX.
Métodos de Ensino
Métodos de ensino:
a) Aulas Teórico-Práticas - Com um momento inicial de exposição pelo docente para enquadramento e/ou Síntese. Um segundo momento de natureza "prática" para análise e interpretação de textos/documentos.
Métodos de avaliação:
a) 2 provas escritas de frequência ou 1 Exame.
b) 1 Trabalho prático - Centrado na análise de um autor ou de uma corrente do pensamento pedagógico contemporâneo.
a) Aulas Teórico-Práticas - Com um momento inicial de exposição pelo docente para enquadramento e/ou Síntese. Um segundo momento de natureza "prática" para análise e interpretação de textos/documentos.
Métodos de avaliação:
a) 2 provas escritas de frequência ou 1 Exame.
b) 1 Trabalho prático - Centrado na análise de um autor ou de uma corrente do pensamento pedagógico contemporâneo.
Bibliografia
AVANZINI, Guy (et. allii), A pedagogia no século XX, 2 vols,. Moraes, Lisboa, 1978
CAPITÁN DÍAZ, A. Historia del pensamiento pedagógico en Europa, II. Pedagogía contemporánea, Dykinson, Madrid, 1986
CARBONELL SEBARROJA, Jaume, Pedagogías del siglo XXI, Octaedro Editorial, Barcelona, 2014
FERNANDES, Rogério, A pedagogia portuguesa contemporânea, Instituto de Cultura Portuguesa, Lisboa,1979
PALMER, Joy (ed), Fifty Modern Thinkers on Education: From Piaget to the Present, Routledge, London 2001.
PALMER, Joy (ed), Fifty Major Thinkers on Education: From Confucius to Dewey, Routledge, London 2003.
PLANCHARD, Émile, A pedagogia contemporânea, Coimbra Editora, Coimbra, 1982
RESWEBER, Jean-Paul, Pedagogias Novas, Teorema, Lisboa, 1995
ROCHA, Filipe, Correntes pedagógicas contemporâneas, Estante, Aveiro, 1988
TRILLA, J. (coord), El legado pedagógico del siglo XX para la escuela del siglo XX,
CAPITÁN DÍAZ, A. Historia del pensamiento pedagógico en Europa, II. Pedagogía contemporánea, Dykinson, Madrid, 1986
CARBONELL SEBARROJA, Jaume, Pedagogías del siglo XXI, Octaedro Editorial, Barcelona, 2014
FERNANDES, Rogério, A pedagogia portuguesa contemporânea, Instituto de Cultura Portuguesa, Lisboa,1979
PALMER, Joy (ed), Fifty Modern Thinkers on Education: From Piaget to the Present, Routledge, London 2001.
PALMER, Joy (ed), Fifty Major Thinkers on Education: From Confucius to Dewey, Routledge, London 2003.
PLANCHARD, Émile, A pedagogia contemporânea, Coimbra Editora, Coimbra, 1982
RESWEBER, Jean-Paul, Pedagogias Novas, Teorema, Lisboa, 1995
ROCHA, Filipe, Correntes pedagógicas contemporâneas, Estante, Aveiro, 1988
TRILLA, J. (coord), El legado pedagógico del siglo XX para la escuela del siglo XX,
Equipa Docente
- Casimiro Manuel Martins Amado [responsável]