2024
Desenvolvimento Curricular
Nome: Desenvolvimento Curricular
Cód.: PED02481L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Reflectir sobre o conceito de currículo, sua evolução histórica e perspectivas contemporâneas;
- Aprofundar a rede conceptual no domínio do desenho, organização e desenvolvimento curriculares;
- Relacionar os diferentes entendimentos de currículo com as respectivas consequências na prática curricular e na gestão dos ambientes de aprendizagem;
- Reflectir em torno do papel do profissional das ciências da educação como agente de construção e de desenvolvimento do currículo;
- Conceber (fundamentando, desenvolvendo e avaliando) propostas curriculares em diferentes níveis: aula, turma, escola, comunidade, etc.);
Conteúdos Programáticos
- A rede conceptual essencial da(s) teorias do currículo;
- O processo de desenvolvimento curricular e respectiva ancoragem nos processos de aprendizagem;
- Os princípios básicos de desenvolvimento curricular;
- As tarefas de planificação;
- O papel regulador da avaliação na aprendizagem e no desenvolvimento curricular;
- A escola e a turma como unidades básicas do desenvolvimento e prática curriculares;
- A diversificação e a gestão flexível do currículo;
- Os projectos curriculares;
- As competências de gestão pessoal da aprendizagem como finalidade curricular transversal.
Métodos de Ensino
A abordagem metodológica assentará na articulação, activa e complementar, entre os momentos presenciais de disponibilização de informação e a actividade autónoma (individual ou em grupo) dos estudantes, devidamente acompanhada pelo docente. O recurso ao estudo de casos reais será privilegiado. Será incentivada a participação dos estudantes em iniciativas de investigação e em eventos académicos ou de outra natureza directamente relacionados com o âmbito da unidade curricular.
Avaliação
O processo de avaliação das aprendizagens terá em conta a qualidade e a regularidade do trabalho produzido pelos estudantes e resultará da prestação de provas escritas e/ou da realização de trabalhos de índole prática a definir, durante o período lectivo.
Bibliografia
- Berbaum. J. (1992). Desenvolver a Capacidade de Aprendizagem. Lisboa: E.S.E. João de Deus;
- Carlson, D. & Apple, M. (2003). “Teoria Educacional Crítica em tempos incertos”.in Álvaro Hypólito & Luís Gandin (Orgs). Educação em tempos de incerteza.Lisboa: Didáctica Editora.
- Frawley, W. (2000). Vygotsky e a Ciência Cognitiva – linguagem e integração das mentes social e computacional. Porto Alegre: Artmed
- Morin. E. (2000). Os sete saberes necessários à Educação do Mundo. São Paulo: Cortez Editora.
- Nico, B. (Org.) (2008). Aprendizagem do Interior: Reflexões e Fragmentos. Odivelas: Edições Pedago.
- Pacheco. J. (1996). Currículo: Teoria e Práxis. Porto: Porto Editora
- Ribeiro. A. (1995). Desenvolvimento Curricular. Lisboa: Texto Editora.
- Roldão, M. (1999). Gestão Curricular: Fundamentos e Práticas. Lisboa: ME/DEB.
- Silva, T. (2000). Teorias do Currículo – uma introdução crítica. Porto: Porto Editora.
Equipa Docente
- Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis Moreira [responsável]