Economia da Educação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta unidade curricular é oferecida à licenciatura em Ciências da Educação. A abordagem económica da educação será a matriz para a análise de temas como o papel da educação na promoção da eficiência, da equidade e do desenvolvimento, o conceito de capital humano, a oferta e a procura de educação e a muito atual discussão entre produção e financiamento público e/ou privado da educação. O aprofundamento destes conceitos permitirá analisar a informação estatística disponível de forma a caracterizar o sector de educação em Portugal, assim como realizar comparações internacionais, principalmente com outros países da União Europeia.
Conteúdos Programáticos
1. Princípios de Economia
1.1. Definição de Economia: Escassez e Escolha
1.2. Problemas fundamentais da atividade económica
1.3. O mercado: oferta e procura
1.4. O Desemprego
1.5. As Falhas de Mercado e a Intervenção do Estado
1.6. Medição da atividade económica (óticas de contabilização do produto e Instrumentos Analíticos de Análise Económica)
2. A Procura de Educação
2.1. A Natureza Económica da Educação
2.2. A Educação como Investimento Individual – a Teoria do Capital Humano
2.3. Críticas à Abordagem do Capital Humano
2.4. Formação Profissional e Aprendizagem ao Longo da Vida
2.5. Análise da situação Portuguesa
3. A Oferta de Educação
3.1. Função de Produção da Educação
3.2. Eficácia e Eficiência do Sistema Educativo
3.3. A oferta do Sistema Educativo em Portugal
4. Educação, Crescimento e Desenvolvimento
4.1. Crescimento Económico versus Desenvolvimento Económico
4.2. Educação e Crescimento Económico
4.3. Externalidades e Efeitos não Monetários da Educação
5. Provisão e Financiamento da Educação
5.1. Formas de Intervenção do Estado e Regulação em Educação
5.1.1. A Educação e as Imperfeições de Mercado
5.1.2 O Papel do Estado e os “quase-mercados” em Educação
5.2. O Ensino Superior
5.2.1. Modelos de Financiamento do Ensino Superior
5.2.2. Evolução e Situação Recente do Ensino Superior em Portugal
Métodos de Ensino
O método de ensino/aprendizagem será complementado pela utilização de uma ferramenta de e-learning, no sentido de providenciar materiais de estudo aos alunos, divulgar de forma eficiente informação importante para os alunos assim como despoletar a discussão em torno de alguns dos tópicos analisados.
A avaliação
A avaliação contínua engloba a realização de um trabalho de grupo (50% da nota final) e de duas provas de avaliação escrita (25 % cada).
Considerando o art. 110, alínea 8, do RAUE, serão aprovados os estudantes com média final positiva e que tenham nota mínima de 7 valores em cada um dos elementos de avaliação.
O exame consiste na realização de uma única prova escrita.
Avaliação
- As provas escritas individuais serão ponderadas em 40%,
- A ficha de leitura, individual, terá um peso de 15%,
- O trabalho de grupo terá um peso de 45%.
Serão aprovados os alunos que, simultaneamente, tenham obtido:
Média ponderada igual ou superior a 10 valores no conjunto dos elementos de avaliação exigidos.
Nota igual ou superior a 7 valores em cada um dos elementos de avaliação realizados.
A existência de nota média final positiva e classificação, numa das provas de avaliação, inferior a 7 valores, implica a realização de uma prova oral.
Bibliografia
BORJAS, George (2004) Labor Economics, McGraw-Hill, 3.ed
CABRITO, Belmiro Gil (2002). O Financiamento do Ensino Superior em Portugal. Lisboa: Educa.
CABRITO, Belmiro Gil, (2005), Economia da Educação, Texto Editora.
NEVES, J.C. (2011) Introdução à Economia, Verbo, 9ª ed. Lisboaa
OECD (vários anos), Education at a Glance, OCDE, Paris
SAMUELSON, P. A. & NORDHAUS, W. D. (2011). Economia, McGraw-Hill - 19ª Ed. Lisboa
Serão igualmente distribuídos textos de apoio ao longo das aulas
Equipa Docente
- Maria Aurora Murcho Galego [responsável]