2024

Organização de Eventos Desportivos

Nome: Organização de Eventos Desportivos
Cód.: DES11434M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A organização de acontecimentos desportivos assume actualmente uma enorme e crescente importância, traduzindo repercussões sociais, económicas e mediáticas de elevado significado local, regional e nacional, implicando um processo de planeamento e implementação de múltiplas acções de elevada complexidade.

Objectivos:
a) Dotar os alunos dos conhecimentos necessários para classificar, estruturar, organizar, financiar e avaliar o legado dos eventos desportivos;
b) Apresentar estudos de caso de diversos eventos desportivos.

Conteúdos Programáticos

1. Classificação dos Eventos
1.1. As características dos eventos
1.2. Os tipos de eventos desportivos
2. Estrutura e Organização de Eventos Desportivos
2.1. As fases dos eventos desportivos
2.2. Os modelos de organização de eventos desportivos
2.3. As áreas de organização e de trabalho
3. Financiamento e Impacto dos Eventos Desportivos
3.1. Os benefícios sócio-economicos e sociopolíticos dos eventos desportivos
3.2. A repercussão na imagem das cidades
3.3. O impacto sobre o turismo
3.4. O sistema de apoio do Estado aos eventos internacionais
3.5. O patrocínio de eventos desportivos
4. Estudo de casos
4.1. Apresentação de casos práticos relativos à organização de competições desportivas internacionais, tais como Campeonatos da Europa, do Mundo e Jogos Olímpicos, entre outras.

Métodos de Ensino

A unidade curricular organiza-se em aulas teóricas e tutoriais, conforme indicado no Regulamento Escolar Interno (REI) da Universidade de Évora. As aulas teóricas são plenárias e assentam no método científico, valorizando a transmissão de informação, a interpretação de resultados de investigação aplicada, bem como uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos. Estão previstas 10 horas de aulas teóricas. Além da exposição oral, pretende-se através do questionamento, verificar a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos.

A classificação final resulta da avaliação escrita, através de uma frequência, trabalho individual ou exame final. Todos os alunos deverão obter 9,5 valores, no mínimo, caso contrário não poderão completar com sucesso a UC.

Bibliografia

Desbordes, M. & Falgoux, J. (2006). Gestión y organización de un evento deportivo. Madrid: Editorial INDE, S.A.
Masterman, G. (2014). Strategic sports event management (3rd edition). London: Routledge.