2024
Desporto e Media
Nome: Desporto e Media
Cód.: DES11433M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/12 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A unidade curricular sobre Desporto e Media concretiza o domínio de saberes que interessam na área do jornalismo desportivo e na relação dos gestores desportivos com os media. Reconhecidamente, o desporto é o conteúdo mais valioso no mundo da comunicação social. Neste contexto, a capacidade de estabelecer relações de trabalho com os órgãos de comunicação social representa uma ferramenta profissional fundamental para os gestores desportivas.
Objectivos:
a) Conhecer a evolução histórica e a realidade portuguesa, mas também os modelos de negócio associados a conteúdos desportivos à escala do planeta;
b) Capacitar para o exercício e domínio de soluções actualmente exigidas aos profissionais
de desporto que procuram potenciar a presença de produtos e serviços de desporto nos
jornais, na rádio, na televisão e no mundo digital;
c) Utilizar as novas linhas de gestão da comunicação, neste território, de indivíduos e
instituições que apostam na máxima eficácia.
Objectivos:
a) Conhecer a evolução histórica e a realidade portuguesa, mas também os modelos de negócio associados a conteúdos desportivos à escala do planeta;
b) Capacitar para o exercício e domínio de soluções actualmente exigidas aos profissionais
de desporto que procuram potenciar a presença de produtos e serviços de desporto nos
jornais, na rádio, na televisão e no mundo digital;
c) Utilizar as novas linhas de gestão da comunicação, neste território, de indivíduos e
instituições que apostam na máxima eficácia.
Conteúdos Programáticos
1. Enquadramento
1.1. Evolução do jornalismo desportivo em Portugal
1.2. Modelos de negócios e conteúdos desportivos
2. Comunicação escrita
2.1. Redigir informação desportiva
2.2. Grafismo no jornalismo desportivo
2.3. Jornalismo de investigação na imprensa desportiva
3. Comunicação radiofónica
3.1. Notícias para rádio
3.2. Noticiários radiofónicos
3.3. Relatos, reportagens e entrevistas na rádio
4. Comunicação televisiva
4.1. Notícias para televisão
4.2. Edição, apresentação, entrevistas e debates na televisão
4.3. Os directos na televisão
4.4. Narração de eventos desportivos em televisão
5. Comunicação digital
5.1. Dispositivos e plataformas digitais de suporte ao jornalismo desportivo
5.2. Dispositivos móveis e televisão (interactiva)
5.3. Wearables: impacto no desporto e no jornalismo desportivo
6. Gestão da comunicação desportiva
6.1. Gestão da comunicação desportiva
6.2. Discurso, media training e coaching
6.3. Valor das palavras e marcas
1.1. Evolução do jornalismo desportivo em Portugal
1.2. Modelos de negócios e conteúdos desportivos
2. Comunicação escrita
2.1. Redigir informação desportiva
2.2. Grafismo no jornalismo desportivo
2.3. Jornalismo de investigação na imprensa desportiva
3. Comunicação radiofónica
3.1. Notícias para rádio
3.2. Noticiários radiofónicos
3.3. Relatos, reportagens e entrevistas na rádio
4. Comunicação televisiva
4.1. Notícias para televisão
4.2. Edição, apresentação, entrevistas e debates na televisão
4.3. Os directos na televisão
4.4. Narração de eventos desportivos em televisão
5. Comunicação digital
5.1. Dispositivos e plataformas digitais de suporte ao jornalismo desportivo
5.2. Dispositivos móveis e televisão (interactiva)
5.3. Wearables: impacto no desporto e no jornalismo desportivo
6. Gestão da comunicação desportiva
6.1. Gestão da comunicação desportiva
6.2. Discurso, media training e coaching
6.3. Valor das palavras e marcas
Métodos de Ensino
A unidade curricular organiza-se em aulas teóricas e tutoriais, conforme indicado no
Regulamento Escolar Interno (REI) da Universidade de Évora. As aulas teóricas são plenárias
e assentam no método científico, valorizando a transmissão de informação, a interpretação de
resultados de investigação aplicada, bem como uma atitude crítica e de rigor científico nos
alunos. Estão previstas 10 horas de aulas teóricas. Além da exposição oral, pretende-se
através do questionamento, verificar a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos.
A classificação final resulta da avaliação escrita, através de uma frequência, trabalho individual
ou exame final. Todos os alunos deverão obter 9,5 valores, no mínimo, caso contrário não
poderão completar com sucesso a UC.
Regulamento Escolar Interno (REI) da Universidade de Évora. As aulas teóricas são plenárias
e assentam no método científico, valorizando a transmissão de informação, a interpretação de
resultados de investigação aplicada, bem como uma atitude crítica e de rigor científico nos
alunos. Estão previstas 10 horas de aulas teóricas. Além da exposição oral, pretende-se
através do questionamento, verificar a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos.
A classificação final resulta da avaliação escrita, através de uma frequência, trabalho individual
ou exame final. Todos os alunos deverão obter 9,5 valores, no mínimo, caso contrário não
poderão completar com sucesso a UC.
Bibliografia
Billings, A. C. (Ed) (2013). Sports Media: Transformation, Integration, Consumption. New York: Free Press.
Rowe, D. (2011). Global Media Sport: Flows, Forms and Futures. London: Bloomsbury Academic.
Rowe, D. (2011). Global Media Sport: Flows, Forms and Futures. London: Bloomsbury Academic.
Equipa Docente
- Duarte Antunes
- Jorge Duarte dos Santos Bravo [responsável]