2024
Seminários II
Nome: Seminários II
Cód.: DES11431M
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta unidade curricular pretende preparar os alunos para uma perspetiva transversal e longitudinal das diversas dimensões da prática desportiva, desde a actividade física e o desporto para todos até as desporto de alto desempenho e o espectáculo desportivo, com enfase na direcção técnica das organizações desportivas, bem como as vertentes da prática desportiva destinada às pessoas portadoras de deficiência.
Objectivos:
a) Conhecer os principais benefícios associados à prática regular de actividade física e desportiva, as adaptações do organismo humano ao esforço e as noções de prescrição de exercício físico, assim como o impacto na saúde pública e as recomendações internacionais nesta matéria;
b) Analisar as formas de acesso da pessoa com deficiência às práticas desportivas, privilegiando uma estratégia inclusiva nas várias vertentes, nomeadamente, educativa, recreativa, terapêutica e competitiva, no sentido de aplicar às populações especiais e potenciar a integração social;
c) Abordar o papel fundamental dos quadros de gestão intermédia no processo de promoção e coordenação técnica de programas de treino;
d) Compreender os modelos de desempenho desportivo de alto nível, nos quais os atletas obtêm classificações e resultados desportivos de elevado mérito, aferidos em função dos padrões desportivos internacionais.
Objectivos:
a) Conhecer os principais benefícios associados à prática regular de actividade física e desportiva, as adaptações do organismo humano ao esforço e as noções de prescrição de exercício físico, assim como o impacto na saúde pública e as recomendações internacionais nesta matéria;
b) Analisar as formas de acesso da pessoa com deficiência às práticas desportivas, privilegiando uma estratégia inclusiva nas várias vertentes, nomeadamente, educativa, recreativa, terapêutica e competitiva, no sentido de aplicar às populações especiais e potenciar a integração social;
c) Abordar o papel fundamental dos quadros de gestão intermédia no processo de promoção e coordenação técnica de programas de treino;
d) Compreender os modelos de desempenho desportivo de alto nível, nos quais os atletas obtêm classificações e resultados desportivos de elevado mérito, aferidos em função dos padrões desportivos internacionais.
Conteúdos Programáticos
1. Exercício Físico e Saúde.
2. Direcção Técnica de Programas Desportivos.
3. Desporto em Populações Especiais.
4. Alto Rendimento Desportivo.
2. Direcção Técnica de Programas Desportivos.
3. Desporto em Populações Especiais.
4. Alto Rendimento Desportivo.
Métodos de Ensino
A unidade curricular organiza-se em aulas teóricas e tutoriais, conforme indicado no Regulamento Escolar Interno (REI) da Universidade de Évora. As aulas teóricas são plenárias e assentam no método científico, valorizando a transmissão de informação, a interpretação de resultados de investigação aplicada, bem como uma atitude crítica e de rigor científico nos alunos. Estão previstas 20 horas de aulas teóricas. Além da exposição oral, pretende-se através do questionamento, verificar a aquisição de conhecimentos por parte dos alunos.
A classificação final resulta da avaliação escrita, através de uma frequência ou exame final. Todos os alunos deverão obter 9,5 valores, no mínimo, caso contrário não poderão completar com sucesso a UC.
A classificação final resulta da avaliação escrita, através de uma frequência ou exame final. Todos os alunos deverão obter 9,5 valores, no mínimo, caso contrário não poderão completar com sucesso a UC.
Bibliografia
Pescatello, L., Arena, R., Riebe, D. & Thompson, P. (2014). (Eds.) ACSM's guidelines for exercise testing and prescription (9th ed.). American College of Sports Medicine. Philadelphia: Wolters/Kluwer Lippincott Williams.
Sherrill, C. (2004). Adapted Physical Activity, Recreation and Sport: Crossdisciplinary and Lifespan (6th ed.). New York: McGraw-Hill Companies.
Sotiriadou, P. & Bosscher, V. (2013). (Eds.) Managing High Performance Sport. London and New York, UK: Routledge.
Sherrill, C. (2004). Adapted Physical Activity, Recreation and Sport: Crossdisciplinary and Lifespan (6th ed.). New York: McGraw-Hill Companies.
Sotiriadou, P. & Bosscher, V. (2013). (Eds.) Managing High Performance Sport. London and New York, UK: Routledge.
Equipa Docente
- Celina Raquel Nunes Gonçalves
- Jorge Duarte dos Santos Bravo [responsável]