2023

Projeto

Nome: Projeto
Cód.: ECN10692L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia, Gestão, Matemática

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Os alunos deverão aprofundar um tema na área da Matemática, Economia ou Gestão em contexto aplicado ao mundo real, no âmbito de um projeto de investigação ou de um estágio curricular.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Aprofundar um tema na área da Matemática, Economia ou Gestão, dominando as formas de comunicação.
Desenvolver capacidades críticas, analíticas, dedutivas e de formalização aplicadas a um tema em concreto.
Trabalhar individualmente, de acordo com o padrão de exigência formal e institucional de nível internacional.
Desenvolver capacidades de escrita pré-cientifica, percorrendo todas as fases do método cientifico: observação, recolha de dados, hipótese, construção de modelos, validação ou inferência de conclusões.
Ser capaz de discutir o tópico de trabalho em contexto de apresentação oral e de discussão seminarial.
Desenvolver o gosto pela investigação aplicada, procurando desenvolver aplicações em contexto concreto e fundamental, resolvendo um problema em concreto.
Pretende-se ainda que o aluno nesta fase já possua o uso do inglês como língua de trabalho. O ensaio poderá eventualmente ser escrito em inglês.

Conteúdos Programáticos

Pesquisa e escrita de uma pequena monografia, obedecendo às regras e práticas de escrita académica convencionais.
O desenvolvimento do ensaio será feito a dois níveis, a nível conceptual e teórico, com o adequado quadro critico analítico, e com o nível aplicado através do uso das ferramentas de matemática aplicada à economia e gestão.

Métodos de Ensino

Avaliação de um relatório escrito e posteriormente apresentado publicamente.
A avaliação será uma média ponderada da Apresentação Oral final (30%), e do ensaio escrito com pesos decrescentes de acordo com os seguintes critérios: rigor (25%),originalidade (20%) Síntese (15%) e Forma (10%).
Prevêm-se períodos de apresentação intermedia de relatórios de progresso, pelo menos dois ao longo de semestre, que sinalizam a avaliação final.

Bibliografia

A escolha da bibliografia principal é em função do tema do projeto. Alguns livros de epistemologia e metodologia científica podem ser úteis na elaboração do relatório:
Azevedo, C. A. M. & A. G. Azevedo (2004), Metodologia Científica: Contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos, 4.ª ed., Universidade Católica E. Lisboa.
BARAÑANO, A. M. (2008), Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão: Manual de apoio à realização de trabalhos de investigação, Ed. Sílabo Lisboa.
Blaug, M. (1994), La Méthodologie Économique, 2ª ed. Economica, Paris.
Clanchy, J. & B. Ballard (2000), Como escrever ensaios: um guia para estudantes, Temas e Debates, Braga.
Feverabend, P. (2010), Against Method, 4ª ed. Verso, London ; New York.
Khun, T. (1982) The structure of scientific revolutions, University of Chicago Press, Chicago,USA.
Popper, K. (1997), The Logic of Scientific Discovery, Routledge,UK.
Popper, K. (1996),Conjectures and Refutations: The Growth of Scientific Knowledge, Routledge, UK