2023

Macroeconomia I

Nome: Macroeconomia I
Cód.: ECN02353L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

-Aprofundar, consolidar e desenvolver conhecimentos de análise macroeconómica;


- identificar, interpretar e analisar o contexto real macroeconómico e de economia aberta em que os países vivem hoje nomeadamente no que diz respeito às políticas públicas;


- fornecer aos estudantes as competência necessárias à análise e à resolução de problemas de natureza macroeconómica;


- estimular uma atitude de disponibilidade para aprendizagem permanente.


-Estimular o gosto pela Economia e pela Macroeconomia em particular.


Competências:


Pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de competências específicas que possibilitem a elaboração a apresentação e a defesa de “ensaios” escritos segundo regras e métodos universalmente aceites e usados, utilização dos meios informáticos, assim como de software específico.


Será estimulada a capacidade de exposição, defesa e argumentação oral dos alunos.


Consolidação e desenvolvimento de hábitos de trabalho e de estudo que valorizem e estimulem o rigor, a exigência e o desenvolvimento de uma cultura científica adequada às necessidade do mundo actual.

Conteúdos Programáticos

I - Introdução


 


1.1          Do curto ao longo prazo: uma viagem exploratória pela Macroeconomia


1.2          Variáveis Macroeconómicas


 


II   -      As Flutuações Económicas de curto prazo: Revisões e consolidação da Teoria da Determinação do Rendimento (o modelo IS/LM-RT/AD)


 


2.1       O equilíbrio no Mercado do Produto em economia aberta e sem movimentos de capitais; A curva IS e a taxa de juro real, r.


2.2       O Equilíbrio no Mercado Monetário; da curva LM à curva RT. Regras e discricionariedade na PM


2.3       Do Equilíbrio Simultâneo nos Mercados do Produto e Monetário à procura agregada: O Modelo IS-LM-RT-AD.


2.4       Procura e Oferta Agregadas da Economia. Efeitos das políticas fiscais e monetárias nos casos extremos. O princípio da dicotomia clássica e a neutralidade da moeda


 


III  -      Equilíbrio em regime de Economia Aberta


 


3.1       A balança corrente: A taxa de câmbio (nominal e real) e o conceito de paridade (absoluta e relativa) de poder de compra: Revisões


3.2       As Condições de Marshall-Lerner e a curva “J.”


3.3       A taxa de câmbio enquanto expressão dos termos de troca entre os preços dos bens transacionáveis e não transacionáveis.


3.3       A balança de capitais. A Mobilidade de Capitais e a determinação do Rendimento de Equilíbrio. Condição de paridade coberta e descoberta das taxas de juro e a LIF.


3.4       O Modelo de Mundell-Fleming: Políticas Fiscais e Monetárias em Economia Aberta. A procura agregada em economia aberta e sob diferentes regimes cambiais.


3.5       A Restrição orçamental intertemporal da nação: um aviso à navegação!


 


IV  -     Saldo Orçamental e Financiamento do Défice Orçamental: A restrição orçamental do governo


 


4.1       Saldo Orçamental e formas de o financiar


4.2       A restrição Orçamental (intertemporal) do Governo e o princípio da  equivalência Ricardiana


4.3       Saldo Orçamental e dívida pública: a dinâmica da dívida soberana e a sustentabilidade da política orçamental


 


V –Lado da Oferta da Economia: a Inflação, o Desemprego e a Curva de Phillips/curva da Oferta Agregada


5.1       Conceitos fundamentais e uma interpretação dinâmica do funcionamento do “mercado de trabalho”: fluxos e stocks


5.2       O Mercado de trabalho e a determinação dos salários: uma interpretação estática. A procura e a oferta de trabalho e o papel das expectativas. Desemprego estrutural e friccional. A taxa natural de desemprego.


5.3       Fontes de rigidez salarial; Informação imperfeita, sindicatos, salário mínimo e salários de eficiência. Porque é que a teoria económica falha em descrever o mercado de trabalho?


5.4       Do mercado de trabalho à curva da oferta agregada. A influência da viscosidade dos salários. A curva de Phillips, a Lei de Okun e a Oferta agregada dinâmica


 VI – Estabilização económica a curto e a médio prazo em contexto de com economia aberta. O modelo AD-AS completo


 6.1       A curva da procura e a dinâmica de preços a curto prazo e a médio prazo.


6.2       Políticas orçamentais e monetárias em câmbios fixos


6.3       Políticas orçamentais e monetárias em câmbios flexíveis


 VII - Os fundamentos Microeconómicos


 7.1       Função Consumo; A Forward-Looking Theory of Consumption de Irving Fisher, Rendimento Permanente (M. Friedman), Ciclo de Vida (Ando e Modigliani) e o Passeio Aleatório do Consumo (Robert  Hall).


7.2       O Investimento. Nível óptimo de capital, o modelo neoclássico do investimento, o mercado de Acções e o q de Tobin


7.3       Procura de Moeda. Teoria quantitativa, procura de moeda para transacção e a preferência por liquidez


7.4       Oferta de Moeda. O Processo de criação monetária (o multiplicador monetário). Controlo da oferta de Moeda. Regras versus discricionariedade.

Métodos de Ensino

A estratégia de  aprendizagem ativa constituída por trabalho autónomo realizado pela leitura, análise e sua posterior apresentação de curtas duração (em aula) de tópicos do programa. 


O uso de uma plataforma de e-learning será um instrumento complementar da aprendizagem.


Na sua componente expositiva, as aulas concentram-se na apresentação e desenvolvimento dos modelos relevantes, apresentando as motivações que lhe deram origem, as hipóteses de base, discutindo os resultados e identificando as suas implicações de política económica.


A metodologia de ensino procura ainda fazer com que os estudantes adquiram métodos e competências de trabalho científico segundo padrões internacionalmente reconhecidos


 

Avaliação

A avaliação contínua é o regime de avaliação a privilegiar e consistirá: duas recensões (45%) e uma frequência final (55%) Os estudantes que não aderirem a este regime farão uma única prova de exame (100%).


Recensões


O regime de avaliação da disciplina inclui a realização de duas recensões baseadas em dois artigos.


A primeira recensão será realizada a partir de um artigo escolhido pelos alunos a partir da lista da tabela 2. No entanto os estudantes podem sugerir outro artigo científico em concertação com o docente.


 


A segunda recensão será realizada baseada num dos artigos do livro  “Os Desafios da Economia,”  de Solow, Robert, (2014), publicado pela Clube do Autor.


Esta recensão será apresentada e defendida pelos alunos em aula, nas últimas quatro aulas do semestre.


As apresentações das recensões devem ser preparadas em Power-Point (ou equivalente) e não devem exceder 15m. No final da apresentação serão reservados 5 m. para esclarecimento de dúvidas por parte do docentes e dos outros estudantes.


Todas as recensões devem obedecer às regras de edição que se encontram disponíveis no portal da disciplina na plataforma moodle.


 Todas as recensões terão de ser entregues ao docente na data limite fixada na tabela 1


  Tabela 2: Lista de artigos para as recensões



Belbute, J. et all (2015); ”Assessing core inflation indicators: evidence for Angola,” Working Paper 2015/01, CEFAGE, Universidade de Évora;


Belbute, J. (2013); Is the Euro-Area core price index really more persistence than the overall, food and energy price indexes?, Research in Economics, 67, pp. 307-315;


Muth, John F. (1961) "Rational Expectations and the Theory of Price Movements" reprinted in The new classical macroeconomics. Volume 1. (1992): 3-23 (International Library of Critical Writings in Economics, vol. 19. Aldershot, UK: Elgar;


Lucas, Robert (1976). "Econometric Policy Evaluation: A Critique". Carnegie-Rochester Conference Series on Public Policy 1: 19–46. 


Pereira, A. & M. Pinho (2008); Public investment and budgetary consolidation in Portugal, Portuguese Economic Journal, 7 (3), pp 183 -203


Pereira, A., & Roca, O. (2011). Long term effects of fiscal policy in Portugal. Journal of Economic Studies , 38 (1), pp. 114-127.


Phillips, W. (1958); The relation between unemployment ans the rate of change of money wage rates in the United Kingdom, Economica, 25 (2), 283–299.


Reynhart, Ca. & K. Rogoff (2010); Growth in a time of debt, American Economic Review, Papers and proceedins, 100 (2), May;


Samuelson, P. e R. Solow (1960); Analytical Aspects of Anti-Inflation Policy, American Economic Review, 50 (2) pp 177-194;


Taylor, J. (1993), Discretion versus policy rules practice, in Carnegie-Mellon Conference on Public Policy, 39, 195-214.




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Bibliografia

2.1     Bibliografia Fundamental


 


Belbute, J. (2011); Fundamentos de Análise Macroeconómica, Sílado (no prelo – versão draft disponível no portal da disciplina)


Blanchard, Olivier (2000); Macroeconomics, Prentice Hall International, London


Burda, M. & C. Wyplosz (2011); Macroeconomia¸uma visão europeia,  5nd Edição,Oxford University Press, Oxford-Verlag Dasofer.


Burda, M. & C. Wyplosz (2009); Macroeconomics: An European Text, 5nd Edition,Oxford University Press, Oxford.


 


 


2.2     Bibliografia Complementar


 


Amaral J. F. et al. (2007), Introdução à Macroeconomia, Escolar Editora, Lisboa


Belbute, J. (2014), Fundamentos de Análise Macroeconómica, Testos de apoio.


Branson W. H. (1979); Macroeconomia, Teoria e Política, Fundação Calouste Gulbenkian, 2ª Ed., Lisboa.


Dornbush, R. & S. Fischer (2009); Macroeconomia McGraw-Hill- 7ª Ed., Lisboa


Gordon, R. (2009); Macroeconomics, Pearson 11th Ed.


Hall R. E. and Taylor, J. B. (1996); Macroeconomics, Norton International Student Edition, 5ª Ed., London.


Mankiw, N. G. (2000); Macroeconomics, 4ª Ed. Worth Publishers, New York.


Mateus, A. (1998); Economia Portuguesa desde 1910, Verbo, Lisboa.


Santos, J. e outros (2010); Macroeconomia: Exercícios e Teoria, McGraw-Hlll, Lisboa.

Equipa Docente