2024
Marketing Internacional
Nome: Marketing Internacional
Cód.: GES12680M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Os objetivos são os de dotar os alunos com:
*Conhecimentos teóricos que lhes permitam compreender o fenómeno de internacionalização, os
critérios de seleção e as distintas formas de acesso dos mercados externos;
*Capacidade de usar um conjunto de ferramentas conceptuais e analíticas que permitam analisar problemas de marketing
internacional, encontrar soluções e planear, desenvolver e implementar estratégias de marketing internacional que ajustem objetivos, experiências e recursos a oportunidades identificadas nos mercados;
*Capacidade de desenvolver um plano de marketing Internacional.
*Conhecimentos teóricos que lhes permitam compreender o fenómeno de internacionalização, os
critérios de seleção e as distintas formas de acesso dos mercados externos;
*Capacidade de usar um conjunto de ferramentas conceptuais e analíticas que permitam analisar problemas de marketing
internacional, encontrar soluções e planear, desenvolver e implementar estratégias de marketing internacional que ajustem objetivos, experiências e recursos a oportunidades identificadas nos mercados;
*Capacidade de desenvolver um plano de marketing Internacional.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Problemática da Internacionalização
2. O Ambiente de Marketing Internacional
3. Estratégias de Entrada nos Mercados Internacionais
4. Composto de Marketing Internacional
4.1. Globalização versus adaptação
4.2. Produto e Serviços
4.3. Preço
4.4. Distribuição
4.5. Comunicação
2. O Ambiente de Marketing Internacional
3. Estratégias de Entrada nos Mercados Internacionais
4. Composto de Marketing Internacional
4.1. Globalização versus adaptação
4.2. Produto e Serviços
4.3. Preço
4.4. Distribuição
4.5. Comunicação
Métodos de Ensino
As sessões de ensino são teórico-práticas, combinam o aprofundamento dos conhecimentos teóricos,
metodológicos e empíricos com a sua investigação e aplicação a casos concretos. As sessões incluem
discussão de casos, análise de ideias e de estratégias de marketing internacional e, apresentação de trabalhos
individuais e em grupo.
metodológicos e empíricos com a sua investigação e aplicação a casos concretos. As sessões incluem
discussão de casos, análise de ideias e de estratégias de marketing internacional e, apresentação de trabalhos
individuais e em grupo.
Avaliação
A avaliação é feita em dois regimes: 1) Avaliação continua que tem como base os resultados obtidos em 3 elementos: 1 trabalho prático individual caso de estudo, resumo de artigo científico ou análise crítica de uma notícia de marketing internacional- (10%), um Plano de Marketing realizado e apresentado em Grupo (40%) e numa prova escrita final (50%); 2) Avaliação final que resulta de uma prova escrita (80%) e da entrega e discussão de um Plano de Marketing (30%).
A nota mínima em cada elemento de avaliação é 7 valores.
A nota mínima em cada elemento de avaliação é 7 valores.
Bibliografia
Cateora, P.; Graham, J.; Gilly, M.; Money, B.; & Cateora, G. (2018). International Marketing. 18th Ed., McGraw-Hill. ISBN10: 1259712354 | ISBN13: 9781259712357.
Czinkota, M., Ronkainen, I. (2009). International Marketing. 9th Edition, South-Western College Pub.
Green, Mark C.; & Keegan, Warren J. (2019). Globall Marketing. 10th Edition, Prentice-Hall, New Jersey. ISBN-13: 9780135638965
Viana, Carlos; & Hortinha, Joaquim (2009). 2ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa.ISBN: 978-972-618-283-2
Czinkota, M., Ronkainen, I. (2009). International Marketing. 9th Edition, South-Western College Pub.
Green, Mark C.; & Keegan, Warren J. (2019). Globall Marketing. 10th Edition, Prentice-Hall, New Jersey. ISBN-13: 9780135638965
Viana, Carlos; & Hortinha, Joaquim (2009). 2ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa.ISBN: 978-972-618-283-2
Equipa Docente
- Maria Raquel David Pereira Ventura Lucas [responsável]