2024
Comunicação Integrada de Marketing
Nome: Comunicação Integrada de Marketing
Cód.: GES12675M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Os objetivos da unidade curricular são:
Perceber o que é a comunicação e o seu papel na estratégia de marketing
Conhecer os modelos tradicionais e os novos modelos de comunicação.
Analisar, delinear e planear estratégias e ações de comunicação
Perceber o que é a comunicação e o seu papel na estratégia de marketing
Conhecer os modelos tradicionais e os novos modelos de comunicação.
Analisar, delinear e planear estratégias e ações de comunicação
Conteúdos Programáticos
1) Comunicação em Marketing: introdução, conceito, e plataformas de comunicação em Marketing;
2) Da Comunicação em Marketing à Comunicação das Marcas: Modelos tradicionais vs Novos modelos;
3) Novas abordagens de comunicação em Marketing:
4) Comunicação Integrada 360º - On e Off Line.
2) Da Comunicação em Marketing à Comunicação das Marcas: Modelos tradicionais vs Novos modelos;
3) Novas abordagens de comunicação em Marketing:
4) Comunicação Integrada 360º - On e Off Line.
Métodos de Ensino
As sessões de ensino são teórico-práticas, combinando os conceitos com a sua aplicação a casos concretos. Nas aulas presenciais:
- Adota-se uma metodologia participativa activa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstracção e exposição oral.
- Realiza-se a análise e discussão de estudos de caso.
- Análise e discussão de artigos científicos.
- Incentiva-se e acompanha-se o trabalho de pesquisa fora da sala de aula.
Para avaliar a aprendizagem realizar-se-á:
- Um Caso de Estudo, individual, com ponderação de 50%.
- Um trabalho de pesquisa a apresentar e discutir durante as horas lectivas. Peso de 50% na avaliação final.
- Adota-se uma metodologia participativa activa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstracção e exposição oral.
- Realiza-se a análise e discussão de estudos de caso.
- Análise e discussão de artigos científicos.
- Incentiva-se e acompanha-se o trabalho de pesquisa fora da sala de aula.
Para avaliar a aprendizagem realizar-se-á:
- Um Caso de Estudo, individual, com ponderação de 50%.
- Um trabalho de pesquisa a apresentar e discutir durante as horas lectivas. Peso de 50% na avaliação final.
Bibliografia
Castro, João Pinto (2002) Comunicação de Marketing. Edições Sílabo, Coleção de Gestão, Lisboa..
Fill, Chris. (2009). Marketing Communications: Interactivity, Communities and Content. Fifth edition, Pearson Education Lda.
Pelsmacker, Patrick De, Geuens, Maggie e Bergh, Joeri Van Den (2010). Marketing Communications: An European Perspective. Fourth edition, Pearson Education Lda.
Smith, PR e Zook, Ze ( 2011). Marketing Communications: Integrating Offline and Online with Social Media, Fifth edition, Kogan Page, London.
Fill, Chris. (2009). Marketing Communications: Interactivity, Communities and Content. Fifth edition, Pearson Education Lda.
Pelsmacker, Patrick De, Geuens, Maggie e Bergh, Joeri Van Den (2010). Marketing Communications: An European Perspective. Fourth edition, Pearson Education Lda.
Smith, PR e Zook, Ze ( 2011). Marketing Communications: Integrating Offline and Online with Social Media, Fifth edition, Kogan Page, London.
Equipa Docente
- Bárbara Lamolinara
- Leonor Lopes Borges Vacas de Carvalho [responsável]