2024
Gestão de Marcas
Nome: Gestão de Marcas
Cód.: GES12674M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Os objetivos da unidade curricular são:
- Sensibilizar o aluno para a importância estratégica da marca como instrumento de diferenciação competitiva geradora valor para as organizações em geral.
- Conhecer os conceitos básicos e as técnicas e instrumentos da Gestão de Marcas.
- Conhecer os modelos de avaliação das marcas.
- Compreender e identificar as razões do Sucesso/Insucesso das marcas no mercado.
- Analisar, delinear e planear estratégias de gestão de marcas.
- Sensibilizar o aluno para a importância estratégica da marca como instrumento de diferenciação competitiva geradora valor para as organizações em geral.
- Conhecer os conceitos básicos e as técnicas e instrumentos da Gestão de Marcas.
- Conhecer os modelos de avaliação das marcas.
- Compreender e identificar as razões do Sucesso/Insucesso das marcas no mercado.
- Analisar, delinear e planear estratégias de gestão de marcas.
Conteúdos Programáticos
1. Conceito de Marca
2. Importância e Valor da Marca
3. Estruturas de Identidade Corporativa
4. Gestão da Marca
5. Novas Tendências em Marca
2. Importância e Valor da Marca
3. Estruturas de Identidade Corporativa
4. Gestão da Marca
5. Novas Tendências em Marca
Métodos de Ensino
As sessões de ensino são teórico-práticas, combinando os conceitos com a sua aplicação a casos concretos. Nas aulas presenciais:
- Adota-se uma metodologia participativa activa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstracção e exposição oral.
- Realiza-se a análise e discussão de estudos de caso.
- Análise e discussão de artigos científicos.
- Incentiva-se e acompanha-se o trabalho de pesquisa fora da sala de aula.
Para avaliar a aprendizagem realizar-se-á:
- Um Caso de Estudo, individual, com ponderação de 50%.
- Um trabalho de pesquisa a apresentar e discutir durante as horas lectivas. Peso de 50% na avaliação final.
- Adota-se uma metodologia participativa activa através do fomento do diálogo, exposição de ideias e opiniões de modo a estimular a capacidade de raciocínio, abstracção e exposição oral.
- Realiza-se a análise e discussão de estudos de caso.
- Análise e discussão de artigos científicos.
- Incentiva-se e acompanha-se o trabalho de pesquisa fora da sala de aula.
Para avaliar a aprendizagem realizar-se-á:
- Um Caso de Estudo, individual, com ponderação de 50%.
- Um trabalho de pesquisa a apresentar e discutir durante as horas lectivas. Peso de 50% na avaliação final.
Bibliografia
Aaker, D. A. 2002. BuildingStrong Brands . New-York: The Free Press.
Haig, M. 2011.Brand Failures: The truth about the 100 biggest branding mistakes of all time. London: The Kogan Page, 2nd ed.
Kapferer, J.-N. 2012. The New Strategic Brand Management: Advanced Insights and Strategic Thinking. London: The Kogan Page, 5th ed.
Keller, K.-L. 2008. Best Practice Cases in Branding for Strategic Brand Management. New Jersey: Prentice Hall, 3rd ed.
Lencastre, P. (Ed.) 2007. O Livro da Marca. Lisboa: Dom Quixote.
Wally, O. 2008. Wally Olins: The Brand Handbook. Thames & Hudson; 1st ed.
Haig, M. 2011.Brand Failures: The truth about the 100 biggest branding mistakes of all time. London: The Kogan Page, 2nd ed.
Kapferer, J.-N. 2012. The New Strategic Brand Management: Advanced Insights and Strategic Thinking. London: The Kogan Page, 5th ed.
Keller, K.-L. 2008. Best Practice Cases in Branding for Strategic Brand Management. New Jersey: Prentice Hall, 3rd ed.
Lencastre, P. (Ed.) 2007. O Livro da Marca. Lisboa: Dom Quixote.
Wally, O. 2008. Wally Olins: The Brand Handbook. Thames & Hudson; 1st ed.
Equipa Docente
- Bárbara Lamolinara
- Leonor Lopes Borges Vacas de Carvalho [responsável]