2023
Seminário de Práticas Interpretativas I
Nome: Seminário de Práticas Interpretativas I
Cód.: MUS12894M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Música
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Disciplina semestral visando o estudo de conceitos e práticas da realidade artística musical actual, com especial ênfase na área Musicológica da 'Performance Practice': sua investigação e resultados práticos.
Conteúdos Programáticos
- A música na actualidade; a relação entre texto, intérprete, e ouvinte - uma perspectiva pós-moderna.
- A psicologia da interpretação
- A semântica da interpretação
- A relação entre interpretação e análise
- A relação entre interpretação e recepção
- A psicologia da interpretação
- A semântica da interpretação
- A relação entre interpretação e análise
- A relação entre interpretação e recepção
Métodos de Ensino
Abordagem teórica referente ao contexto profissional de performance practice;
- Exposição teórica com base em artigos científicos;
- Análise, reflexão e pesquisa sobre temáticas relacionadas com a performance musical;
Avaliação (com os seguintes parâmetros a considerar):
Assiduidade e Participação nas aulas - 50 %
2 trabalhos escritos em formato de artigo, e respetiva apresentação em contexto de sala de aula - 50 %
- Exposição teórica com base em artigos científicos;
- Análise, reflexão e pesquisa sobre temáticas relacionadas com a performance musical;
Avaliação (com os seguintes parâmetros a considerar):
Assiduidade e Participação nas aulas - 50 %
2 trabalhos escritos em formato de artigo, e respetiva apresentação em contexto de sala de aula - 50 %
Bibliografia
Cook, N. (1990). Music, Imagination, and Culture. Oxford: Clarendon Press.
Cook, N. (1998) Music: A Very Short Introduction. Oxford University Press.
Cook, N.; Everist M. (eds.). (1999). Rethinking Music. Oxford University Press.
Kerman, J. (1985). Contemplating Music: Challenges to Musicology. Cambridge, Mass.: Harvard University Press.
Parncutt, R.; McPherson, G. (eds.). (2002) . The Science and Psychology of Music: Strategies for teaching and
learning. USA: Oxford University Press.
Rink, J. (ed.). (2002). Musical Performance: A guide to understanding, Cambridge: CUP.
Rink, J. (ed.). (2005). The Practice of Performance: Studies in musical interpretation. Cambridge: CUP.
Cook, N. (1998) Music: A Very Short Introduction. Oxford University Press.
Cook, N.; Everist M. (eds.). (1999). Rethinking Music. Oxford University Press.
Kerman, J. (1985). Contemplating Music: Challenges to Musicology. Cambridge, Mass.: Harvard University Press.
Parncutt, R.; McPherson, G. (eds.). (2002) . The Science and Psychology of Music: Strategies for teaching and
learning. USA: Oxford University Press.
Rink, J. (ed.). (2002). Musical Performance: A guide to understanding, Cambridge: CUP.
Rink, J. (ed.). (2005). The Practice of Performance: Studies in musical interpretation. Cambridge: CUP.
Equipa Docente
- Carlos Alexandre Mourão de Carvalho e Damas [responsável]