2023

Instrumento I

Nome: Instrumento I
Cód.: MUS07577M
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Aprofundar o desempenho técnico e artístico, bem como desenvolver a criatividade individual a nível do Instrumento/Canto, numa perspectiva consequente com os objectivos e competências desenvolvidas ao nível do 1º ciclo.
Estimular uma consciência multidisciplinar da interpretação musical, a partir de uma síntese de conhecimentos adquiridos ao longo do 1º ciclo e sua aplicação à prática instrumental/vocal.
Perspectivar a importância e os desafios relacionados com a prática musical no contexto da vida profissional ativa.
Desenvolver o conhecimento teórico e prático de repertórios relevantes, aprofundando noções de adequação estilística na sua abordagem.
Explorar a aplicação de novas tecnologias à prática instrumental/vocal.
Desenvolver estratégias de trabalho autónomo e responsável.
Projetar ações de valorização, apresentação pública e comunicação no domínio da prática instrumental/vocal.
Aprofundar noções de ergonomia aplicadas à prática instrumental/vocal.

Conteúdos Programáticos

Estudo (e subsequente apresentação pública) de obras específicas do repertório instrumental/vocal (Ramo Interpretação), excluindo excertos de orquestra;
Prática instrumental específica (e subsequente apresentação pública) no domínio do jazz (Ramo Jazz);
Organização de atividades complementares (seminários temáticos, apresentações públicas, projetos de valorização, comunicação e extensão), quando pertinente.
Revisão de bibliografia específica.

Métodos de Ensino

Definição do programa individual e da bibliografia específica, em função das especificidades de cada aluno, por parte do docente.
Aulas individuais baseadas numa tipologia de ensino interativa, incluindo comentários, exemplificação, indicações, feedback, reforço, práticas de avaliação formativa e de autoavaliação, indicação circunstanciada do trabalho individual a realizar até à aula seguinte e definição antecipada do respetivo plano.
Organização de atividades complementares de formação (audições, seminários, master classes, etc.)
Avaliação:
- ponderação de parâmetros de avaliação contínua relativos a participação, assiduidade, desempenho em autonomia, em sala de aula e em atividades complementares, progressão - 25%
- prova pública perante um júri, no decurso da qual será apresentada uma performance instrumental de cerca de 30 a 40 minutos de duração (Interpretação/Jazz) compreendendo, no primeiro caso, um mínimo 3 peças contrastantes - 75%.

Bibliografia

Bibliografia definida no início do semestre pelo docente em função do programa individual de trabalho estabelecido para cada aluno.
Bruser, M. (1997). The art of practising, New York, Three rivers press.
Croom, P. L. (1998). MENC handbook of research on music learning (Vols. 1-2), New York, Oxford University Press.
DeBoer, A. (2011). "Practice Techniques: Using the Contextual Interference Effect for Better Performance", The Clarinet, vol. 38 Nº 4, pp. 74-79.
Gabrielsson, A., Juslin, P.N. (2003). "Emotional Expression in Music", in R. J. Davidson, H. H. Goldsmith, & K. R. Scherer (Eds.), Handbook of affective sciences, New York, Oxford University Press, (pp. 503-534).
Klickstein, G. (2009). The musicia'?s way: a guide to practice, performance and wellness, New York, Oxford University Press.
Parncutt, R. (2007). "Can Researchers Help Artists" Music Performance Research for Music Students'. Music Performance Research, Vol. 1, Nº 1, pp. 1-25.