2025

Metodologias de Investigação em Geografia

Nome: Metodologias de Investigação em Geografia
Cód.: GEO13362L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Geografia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Preparar os alunos para a investigação autónoma nos diferentes domínios da Geografia (Humana, Física; Ambiental) e ainda em Cartografia e SIG, respondendo às dinâmicas do mercado de trabalho que apontam para esta necessidade. A formação deve permitir adquirir competências científicas e pessoais para essa resposta, incluindo as associadas ao trabalho em equipa (capacidade de planear e de desenvolver trabalho colaborativo). Os alunos devem estar aptos a: pensar e a desenvolver um projecto de investigação, decompondo as várias etapas deste processo; a ser capazes de abordar os conceitos fundamentais da Geografia e articular as várias escalas geográficas na interpretação do território; a saber adequar métodos e técnicas aos diversos domínios, perspectivas e problemas geográficos; a ser capazes de recolher, tratar e representar, de forma adequada e crítica, a informação de base territorial; a ser capazes utilizar métodos e técnicas adequadas para comunicar os resultados da investigação.

Conteúdos Programáticos

1 - O processo de investigação em Geografia: O objecto de estudo; A interpretação da realidade (o senso comum e o conhecimento científico); A produção do conhecimento científico e as grandes concepções da ciência; Teoria, conceitos e métodos.
2 - Reconhecimento da importância da interligação de diferentes abordagens na análise e na contextualização da investigação.
3 - A questão da escolha de metodologias. O tratamento de dados.
4 - A importância da relação orientador/orientando na progressão da investigação: contactos, discussão da investigação, relatórios de progresso.
5 - Exemplos didácticos de aplicação da investigação em Geografia e exercícios de aplicação em diferentes domínios da Geografia.
6 - Apresentação de resultados sob a forma de artigos científicos, relatórios, painéis e comunicações orais.

Métodos de Ensino

Unidade curricular de MIG é assegurada por um docente com formação em geografia humana ambiental e gestão territorial, com a colaboração de dois outros, um especializado em geografia física e outro na geografia ambiental a que associa a cartografia e SIG. Esta colaboração visa apoiar o desenvolvimento dos pontos 2 e 3 do programa, possibilitando uma abordagem integrada das MI de acordo com estudos de caso. Haverá orientação expositiva teórica e apresentação e discussão de casos de investigação. Para além da aprendizagem dos conteúdos básicos de forma individual, os alunos terão de elaborar e apresentar projetos e planos práticos em grupos na base de uma questão de investigação em geografia para cada grupo, uma recensão crítica individual sobre uma obra que incida sobre um tema de metodologias de investigação geografia para discussão na UC, além de uma memória individual da visita de estudo a um centro de investigação da Universidade. Cada um dos trabalhos práticos será construído em torno de um desafio e/ou problema geográfico que permitirá aos alunos consolidar competências de investigação e adquirir conhecimentos científicos essenciais, mas com um caráter e orientação fundamentalmente aplicados ao desenho e resolução de desafios de investigação com ligação a território e sua gestão sustentável.

Avaliação

Regime de avaliação contínua: 30% Frequência + 70% Trabalhos (no máximo de 4)
Nota mínima: 10 valores na frequência e nos trabalhos
Componentes da Frequência: Metodologias de Investigação em Geografia Humana e Ambiental (66%), Geografia Física (17 %), Análise Espacial (17 %).
Componentes dos Trabalhos: Projeto em Grupo (70%) + Recensão Individual (10%) + Memória individual da saída de campo (10%) + Exercício Prático Individual (10%)
A aprovação por avaliação contínua requer presença obrigatória em 75% das aulas, que inclui a presença de 100% nas aulas do projeto, exceto justificação admissível.

Regime de avaliação final:
- Exame época Normal - toda a matéria é avaliada num exame. Teoria (30%) + Prática (70%)
- Exame de Recurso ? toda a matéria é avaliada num exame. Teoria (30%) + Prática (70%)

Qualquer plágio que seja dectetado nos trabalhos entregues, a partir de trabalhos de outros autores ou do CHATGTP ou outro suporte de
produção de texto por inteligência artificial resulta na classificação de zero valores no trabalho em causa e na impossibilidade de apresentar
mais elementos de avaliação na Unidade Curricular.

Bibliografia

- Firuza, B.F. (2022). Methodological Approaches in Physical Geography. Springer https://doi.org/10.1007/978-3-031-07113-3
- Firuza, B.F. (2023) Methodological Approaches in Integrated Geography https://doi.org/10.1007/978-3-031-28784-8
- Hay, I., & M. Cope (2021). Qualitative Research Methods in Human Geography ISBN: 9780199034215
- Lovell, S., Coen, S., & Rosenberg, M. (2022). The Routledge handbook of methodologies in human geography. https://doi.org/10.4324/9781003038849
- McSweeney, K., & A. WinklerPrins (2023). Geographical Fieldwork in the 21st Century. ISBN 9780367722395
- Maiti, S.K. (2021). Essential Graphical Techniques in Geography. https://doi.org/10.1007/978-981-16-6585-1
- Montello, D., & P. Sutton (2012). An Introduction to Scientific Research Methods in Geography and Environmental Studies. ISBN: 9781446200759
- Taylor, P.J. (2018). QUANTITATIVE METHODS IN GEOGRAPHY: An Introduction to Spatial Analysis. ISBN: 9788131609545