2025

Geografia dos Transportes e Comunicações

Nome: Geografia dos Transportes e Comunicações
Cód.: GEO13350L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Geografia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular procura iniciar os alunos no domínio da geografia dos transportes e comunicações, enfatizando a importância que estes têm para a organização e o desenvolvimento do território, bem como para as transformações ao nível das mobilidades.
Conhecimentos:
1. Discutir a importância dos transportes e comunicações nas sociedades contemporâneas e no futuro;
2. Conhecer as teorias, conceitos e instrumentos de análise que permitem compreender a organização do território, o desenvolvimento de redes, infraestruturas e mobilidades;
3. Avaliar os impactos sociais, económicos e ambientais decorrentes das alterações nos sistemas de transportes e comunicações.
Aptidões e competências:
4. Manejar com destreza a terminologia e os conceitos associados à geografia dos transportes e comunicações;
5. Analisar redes de transportes e/ou comunicações, recorrendo à teoria dos grafos;
6. Desenvolver capacidades de trabalho individual, em equipa e comunicação de resultados de aprendizagem.

Conteúdos Programáticos

1. Transportes, comunicações e geografia
1.1. Transportes, economia, sociedade e ambiente
1.2. Teorias de organização do território: redes e infraestruturas
2. Geografia dos transportes
2.1. Transportes e territórios: características, modos e contextos
2.2. Evolução e distribuição dos transportes em Portugal e no mundo
2.3. Transportes urbanos, mobilidade e acessibilidade
3. Geografia das comunicações
3.1. Evolução das comunicações: dinâmicas e infra-estruturação
3.2. TIC, Internet e economia digital
4.Desafios para o futuro dos transportes e comunicações
4.1.Políticas, governo e gestão de redes
4.2.Planeamento espacial e impactos territoriais

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular será assegurada por um docente com formação em geografia humana ambiental e gestão territorial, e por um conjunto diversificado de oradores convidados, especialistas de reconhecido mérito na área dos transportes e comunicações, que irão assegurar cinco sessões temáticas. Deste modo, consegue-se oferecer aos alunos uma pluralidade de perspectivas que enriquece o seu processo educativo. Para além da aprendizagem de conteúdos teórico-práticos de forma individual, os alunos terão de elaborar um portfólio constituído por reflexões individuais, incluindo a elaboração e apresentação de um poster e da memória de uma vista de estudo, além e de um trabalho prático de grupos orientado a diagnosticar e planificar as opções para o desenvolvimento sustentável de um território de baixa densidade ligado a uma linha férrea. A importância que os seminários têm nesta unidade curricular decorre da necessidade de demonstrar aos alunos que esta é uma das áreas científicas da geografia que possui uma componente aplicada e prática mais evidente. Espera-se com a realização dos seminários, poder trazer um leque diversificado de oradores, com diferentes experiências profissionais e enquadramentos institucionais, estimulando assim a curiosidade intelectual dos alunos.

Avaliação

Regime de avaliação contínua: 30% Frequência + 70% Trabalhos (no máximo de 4)
Nota mínima: 10 valores na frequência e nos trabalhos
Componentes da Frequência: Teoria e conceitos em geografia dos transportes e comunicações
Componentes dos Trabalhos: Projeto em Grupo - Memória (50%) + Realização de poster para apresentação por grupos + apresentação (nota individual) (15% + 10%) (10%) + Memória individual da visita de estudo (15%) + Participação e assiduidade (10%)
A aprovação por avaliação contínua requer presença obrigatória em 75% das aulas, que inclui a presença de 100% nas aulas do projeto, exceto justificação admissível.

Regime de avaliação final:
- Exame época Normal - toda a matéria é avaliada num exame. Teoria (30%) + Prática (70%)
- Exame de Recurso ? toda a matéria é avaliada num exame. Teoria (30%) + Prática (70%)

Qualquer plágio que seja detectado nos trabalhos entregues, a partir de trabalhos de outros autores ou do CHATGTP ou outro suporte de produção de texto por inteligência artificial resulta na classificação de zero valores no trabalho em causa e na impossibilidade de apresentar mais elementos de avaliação na Unidade Curricular.

Bibliografia

Cardoso de Matos, A. and Lourencetti, F. de L. (2021) ?Reusing railway infraestructures in the spirit of circular theory. A contribution to an operational concept?, VITRUVIO - International Journal of Architectural Technology and Sustainability, 6(1), pp. 12?23. https://doi.org/10.4995/vitruvio-ijats.2021.15487
Cox P (2010) Moving people: Sustainable transport development. Zed Books, London. 271 pp. ISBN: 9781848134546
de Lima Lourencetti, F. (2022). Port-railway connection in Setúbal (Portugal) ? an understanding of the past for a sustainable future. Planning Perspectives, 38(3), 581?602. https://doi.org/10.1080/02665433.2022.2128395
Easterling K (2016) Extra statecraft: The Power of Infrastructure Space. Verso, London ISBN: 9781781685884
Melo, P.C., Rego, C., Anciães, P., Guiomar, N., & J. Muñoz Rojas (2022) Does road accessibility to cities support rural population growth? Evidence for Portugal between 1991 and 2011 Journal of Regional Science, 62 (2022), pp. 443-470 https://do

Equipa Docente