2025

Fisiologia Vegetal

Nome: Fisiologia Vegetal
Cód.: BIO12352L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Na primeira parte desta disciplina pretende-se que os alunos compreendam a forma como os vegetais
retiram ao meio ambiente a energia e os materiais necessários ao seu desenvolvimento, e a forma como
estes materiais são transportados nas plantas, tendo em vista, sempre que possível, a aplicação destes
conhecimentos à agricultura. Na segunda parte é o próprio desenvolvimento dos vegetais superiores que
constitui o tema das aulas, dando particular realce à importância das fito-hormonas, da radiação e da
temperatura nesse desenvolvimento.

Conteúdos Programáticos

RELAÇÕES HÍDRICAS Funções e movimento da água. Respostas ao stresse hídrico.
TRANSPORTE FLOÉMICO: Entrada e saída de metabolitos no floema e o seu transporte. Distribuição de assimilados.
NUTRIÇÂO MINERAL: Elementos essenciais. Critérios de essencialidade. Absorção de sais minerais.
Movimento de iões nas raízes. O transporte iónico ao nível das membranas.
FOTOSSÍNTESE Reações diretamente dependentes da luz. Redução do CO2. Metabolismos em C3, C4 e CAM.
Fotorrespiração. Fatores abióticos que alteram a fotossíntese.
RESPIRAÇÃO Etapas da respiração. A via da pentose fosfato. Fatores abióticos que alteram a respiração.
DESENVOLVIMENTO E FITOHORMONAS Crescimento e diferenciação. Auxinas, giberelinas, citocininas, etileno,
ácido abscísico, brassinosteróides, oxilipinas, ácido salicílico e estrigolactonas.
PIGMENTOS FOTOMORFOGÉNICOS: Características dos pigmentos fotomorfo-génicos. Pigmentos recetores da
luz azul. Família dos fitocrómios.
FOTOMORFOGÉNESE E TERMOMORFOGÉNESE NA FLORAÇÃO

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino
Aulas teóricas - As aulas teóricas têm como objetivo fornecer uma base conceptual sólida e integrada em Fisiologia Vegetal (Relações hídricas, Fotossíntese e respiração, Nutrição mineral e Fisiologia do desenvolvimento).

São utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1)Apresentação estruturada dos conteúdos, com recurso a diapositivos, esquemas, gráficos, animações e imagens.
2)Questionamento frequente dos/as estudantes para promover a participação e a verificação da compreensão.
3)Resolução de situações concretas e estudo de casos reais
4) Recurso a materiais multimédia: Projeção de vídeos e animações sobre processos-chave (transporte de água, abertura/fecho estomático, cadeia de transporte de eletrões, absorção de nutrientes, ação de fitorreguladores). Pequenos momentos de verificação de conhecimentos após os recursos multimédia (questões de resposta curta, sondagens orais, etc.).
5)Utilização de esquemas-resumo e mapas conceptuais no final de cada tema.
Enfatização das relações entre os diferentes processos (por exemplo, articulação entre relações hídricas, nutrição mineral e fotossíntese no crescimento vegetal).

Aulas práticas laboratoriais
As aulas práticas visam consolidar e aplicar os conhecimentos teóricos através de experiências laboratoriais baseadas em protocolos experimentais realizados por gruos de 3 elementos.

1)Introdução teórica breve no início de cada prática, revisão dos conceitos-chave necessários para compreender a experiência, explicitação dos objetivos do trabalho prático e das hipóteses a testar e execução de protocolos experimentais.
Realização de experiências laboratoriais relacionadas com:
2) Experiência em relações Hídricas: " Efeito da secura do solo no crescimento e Fisiologia das plantas": Medição da condutância estomática, Transpiração, Potencial hídrico, teor relativo em água nas folhas, medição da área foliar e biomassa das plantas. Construção de gráficos e tabelas com os resultados, elaboração de um pequeno relatório apresentado em aula.
3) Experiências em Fotossíntese e respiração: Efeito da intensidade luminosa durante o desenvolvimento das plantas": Medição da taxa fotossintética, teor de clorofila e fluorescência da clorofila, medição da área foliar e biomassa das plantas. Construção de gráficos e tabelas com os resultados, elaboração de um pequeno relatório apresentado em aula.
Nutrição mineral: "Ensaio de hidroponia em soluções nutritivas completas e com carência de Ferro, potássio, azoto, cálcio, enxofre, magnésio, manganés". O observação e registo de sintomas e avaliação de crescimento.
Fisiologia do desenvolvimento: "Apresentação de artigos científicos recentes sobre o efeito das hormonas vegetais no desenvolvimento das plantas."
Em todas as aulas existe um acompanhamento próximo pelo docente e constante esclarecimento de dúvidas na execução dos protocolos. Sendo promovido um reforço das boas práticas laboratoriais

Avaliação

A avaliação da unidade curricular de Fisiologia Vegetal é constituída por uma componente teórica (60% da classificação final) e por uma componente prática (40% da classificação final).

A classificação pode ser obtida por:

avaliação contínua, realizada em dois momentos de avaliação (duas frequências), ou
Exame e/ou Recurso.
No regime de avaliação contínua:

Componente teórica (60%)
Avaliada em dois momentos de avaliação contínua, através de testes escritos.
Não é exigida nota mínima em cada teste isoladamente.
A classificação final da componente teórica deve ser igual ou superior a 9,5 valores.

Componente prática (40%)
Avaliada pela entrega de dois relatórios (12% cada relatório), pela apresentação de um artigo científico (10%) e por um pequeno teste prático com questões sobre os protocolos laboratoriais (6%).
Não é exigida nota mínima em cada subcomponente (2 relatórios, apresentação de artigo científico, teste prático).
A classificação final da componente prática deve ser igual ou superior a 9,5 valores.
No regime de avaliação por Exame:

A prova inclui a avaliação conjunta das componentes teórica e prática, mantendo-se as mesmas ponderações (60% para a componente teórica e 40% para a componente prática).
A avaliação é realizada por testes escritos.
As classificações finais das componentes teórica e prática devem ser, cada uma, iguais ou superiores a 9,5 valores para obtenção de aprovação.

Bibliografia

AZCON-BIETO, J. y M. TALÓN (1993) -”Fisiologia y bioquímica vegetal”MacGraw-Hill, Barcelona
HOPKINS, W.G. and N.P.A. HÜNNER (2004) – "Introduction to plant physiology" 3rd ed. John Wiley & Sons,
New Jersey
LARCHER, W. (1995)- “Physiological Plant Ecology”3rd Ed. Springer-Verlag, Berlin
MARTINEZ, F.G. (1995) - “Elementos de Fisiologia Vegetal”Ed. Mundi, Prensa, Madrid
SALISBURY, F.B. and C.W. ROSS (1985, 1992) - ”Plant Physiology” 3rd and 4th Ed, Wadsworth Pub. Comp.,
California
TAIZ, L. and E.ZEIGER (1998, 2002) - “Plant Physiology”, 2nd and 3rd Ed.Benjamin Cummings Pub.,
California