2025

Métodos Avançados em Bioquímica

Nome: Métodos Avançados em Bioquímica
Cód.: QUI13574M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Bioquímica

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecer os fundamentos dos métodos imunoquímicos e suas principais aplicações; Conhecer os fundamentos das técnicas laboratoriais de purificação de biomoléculas; Conhecer os instrumentos utilizados nos equipamentos que permitem determinações analíticas e a purificação de biomoléculas; Selecionar as técnicas analíticas e de purificação de biomoléculas de acordo com critérios bem definidos. Conhecer os fundamentos das técnicas cromatográficas modernas e a sua importância e aplicação na área da Bioquímica. Conhecer e compreender os conceitos e os fundamentos em que assenta o estudo dos sistemas bioquímicos através dos métodos eletroquímicos; Conhecer e aplicar criteriosamente os recursos eletroquímicos, que permitem a correta análise de espécies com interesse bioquímico e o desenvolvimento / caracterização eletroquímica de sistemas bioquímicos.

Conteúdos Programáticos

Métodos imunoquímicos - conceitos e aplicações: Anticorpos e antigénios; Produção de anticorpos; Deteção e quantificação de biomoléculas por técnicas baseadas no uso anticorpos; Aplicações em diagnóstico; aplicações terapêuticas de anticorpos monoclonais.
Métodos cromatográficos – Revisão dos conceitos básicos e aplicações dos métodos cromatográficos na área da Bioquímica; Técnicas cromatográficas hifenadas de análise; Utilização dos métodos cromatográficos para a deteção de compostos com interesse bioquímico.
Métodos eletroquímicos - relevância no contexto da Bioquímica contemporânea; Conceitos fundamentais, material, instrumentação e equipamentos essenciais; Técnicas de análise de espécies com interesse bioquímico e de desenvolvimento/caracterização eletroquímica de sistemas bioquímicos; Aplicações: biossensores eletroquímicos, biocélulas de combustível, eletrossíntese e eletroremediação, e monitorização de meios de cultura celular por via elétrica.

Métodos de Ensino

O ensino/aprendizagem basear-se-á no trabalho autónomo do aluno (não excluindo de todo a realização de algum trabalho colaborativo, na aprendizagem de determinados conteúdos), mediante os conteúdos lecionados, recursos didáticos disponibilizados ou recomendados, e as orientações propostas pelos docentes. O trabalho realizado pelos alunos ocorrerá dentro do período da aula, e complementarmente também fora dele. Quer pela variedade de conteúdos programáticos definidos, quer pela pluralidade de docentes envolvidos na UC, o trabalho com os alunos e para os alunos implicará naturalmente a promoção de estratégias de aprendizagem diferentes e incluirá a realização de atividades de natureza diversificada, tais como: discussão sobre pertinência e utilidade dos conteúdos lecionados no domínio da Bioquímica; proposição e resolução de questões/problemas; apresentação e utilização de ferramentas analíticas disponíveis e das suas particularidades teóricas e práticas; realização de atividades experimentais, ou exemplificação de casos de estudo sobre os temas em aprendizagem; realização, apresentação e discussão oral de mini-projeto/trabalho; realização de atividades de pesquisa e consulta bibliográfica, e respetiva reflexão e entendimento sobre os assuntos abordados, entre outras. Para promover a participação ativa e crítica dos alunos utilizar-se-ão recursos didáticos e científicos, em formato físico ou digital (e.g., artigos científicos, páginas na internet, software, imagens, animações, vídeos, itens utilizados em atividades experimentais, etc.), que estimulem o interesse dos alunos, e métodos de ensino interativos e dialéticos. Na lecionação dos diferentes conteúdos estabelecer-se-á, sempre que possível, uma relação com problemas/casos práticos e reais. Os conteúdos teóricos serão introduzidos em aulas teóricas (T) e consolidados através de aulas práticas laboratoriais (PL), após as quais pode ser solicitado a realização de um relatório para avaliação. Na maior parte das aulas PL os alunos terão contacto com trabalhos de investigação originais, realizados pelos próprios docentes, e com equipamentos e técnicas modernas avançadas. O Moodle será utilizado como recurso principal para a organização e disponibilização de materiais de aprendizagem aos alunos e comunicação com estes, não se excluindo obviamente o contacto presencial e o contacto via e-mail institucional.

Avaliação

A avaliação de conhecimentos adquiridos e competências desenvolvidas basear-se-á num Regime de avaliação contínua, AC, ou num Regime de avaliação final, AF. No primeiro Regime são consideradas as classificações obtidas em três Frequências, NFn, realizadas ao longo do semestre e em que se avalia em cada uma delas a aprendizagem em cada módulo, conjuntamente com a classificação de um trabalho de apresentação oral solicitado no módulo de métodos imunoquímicos, NTAO1, e com a classificação de um trabalho de apresentação em Poster solicitado no módulo de métodos cromatográficos, NTAP3. No segundo Regime considerar-se-á a classificação obtida no Exame final escrito, NEF, realizado em época normal, de recurso, especial ou extraordinária, e a classificação obtida nos trabalhos, NTAO1 e NTAP3, supracitados. Com a realização de três Frequências ao longo do semestre, pretende-se que a avaliação dos conhecimentos adquiridos e competências desenvolvidas seja mais distribuída, e ao mesmo tempo, menos intensa e exaustiva. Em cada Frequência será objeto de avaliação um conjunto específico de conteúdos programáticos, os quais são definidos e discriminados no Programa da UC, que é disponibilizado aos alunos na primeira aula. Quer nas Frequências quer no Exame final escrito, inclui-se a avaliação dos conteúdos lecionados nas aulas práticas laboratoriais. Ainda relativamente à avaliação de conhecimentos e desenvolvimento de competências que se preconizam através das aulas PL, no caso particular de um aluno faltar à totalidade das aulas PL de um módulo, o docente solicitará, em adição ao Exame escrito da Época de Recurso (ou posterior), a realização de um Exame Prático Laboratorial sobre o conteúdo dessas aulas, que vale 1/3 da classificação total.
A nota final em regime de avaliação contínua (NFAC) terá que ser ?9,5 valores e é calculada através de: NAC = F1 (23.8%) + F2 (33.0%) + F3 (19.8%) + NTAO1 (10.2%) + NTAP3 (13.2%), em que F1, F2 e F3 representam, respetivamente, a classificação obtida na Frequência do módulo de métodos imunoquímicos, eletroquímicos e cromatográficos.
A nota final em regime de avaliação final (NFAF) terá que ser ?9,5 valores e é calculada através de: NFAF = 76,6% NEF + NTAO1 (10.2%) + NTAP3 (13.2%), mantendo-se em NEF as mesmas ponderações dos módulos da avaliação contínua.

Bibliografia

Goldsby, R.A., Kindt, T.J., Osborne, B.A. & Kuby, J. (2002). Immunology (5th ed.). New York: W.H. Freeman and Company.
Howard, G.C. & Kaser, M.R. (Eds.) (2007). Making and Using Antibodies - A Practical Handbook, Boca Raton, USA: CRC Press.
Law, B. (Ed.) (2005). Immunoassay - A Practical Guide. London: Taylor and Francis.
Bruno, T.J., Robinson, J.W., Frame, E.M.S. & Frame II, G.M. (2023). Undergraduate Instrumental Analysis (8th ed.). Boca Raton, USA: CRC Press.
Ozkan, S.A., Kauffmann, J.-M. & Zuman, P. (2015). Electroanalysis in Biomedical and Pharmaceutical Sciences: Voltammetry, Amperometry, Biosensors, Applications. Berlin: Springer-Verlag.
Krishnaraj, N. & Sani, R.K. (Eds.) (2020), Bioelectrochemical Interface Engineering (1st ed.) Hoboken: John Wiley & Sons.
Xu, Q.A. & Madden, T.L. (Eds.) (2012). LC-MS in Drug Bioanalysis. Boston, MA: Springer.
Hol?apek, M. & Byrdwell, Wm.C. (Eds) (2017). Handbook of Advanced Chromatography/Mass Spectrometry Techniques. London: AOCS Press.