Cuidados de Saúde no Transporte de Doentes

Pós-Graduação

Apresentação

A pós-graduação em Cuidados de Saúde no Transporte de Doentes, tem como principal finalidade for- mar profissionais de saúde, habilitados a responder às necessidades em cuidados de saúde, de contextos cada vez mais exigente e desafiantes. Pretende-se que os estudantes desenvolvam as competências conceptuais, instrumentais e relacionais, indispensáveis aos cuidados de saúde no transporte de doentes em diferentes contextos. A simulação, a tecnologia e os diferentes cenários de aprendizagem constituem estratégias que permitem fomentar a aprendizagem e consolidação do conhecimento. O curso tem dois semestres, do primeiro constam unidades curriculares estruturais na área do curso: Ética, Investigação e Políticas e Modelos de Cuidados de Saúde. O segundo semestre é dedicado exclusivamente à temática dos cuidados de saúde no transporte de doentes. Foi estabelecido protocolo com a Femédica, entidade acreditada na área da emergência médica.
Unidade Orgânica: Escola Superior de Enfermagem de S. João de Deus
Duração: 2 Semestres/ ECTS (60 obrigatórios em UCS)
Língua: Português
Regime: Diurno

Saídas Profissionais

Os profissionais que optarem por realizar esta formação, podem exercer as competências adquiridas ao longo do curso em qualquer organização de saúde que preste cuidados a pessoas com doenças: Hospitais Gerais e Especializados públicos e privados; Centros de Saúde; Clínicas Médicas e de Enfermagem; Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

Condições Específicas de Acesso

i Condições de acesso para obtenção de uma Pós-Graduação Podem candidatar-se para obtenção de uma Pós-Graduação: ˆ titulares de grau de Licenciado ou equivalente legal; ˆ titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de Licenciado pelo órgão científico competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos; ˆ detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos. ii Condições de acesso a Pós-Graduações na Universidade de Évora Os finalistas do grau de licenciado no ato da candidatura, tem de reunir condições que garantam a conclusão da licenciatura até ao dia 30 de outubro do ano de ingresso. A admissão e matrícula destes estudantes está condicionada á conclusão da licenciatura até esta data, sendo a matrícula anulada caso não conclua a licenciatura nesse prazo. No decorrer na 1ª fase podem candidatar-se a 2º ciclo os estudantes que tenham em falta no máximo 6 UC para conclusão do curso; na 2ª fase podem candidatar-se se tiverem em falta 3 UC e na 3ª fase se tiverem em falta 1 UC. Executa-se do exposto acima os casos dos estudantes detentores de curriculum que revele experiência profissional ou científica, que possa ser reconhecida pelo órgão científico competente, atestando capacidade para realização do mestrado/pós-graduação, desde que o estudante requeira esse reconhecimento no ato da candidatura. iii Condições específicas de ingresso no curso Ser detentor de qualquer grau ou título profissional na área da saúde.

Vias de Acesso e Candidaturas

Estudantes de Países da UE
Vagas Atuais: 24
Estudantes Internacionais
Vagas Atuais: nd

Plano de Estudos

Propinas

Valor Anual das Propinas

Estudantes de Países da UE
1500 €
Estudantes Internacionais
2500 €

Direção de Curso

Horários

Informação não disponível

Documentos

Contactos

Diretor: Maria do Céu Marques [mcmarques@uevora.pt]

Gestor Académico: Ana Cristina Alves Dias
Serviços Académicos (atendimento on-line): SAC.ONLINE