Colocam-se atualmente a Portugal novos e estratégicos desafios no âmbito da conceção e fabricação de componentes para a indústria aeronáutica. Potencia-se assim a necessidade de formar técnicos especializados na área da produção e manutenção de componentes para aeronaves, nomeadamente no âmbito da automação, modelação e fabrico.
O Instituto Politécnico de Setúbal e a Universidade de Évora vêm responder a este desafio através da Pós-Graduação em Tecnologia Aeronáutica, destinada a fornecer a profissionais de engenharia e/ou tecnologia as valências necessárias para iniciarem ou melhorarem o desempenho de funções especializadas no setor aeronáutico.
O objetivo global da Pós-Graduação é fornecer competências na área da fabricação e manutenção de estruturas aeronáuticas. Objetivos específicos são a especialização de conhecimentos em materiais, processos de fabrico, ferramentas CAD/CAE/CAM, automação, e métodos de gestão específicos da indústria aeronáutica.
A Pós-Graduação destina-se a mestres, licenciados e bacharéis em engenharia ou tecnologia e quadros médios e superiores com atividade profissional relevante que necessitem de desenvolver competências na área de fabricação ou manutenção de estruturas aeronáuticas.