2023

Fertilização e Fertilizantes

Nome: Fertilização e Fertilizantes
Cód.: FIT10302O
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Agronomia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Aprofundamento dos conhecimentos sobre a capacidade e o modo da disponibilidade do fornecimento dos nutrientes à cultura pelo solo, e a quantificação das necessidades em fertilização e sua resposta pelas culturas. Aprofundamento dos conhecimentos sobre os fertilizantes existentes, suas condições de utilização e estratégias de aplicação e eficiência.


Criar as importantes competências em: -saber as formas e quantidades dos nutrientes, presentes no solo, requeridos e a aplicar às culturas; -desenvolver uma metodologia de trabalho que permita uma prática de fertilização correcta, económica, eficaz e sustentável; -na capacidade de decisão no tempo, montante e local do tipo de produtos a utilizar pelas culturas. Aprofundamento do conhecimento sobre as condições determinadoras das necessidades em correcções orgânicas e minerais dum solo, dos principais correctivos existentes e sua estratégia de utilização. Ensinar a metodologia de cálculo das recomendações sobre correcções do solo.

Conteúdos Programáticos

1.Necessidade de Nutrientes.


2.Fornecimento de nutrientes e a produção.


3.Resposta das Culturas, curvas de resposta (.lei dos mínimos. lei dos crescimentos decrescentes. lei de Mitscherlich. factores das formas das curvas de resposta. limitações das funções da resposta).


4.Disponibilidade e fornecimento de nutrientes (disponibilidade de nutrientes. competição para nutrientes. factores restritores da disponibilidade. factores afectadores da disponibilidade. balanço de nutrientes. reservas de nutrientes no solo. solo como fonte de nutrientes. fertilizantes como fonte de nutrientes. estrumes como fontes de nutrientes. taxas óptimas de aplicação de Fertilizantes. taxa óptima. função e produção. taxa óptima e deficiências nutritivas múltiplas).


5.Programas de aplicação de fertilizantes.


6.Modelação da relação fertilizante / produção.


7.Fertilizantes (efeitos adversos no crescimento e produção. efeitos benéficos no crescimento e produção. efeitos na produção final. eficiência dos fertilizantes. quantificação da dose óptima). 8.Técnicas de Aplicação. Épocas de Aplicação.


9.Localização do Fertilizante (princípios. teorias. factores. Métodos).


10.Critérios na fertilização azotada (Nitratos e Ambiente. O problema do nitrato. Física e química da perda de nitrato. A biologia da perda de nitrato). Estratégia para aumentar a eficiência da aplicação do N.


11.Critérios de aplicação da adubação fosfatada. Estratégias para aumentar a biodisponibilidade do P.


12.Fertilizantes (Produtos Convencionais e suas Fontes. Fertilizantes específicos. Desenvolvimento de novos fertilizantes.


Composição e biodisponibilidade. Escolha de fertilizantes).


13. Fertilização e qualidade (Azoto. Fósforo. Potássio. Cálcio. Outros nutrientes e a qualidade).


14.Correcções Minerais. Correcção de Solos Ácidos. Correcção de Solos Salinos e Alcalinos. 

Métodos de Ensino

A leccionação da disciplina é orientada e estruturada numa perspectiva teórico-prática e à luz dos conhecimentos e desenvolvimentos actuais da matéria, com o objectivo da aquisição e compreensão dos conceitos teóricos e a aplicação destes dum modo prático, em situações diversas mas concretas para os objectivos da Unidade Curricular. Ensino dos métodos de cálculo das necessidades de fertilização.

Avaliação

1.Trabalho individual ou em grupo sobre temas da matéria da UC com uma ponderação de 30% na nota da classificação final.


2. Avaliação escrita e individual sobre a matéria teórico-prática a realizar no fim da UC com a ponderação de 70%na nota da classificação final.


3. Em nenhuma destas provas o aluno poderá obter classificação inferior a 8, para aprovação na UC.

Bibliografia

Addiscot, T.M., et al. Farming, Fertilizers and the Nitrate Problem. CAB International. Oxford. Reino Unido. 1991.


Brady, N.C. & Weil, R.R. Elements of the Nature and Properties of Soils. Prentice Hall. 2003.


Coelho, F.S. e Verlenga, F.. Fertilidade do solo. Instituto Campineiro de Ensino Agrícola. Campinas. [19??].


Colwell, J.D. Estimating Fertilizer Requirements. CAB International. Oxford Reino Unido. 1994.


Cooke, G. W.. The control of soil fertility. Crosby Lockwood & Son. London. 1967.


Cooke, G. W.. Fertilizing for maximum yield. 2nd Ed. Granada Publishing. London. 1975.


Costa, J. B.. Caracterização e Constituição do Solo. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa. 1975.


Groot, J.J.R., et at. Nitrogen Turnover in the Soil – Crop System. Proceedings of Workshop held at the Institute for Soil Fertility Research, Haven Netherlands, 1990.


Horta, M. C. & Torrent, J. Dinâmica do fósforo no solo. Perspectiva agronómica e ambiental. Edições IPCB. Instituto Politécnico de Castelo Branco. Castelo Branco. 2010.


Jacob, A. & Vexkull, H.. Fertilizacion. Ediciones Euroamericanas. México. 1973. 


Lumaire, G, & Burns, D.. Diagnostic Procedures for Crop N Management. INRA, Paris, 1997.


Mortvedt, J. J., et al. Micronutrients in agriculture - Zn - Fe - B - Mo - Cu – Mn. Soil Science Society of America. Wisconsin. 1972.


Munson, R.D. Potassium in agriculture. American Society of Agronomy. Wisconsin. 1985.


Nelson, L. B.. Changing patterns in fertilizer use. Soil Science Society of America, Inc., Madison. 1969.


Oliveira, A.L.F.. Estudo da matéria orgânica nas unidades de solos cartografados em Portugal: a sul do Rio Tejo. Secretaria de Estado da Agricultura. Lisboa. 1967.


Pearson, R.W. & Adams, F.. Soil Acidity and Liming. Agronomy. ASA. Madison. USA. 1967.


Santos, Q. Fertilização. Fundamentos da Utilização dos Adubos e Correctivos. Europa-América. Colecção Euroagro. 2002.


Schnitzer, M. & Khan, S.N. Soil Organic Matter. Developments in Soil Science. Scientific Publishing Co Ed. Elsevier., 8. New York. 1978.