2023

Políticas de Saúde

Nome: Políticas de Saúde
Cód.: ENF11057O
5 ECTS
Duração: 15 semanas/130 horas
Área Científica: Enfermagem

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

OBJECTIVOS:


 


1. Compreender as características e a organização do sector da saúde, tendo por base o sistema de financiamento;


2. Compreender os principais determinantes da saúde e os contextos políticos, sociais, económicos e culturais que condicionam as políticas de saúde;


3. Avaliar a intervenção do Estado para que a equidade na saúde se verifique;


4. Avaliar o impacto financeiro dos recursos usados;


5. Compreender a evolução do Sistema de Saúde em Portugal.


 


COMPETÊNCIAS:


 


1. Compreender o tipo de financiamento dos Sistemas de Saúde;


2. Conhecer de que modo o financiamento determina as Políticas de Saúde;


3. Saber quais os principais Determinantes da Saúde;


4. Compreender como é que os Determinantes da Saúde devem influenciar as Políticas de Saúde;


 


5. Perceber qual o papel que o Estado pode ter na prestação de Cuidados de Saúde.

Conteúdos Programáticos

1. Políticas e Organização dos Sistemas de Saúde:


- Tipologias organizativas dos Sistemas de Saúde


- Financiamento


- Sistemas de informação


- Afetação de recursos


- Economia, inovação e aumento dos custos


- Desafios da gestão


2. Equidade nas Políticas de Saúde:


- Os determinantes de saúde


- Estratégias de saúde


3. Governação em Saúde:


-Governação e boa governação


-Governação clínica e não clínica


4. Evolução das Políticas de Saúde em Portugal


6. Saúde em Todas as Políticas


 


5. O Futuro dos Sistemas de Saúde

Métodos de Ensino

Serão acionadas metodologias que estimulem o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, assentes num trabalho de reflexão, questionamento crítico e análise contínua, devidamente orientados e enquadrados nas sessões letivas e de orientação tutorial. Serão também criados espaços de reflexão individual e grupal.

Avaliação

Avaliação envolve:


 – Participação ativa nas sessões letivas;


 – Desenvolvimento de projetos de Políticas de Saúde em pequenos grupos de discentes , teoricamente fundamentados, com um mínimo de 5000 caracteres (sem espaços e não incluindo a bibliografia), que será apresentado e discutido em aula.

Bibliografia

- BARROS, P.P. (2009) – Economia da Saúde – conceitos e comportamentos. 2ª ed. Coimbra: Edições Almedina.


 


- BRANQUINHO, L., MIGUEL, J. P., CONTREIRAS, T., LARANJEIRO, M. J. e RAJALA, M. (Orgs.) (2000) – Determinantes da Saúde na União Europeia. Actas da Conferência de Évora, Lisboa, Ministério da Saúde.


 


- CAMPOS, L., BORGES, M. e PORTUGAL, R. (Edi.) (2008) – Governação dos Hospitais, Alfragide, Casa das Letras.


 


- CICLOS DE DEBATES 1998/1999 (1999) – Administração de Saúde, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.


 


- DE CAMPOS, A.C. (2008) – Reformas da Saúde – O Fio Condutor, Coimbra, Livraria Almedina.


 


- FORUM GULBENKIAN DA SAÚDE 2005 (2007) – Saúde Sem Fronteiras, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.


 


- MARINKER, M. (1995) – Medical Audit and General Practice, London, BMJ Publishing Group.


 


- MARMOT, M. and WILKINSON, R. G. (2006) – Social Determinants of Health, Oxford University Press.


 


- NUNES, R. (2005) – Regulação da Saúde, Porto, Vida Económica.


 


- PORTER, M.E.; TEISBERG, E.O. (2006) – Redefining Health Care. Boston: Harvard Business School Publishing.


 


- SAKELLARIDES, C. (2006) – De Alma A Harry – crónica da democratização da saúde. 2º ed. Coimbra: Edições Almedina, SA.


 


- SIMÕES, J. (coord.) (2010) – 30 Anos do Serviço Nacional de Saúde – um percurso comentado. Coimbra: Edições Almedina, SA.


 


- SIMÕES, J. (2004) – Retratos Políticos da Saúde – Dependência do Percurso e Inovação em Saúde da Ideologia ao Desempenho, Coimbra, Livraria Almedina.


 


- STAHL, T., WISMAR, M., OLLILA, E., LAHTINEN, E. and LEPPO, K. (2006) – Health in All Policies, Finland, Ministry of Social Affairs and Health.

Equipa Docente (2022/2023 )