Governação Clínica
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Saber o que é a Governação clinica
Saber os vários componentes da governação clinica
Compreender os pilares da governação clinica
Compreender a estrutura organizacional de suporte à governação clinica
Saber as competências dos vários intervenientes clínicos e gerenciais.
COMPETÊNCIAS:
Saberem analisar os papeis dos intervenientes na governação clinica
Saberem definir os elementos estruturais que intervêm na governação clinica
Saberem como se operacionalizam os pilares da governação clinica
Saberem aplicar os princípios éticos à governação
Saber o que é a Governação clinica
Saber os vários componentes da governação clinica
Compreender os pilares da governação clinica
Compreender a estrutura organizacional de suporte à governação clinica
Saber as competências dos vários intervenientes clínicos e gerenciais.
COMPETÊNCIAS:
Saberem analisar os papeis dos intervenientes na governação clinica
Saberem definir os elementos estruturais que intervêm na governação clinica
Saberem como se operacionalizam os pilares da governação clinica
Saberem aplicar os princípios éticos à governação
Conteúdos Programáticos
A organização e a governação clinica e a Liderança (os diferentes papeis)
Pilares da governação clinica
Envolvimento do doente.
Auditoria clínica.
Educação e formação.
Gestão da informação.
Gestão de Recursos
A eficácia clínica e pesquisa.
Gestão de Risco.
Gestão do conhecimento
Do conhecimento para a ação
Aspetos Éticos da Governação
As comissões de ética nas instituições de saúde.
Métodos de Ensino
Relativamente às horas de contacto com o docente, o processo de ensino/aprendizagem será organizado com base em sessões letivas. Assim, o estudo individual tendo por base a bibliografia de trabalho, e outra que será da responsabilidade do aluno através da sua pesquisa orientada.
Os alunos participam na dinamização das sessões tanto individualmente como em pequenos grupos, e com base em recursos previamente distribuídos ou a pesquisar e também utilizando a sua experiência profissional. Haverá espaço para a discussão e análise de conceitos relativos às temáticas e das suas implicações práticas.
A disciplina terá uma estrutura de permanente diálogo entre as temáticas abordadas pelo docente e o trabalho do aluno sobre as mesmas. Assim se procurará que os alunos co-construam a sua aprendizagem, utilizando os recursos disponíveis.
Espera-se, parte dos alunos, uma participação ativa ao longo desta etapa do seu processo de formação. Numa primeira fase serão apresentados os conceitos que darão suporte à reflexão sobre a temática em estudo.
O trabalho de pesquisa individual será organizado em redor de um conjunto de temáticas em que o aluno será levado a refletir, sobre as mesmas relacionando as compatibilidades entre as pesquisas e a realidade da sua instituição em particular ou do sistema de saúde de forma mais alargada.
Terão igualmente lugar Sessões tutorial e de autoestudo, em conformidade com as recomendações do Processo de Bolonha.
No final do semestre aplicar-se-á um questionário aos alunos para recolher dados sobre a avaliação da unidade. Será feita uma análise desses dados e uma reflexão, que constarão do relatório final da unidade curricular.
Avaliação
A avaliação contínua envolve:
- Realização de um paper, individual e de um trabalho de grupo sobre uma das temáticas
- Participação ativa nas sessões letivas
Os estudantes que optarem pelo Regime de Avaliação Contínua terão que realizar um momento de avaliação sumativa. Esta, desenvolve-se através da realização de um paper, teoricamente fundamentado, com o máximo de 4000 carateres, sobre um dos temas do programa. O trabalho de grupo será apresentado em sala de aula. A nota final resulta da média aritmética dos resultados parciais dos dois momentos de avaliação (50%+40%e 10% para a participação nas sessões letivas).
Para o construir, o paper aluno escolhe um problema à sua escolha que tenha a ver com a sua realidade, definirá objetivos e a forma como pensa dar resposta ao problema incluindo pesquisas bibliográficas e outras estratégias como entrevistas etc... No corpo do texto apresenta as ideias resultantes de pesquisas de forma organizada e sistematizada e, apresentando os vários aspetos teóricos que ajudam a compreender o problema. Na conclusão prova em que medida respondeu aos objetivos e ao problema , em que confrontará os conhecimentos que adquiriu e a forma como podem ajudar a resolver o problema colocado (ver regras de elaboração de paper )Estas serão entregues ao professor em data a combinar. Podem e devem usar a sua experiência pessoal para analisar as possibilidades práticas do mesmo.
Os artigos que serviram de suporte devem ser entregues à parte digitalizados
Na modalidade de exame o mesmo constará de uma prova escrita que incide sobre toda a matéria.
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