Ciências da Educação - Administração, Regulação e Políticas Educativas (São Tomé e Príncipe)

Mestrado

Apresentação

Este ciclo de estudos traduz um curso de 2º ciclo decorrente da evolução e da consolidação da área de investigação em Administração e Gestão Educacional, que tem sido desenvolvida no Dep. de Pedagogia e Educação, da Univ. de Évora desde 1995. Alicerçado num corpo docente próprio, altamente qualificado, o Curso de Mestrado em CE- Administração, Regulação e Políticas Educativas apresenta o que de mais inovador se faz a nível nacional e internacional.   Este Mestrado proporciona formação pessoal e profissional, sustentada num repertório de conhecimentos e de competências técnicas, que tem como objetivo dotar os futuros mestres de capacidades reflexivas, capazes de conduzir o processo de melhoria eficaz e progressiva das instituições educativas. Pretende potenciar capacidades de liderança transformacional e de desenvolvimento de culturas organizacionais, que possam permitir ser um recurso passível de ser usado como instrumento de governação. Possibilita ainda o exercício do cargo de Diretor de Escola e habilita para o exercício consequente do desempenho de cargos de gestão intermédia e de topo, em escolas e em outros organismos educativos: municípios, organismos estatais, instituições privadas, organizações não-governamentais, etc. Oferece também a possibilidade de continuidade da investigação no Doutoramento em Ciências da Educação, também do Dep. de Pedagogia e educação, da Universidade de Évora, acreditado pela deliberação nº 158/2015 pela A3ES, sem condições, por 6 anos.      
Unidade Orgânica: Escola de Ciências Sociais
Duração: 4 Semestres/120 ECTS (66 obrigatórios e 12 optativos em UCS)
Língua: Português
Regime: Diurno

Saídas Profissionais

- Carreira Técnica Superior no Ministério da Educação e no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e na Administração Autárquica (em Portugal). - Organizações de Desenvolvimento Local e ONG's . - O curso beneficia de reconhecimento automático para efeitos da progressão na carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, de acordo com o estipulado em Portugal.

Condições Específicas de Acesso

Aplicam-se as normas gerais de acesso estabelecidas no Dedreto-Lei 74/2006, de 24 de março (com as alterações introduzidas pelas Leis 107/2008, de 25 de Junho e 230/2009, de 14 de Setembro, e pelo DL 115/2013, de 7 de Agosto): a) Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal; b) Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizados de acordo com os Princípios de Bolonha por um Estado aderente a este processo. c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos; d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior.

Vias de Acesso e Candidaturas

Estudantes de Países da UE
Vagas Iniciais: 2
Estudantes Internacionais
Vagas Iniciais: 28

Plano de Estudos

Propinas

Valor Anual das Propinas

Estudantes de Países da UE
1050 €
Estudantes Internacionais
2500 €
Estudantes Internacionais com Bolsa de Mérito
1050 €
Estudantes Internacionais com Bolsa de Cooperação e Desenvolvimento
1250 €

Direção de Curso

Horários

Informação não disponível.

Documentos

Contactos

Diretor: Marília Favinha [mfavinha@uevora.pt]

Gestor Académico: Maria João Doutor Zorro
Serviços Académicos (atendimento on-line): SAC.ONLINE