Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural (TPTI- Erasmus Mundus)

Mestrado

Apresentação

Apostando na internacionalização, na mobilidade e na resposta aos desafios do mundo global o Master Erasmus Mundus TPTI: Techniques, Patrimoine et Territoires de Industrie/Técnicas, Património e Territórios da Indústria, é um mestrado internacional que agrupa nove universidades: Paris-1 Panthéon Sorbonne, Évora, Pádua, Alicante, Praga, Curitiba, Sfax, Oviedo e Puebla e cujo percurso letivo é feito nas universidades de Évora, Paris e Pádua. Esta formação visa o aprofundamento de conhecimentos na área do Património Cultural, particularmente do Património Técnico, Industrial e Paisagístico, cruzando a análise histórica e a análise de terreno, a pesquisa e a gestão, a investigação-ação e a valorização patrimonial. Assegurado por docentes de diferentes países com experiência nas áreas científicas desta formação, proporciona aos mestrandos visões diversificadas sobre o Património Cultural com enquadramentos geográficos e culturais muito diversos, procurando formar especialistas capazes de salvaguardar e gerir o Património Cultural e de pensar o Património como uma forma de desenvolvimento sustentado e de promoção cultural de diferentes regiões e países. Os mestrandos são preparados para a vida profissional através de estágios, aprendizagem de diferentes línguas e mobilidade em diferentes países europeus e não europeus. Na Universidade de Évora este Mestrado apresenta-se como uma especialização do mestrado em Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural.
Curso em Associação/Instituições Parceiras:
  • Université Paris 1 Phantéon-Sorbonne
  • Università degli Studi di Padova
Unidade Orgânica: Instituto de Investigação e Formação Avançada
Duração: 4 Semestres/120 ECTS (75 obrigatórios e 15 optativos em UCS)
Língua: , Inglês, Francês
Regime: Diurno
Áreas de Especialização:
  • Técnicas, Patrimónios, Territórios da Industria: História, Valorização e Didática

Saídas Profissionais

Instituições públicas e privadas que lidem com a salvaguarda, a conservação, a gestão, a reutilização e a valorização do Património Histórico e Cultural, como é o caso de Autarquias, Fundações, ONG, Museus, Organismos estatais, Empresas públicas e privadas, Bibliotecas, Arquivos, Corpo diplomático.

Condições Específicas de Acesso

Os critérios de avaliação das candidaturas são definidos pelo consórcio do mestrado Erasmus Mundus + -TPTI: Techniques, Patrimoine, Territoires de l'Industrie. A avaliação das candidaturas é feita pelos membros do Comité Científico do mestrado (CSLM), representantes das várias universidades do consórcio, em data a estabelecer em função dos prazos da União Europeia - programa Erasmus +.

Vias de Acesso e Candidaturas

Plano de Estudos

Propinas

Valor Anual das Propinas

1000 €

Direção de Curso

Horários

Informação não disponível.

Documentos

Contactos

Diretor: Ana Cardoso de Matos [amatos@uevora.pt]

Gestor Académico: Helena Espadaneira
Serviços Académicos (atendimento on-line): SAC.ONLINE