Ciência dos Materiais Arqueológicos (ARCHMAT)
Mestrado
Ano Letivo 2025/2026
Apresentação
- Ciências físicas (440)
Saídas Profissionais
O titular do diploma de mestrado da ARCHMAT também se encontrará em uma posição privilegiada para se candidatar a oportunidades de emprego no setor privado (PMEs de restauração, profissão privada) e / ou laboratórios científicos de museus ou outras instituições governamentais (Ministério da Cultura, regional e nacional local) autoridades internacionais), mas também em várias organizações internacionais dedicadas à proteção de objetos e sitios do patrimônio cultural, como o ICCROM e a UNESCO. Por último, mas não menos importante, a participação como parceiros associados de instituições não-acadêmicas internacionais com reputação nacional / internacional de alto nível na ARCHMAT e com fortes afiliações com agências governamentais e indústrias como o Instituto de Ciência de Materiais de Aragão (ICMA) em Zaragoza e o Museu da Evolução Humana, Burgos -MEH da Espanha, o Museo delle Civilta - MUCIV, em Roma (Itália), o Museu de Arqueologia e Etnologia de São Paulo no Brasil, o Ormylia Art Diagnosis Center, na Grécia - ORM), o GuoWenYan Heritage Conserv. Center, China - será extremamente útil para os alunos da ARCHMAT em sua busca pós-mestrado por oportunidades de emprego em todo o mundo.
Condições Específicas de Acesso
Licenciatura em Ciências Exactas (Quimica, Geologia, Fisica, Engenharia, Biologia, ou outra formação relevante na area). Licenciatura em Ciências Sociais (Historia e Arqueologia, Herança Cultural, Conservação ou outra formação relevante na area).
Os candidatos devem submeter todos os documentos a seguir durante as diferentes etapas do procedimento de inscrição:
- Comprovativo de nacionalidade (cópia do passaporte com foto)
- Cópia digitalizada (traduzida) do diploma universitário exigida para a inscrição no ARCHMAT (Licenciatura - 1º ciclo em Ciências Física, Ciências da Terra, Química, Biologia-Bioquímica, Arqueologia, Ciências da Conservação, Estudos do Patrimônio Cultural e similares)
- Cópia digitalizada (traduzida) da transcrição dos resultados do estudos
- Curriculum vitae e Studiorum (formato EUROPASS)
- Carta de motivação (máximo 1 página A4)
- Carta de recomendação de dois acadêmicos.
- Cópia digitalizada do certificado de proficiência no idioma TOEFL 87 [iBT] ou do certificado IELTS (pontuação geral mínima = 6) ou certificado de Cambridge ou prova de pelo menos 1 ano de instrução em inglês no nível universitário.
Vias de Acesso e Candidaturas
Propinas
Valor Anual das Propinas
Comissão de Curso
Queres uma experiência académica noutra instituição de ensino superior nacional ou internacional?
Conhece os programas, as instituições parceiras onde podes fazer um período de mobilidade.