2025
Tecnologias da Informação e Comunicação em Contextos Educativos
Nome: Tecnologias da Informação e Comunicação em Contextos Educativos
Cód.: PED13930M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A unidade curricular tem como objectivo dotar os estudantes de conhecimentos e competências
relacionadas com o uso das TIC em contextos educativos.
Resultados de aprendizagem
É capaz de sustentar uma visão atualizada, crítica e fundamentada face ao papel das TIC em contextos
educativos, formais e informais.
É capaz de analisar as implicações sociais e educativas da sociedade em rede.
É capaz de desenhar programas e intervenções com recurso às TIC destinadas a ser implementadas em
contextos de educação formal e não formal.
Competências
Seleciona e usa as ferramentas e aplicações adequadas para apoiar processos de escrita académica,
organização, produtividade e gestão de projectos em actividades de natureza educativa.
Planifica ações, projectos, experiências e actividades de educação e desenvolvimento social com recurso
às ferramentas e ambientes abordados na unidade curricular.
Produz recursos multimédia, de acordo com os princípios de uma correta utilização em contextos
educativos.
relacionadas com o uso das TIC em contextos educativos.
Resultados de aprendizagem
É capaz de sustentar uma visão atualizada, crítica e fundamentada face ao papel das TIC em contextos
educativos, formais e informais.
É capaz de analisar as implicações sociais e educativas da sociedade em rede.
É capaz de desenhar programas e intervenções com recurso às TIC destinadas a ser implementadas em
contextos de educação formal e não formal.
Competências
Seleciona e usa as ferramentas e aplicações adequadas para apoiar processos de escrita académica,
organização, produtividade e gestão de projectos em actividades de natureza educativa.
Planifica ações, projectos, experiências e actividades de educação e desenvolvimento social com recurso
às ferramentas e ambientes abordados na unidade curricular.
Produz recursos multimédia, de acordo com os princípios de uma correta utilização em contextos
educativos.
Conteúdos Programáticos
1. As TIC e a Educação no Século XXI: perspectivas actuais e tecnologias emergentes.
2. Uma sociedade em rede: as redes sociais e as novas sociabilidades.
3. Ambientes e plataformas digitais em contextos educativos formais e não formais.
4. Programas educativos e gestão de projectos com recurso às TIC.
5. Questões de segurança, proteção e ética no uso das TIC em contextos educativos.
2. Uma sociedade em rede: as redes sociais e as novas sociabilidades.
3. Ambientes e plataformas digitais em contextos educativos formais e não formais.
4. Programas educativos e gestão de projectos com recurso às TIC.
5. Questões de segurança, proteção e ética no uso das TIC em contextos educativos.
Métodos de Ensino
PPara promover uma aprendizagem significativa e o desenvolvimento de projetos, adotaremos uma abordagem socioconstrutivista com metodologias ativas. Em linha com a política pedagógica da UÉ, os estudantes serão envolvidos em atividades que incluem pesquisa autónoma, leituras individuais e partilhadas, exploração e análise crítica de ferramentas digitais emergentes, produção de recursos multimédia, reflexão individual e debates coletivos com sistematização dos aspetos fundamentais. Além do trabalho a realizar individualmente, a unidade curricular incentivará a aprendizagem baseada em projetos (ABP), promovendo a colaboração em trabalhos de grupo, o que é essencial para o desenvolvimento e reforço de competências em gestão de projetos, análise crítica do potencial das ferramentas e criação de recursos multimédia. A participação ativa nas aulas é crucial para o sucesso na unidade curricular, exigindo uma especial atenção dos estudantes à frequência de aulas (cf. artigo 105º do RAUE).
Avaliação
I. Regime de Avaliação Contínua
A avaliação decorre ao longo de todo o período de aulas, com a emissão de feedback construtivo sobre as atividades a realizar em diversos momentos. Para o apuramento da classificação serão consideradas as seguintes componentes:
A) Criação e gestão de um projeto de catalogação de tecnologias digitais emergentes, a realizar em grupo (45% da classificação final)
B) Análise crítica de um artigo sobre um tópico escolhido de entre os conteúdos programáticos da UC, com apresentação em formato de vídeo (35% da classificação final)
C) Autoavaliação relativa à participação (envolvimento, interação e presença) (20% da classificação final)
II. Regime de Avaliação Final
A avaliação é baseada na realização de uma prova de avaliação teórico-prática, a realizar no período de avaliação definido no calendário escolar. A classificação obtida no trabalho realizado terá a ponderação de 100% na nota final.
A avaliação decorre ao longo de todo o período de aulas, com a emissão de feedback construtivo sobre as atividades a realizar em diversos momentos. Para o apuramento da classificação serão consideradas as seguintes componentes:
A) Criação e gestão de um projeto de catalogação de tecnologias digitais emergentes, a realizar em grupo (45% da classificação final)
B) Análise crítica de um artigo sobre um tópico escolhido de entre os conteúdos programáticos da UC, com apresentação em formato de vídeo (35% da classificação final)
C) Autoavaliação relativa à participação (envolvimento, interação e presença) (20% da classificação final)
II. Regime de Avaliação Final
A avaliação é baseada na realização de uma prova de avaliação teórico-prática, a realizar no período de avaliação definido no calendário escolar. A classificação obtida no trabalho realizado terá a ponderação de 100% na nota final.
Bibliografia
Conselho Nacional de Educação (Eds). (2017). Aprendizagem, TIC e Redes Digitais. CNE
Costa, F. A., Peralta, H., & Viseu, S. (Orgs.) (2008). As TIC na Educação em Portugal: Concepções e Práticas. Porto Editora.
Costa, F., Rodriguez, C., Cruz, E., & Fradão, S. (2012). Repensar as TIC na Educação. O Professor como Agente Transformador. Santillana.
European Commission (2022). Ethical guidelines on the use of artificial intelligence (AI) and data in teaching and learning for educators. Publications Office of the European Union.
Jonassen, D. (2007). Computadores, Ferramentas Cognitivas. Porto Editora.
MGIEP (2019). Rethinking pedagogy: exploring the potential of digital technology in achieving quality education. UNESCO,
Pedró, F. (2016). A tecnologia e a transformação da educação. Fundação Santillana.
TV Escola/Salto para o futuro (2010). Cultura Digital e Escola. Ministério da Educação.
Costa, F. A., Peralta, H., & Viseu, S. (Orgs.) (2008). As TIC na Educação em Portugal: Concepções e Práticas. Porto Editora.
Costa, F., Rodriguez, C., Cruz, E., & Fradão, S. (2012). Repensar as TIC na Educação. O Professor como Agente Transformador. Santillana.
European Commission (2022). Ethical guidelines on the use of artificial intelligence (AI) and data in teaching and learning for educators. Publications Office of the European Union.
Jonassen, D. (2007). Computadores, Ferramentas Cognitivas. Porto Editora.
MGIEP (2019). Rethinking pedagogy: exploring the potential of digital technology in achieving quality education. UNESCO,
Pedró, F. (2016). A tecnologia e a transformação da educação. Fundação Santillana.
TV Escola/Salto para o futuro (2010). Cultura Digital e Escola. Ministério da Educação.
Equipa Docente (2024/2025 )
- Elisabete Maria Carvalho Gerardo Pires da Cruz [responsável]