2025
Gestão Ética e Responsabilidade Social das Organizações
Nome: Gestão Ética e Responsabilidade Social das Organizações
Cód.: GES10937M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objectivos
O1 - Apresentar e delimitar alguns conceitos-chave associados a esta temática.
O2- Dar uma visão suficientemente clara das principais teorias e abordagens éticas, da responsabilidade social das organizações e da teoria dos stakeholders
O3- Evidenciar as vantagens da formalização da ética sob a forma de códigos de ética e de conduta, bem como a elaboração de relatórios de sustentabilidade.
O4- Afirmar a importância da existência de modelos de decisão ética.
Competências
A percepção e interiorização do papel das Organizações na construção de uma cultura de cidadania;
Reforço do espírito de equipa;
Pensamento e reflexão críticos;
Conhecimento de instrumentos de suporte à decisão ética.
O1 - Apresentar e delimitar alguns conceitos-chave associados a esta temática.
O2- Dar uma visão suficientemente clara das principais teorias e abordagens éticas, da responsabilidade social das organizações e da teoria dos stakeholders
O3- Evidenciar as vantagens da formalização da ética sob a forma de códigos de ética e de conduta, bem como a elaboração de relatórios de sustentabilidade.
O4- Afirmar a importância da existência de modelos de decisão ética.
Competências
A percepção e interiorização do papel das Organizações na construção de uma cultura de cidadania;
Reforço do espírito de equipa;
Pensamento e reflexão críticos;
Conhecimento de instrumentos de suporte à decisão ética.
Conteúdos Programáticos
Módulo 0. Apresentação do quadro teórico de referência
Delimitação de conceitos-chave: Ética, Moral, Deontologia, Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social e Ética Empresarial
Módulo 1. Ética das e nas Organizações
1.1. Apresentação de um conjunto de teorias éticas e de responsabilidade social das organizações
1.2. Da gestão pela cultura ética à liderança responsável
1.3. O papel dos códigos éticos e de conduta na criação de um modelo de gestão pela cultura ética
1.4. Modelos de decisão ética Aplicação de uma framework de suporte à resolução de dilemas éticos
Módulo 2. Desempenho Organizacional e Integração de Interesses
2.1. Introdução à problemática do desempenho organizacional
2.2. Desempenho económico, social e ambiental
2.3. Identificação, seleção e diagnóstico dos stakeholders relevantes
2.4. Gestão estratégica das interdependências organizacionais
Delimitação de conceitos-chave: Ética, Moral, Deontologia, Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social e Ética Empresarial
Módulo 1. Ética das e nas Organizações
1.1. Apresentação de um conjunto de teorias éticas e de responsabilidade social das organizações
1.2. Da gestão pela cultura ética à liderança responsável
1.3. O papel dos códigos éticos e de conduta na criação de um modelo de gestão pela cultura ética
1.4. Modelos de decisão ética Aplicação de uma framework de suporte à resolução de dilemas éticos
Módulo 2. Desempenho Organizacional e Integração de Interesses
2.1. Introdução à problemática do desempenho organizacional
2.2. Desempenho económico, social e ambiental
2.3. Identificação, seleção e diagnóstico dos stakeholders relevantes
2.4. Gestão estratégica das interdependências organizacionais
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino e aprendizagem consistem:
- Utilização do método expositivo para apresentação e clarificação do quadro teórico de referência.
- Análise crítica de um conjunto de códigos éticos e de conduta de organizações de natureza diversa.
- Aplicação de uma framework na resolução de dilemas éticos, utilizando para o efeito pequenos mas diversificados estudos de caso.
A equipa docente utilizará sistematicamente a plataforma de e-learning da Universidade de Évora (Moodle) como repositório de informação relevante e como plataforma de comunicação potenciadora da criação de uma comunidade ativa de aprendizagem e reflexão crítica sobre as temáticas abordadas na UC.
- Utilização do método expositivo para apresentação e clarificação do quadro teórico de referência.
- Análise crítica de um conjunto de códigos éticos e de conduta de organizações de natureza diversa.
- Aplicação de uma framework na resolução de dilemas éticos, utilizando para o efeito pequenos mas diversificados estudos de caso.
A equipa docente utilizará sistematicamente a plataforma de e-learning da Universidade de Évora (Moodle) como repositório de informação relevante e como plataforma de comunicação potenciadora da criação de uma comunidade ativa de aprendizagem e reflexão crítica sobre as temáticas abordadas na UC.
Avaliação
O processo de avaliação contínua desta unidade curricular é constituído por dois elementos:
I. Trabalho escrito (grupos de 3 a 4 alunos) 60%
Este elemento de avaliação contemplará:
a) Recolha do último Relatório de Sustentabilidade publicado por duas organizações, em que pelo menos uma delas deve ter sede em Portugal (à escolha do grupo, mas ambas do mesmo setor de atividade);
b) Análise crítica e comparativa dos dois Relatórios a que se refere o ponto anterior
c) Apresentação oral e discussão prévia dos projetos de trabalho, work in progress terá carácter obrigatório.
2. Prova escrita (individual, com consulta) 40%
A nota mínima de qualquer elemento previsto no processo de avaliação contínua é de 7 (sete) valores.
Regime de Avaliação por Exame
Este regime de avaliação consistirá numa prova escrita sobre o conteúdo global da unidade curricular, o teste será sem consulta e terá a ponderação de 100%.
I. Trabalho escrito (grupos de 3 a 4 alunos) 60%
Este elemento de avaliação contemplará:
a) Recolha do último Relatório de Sustentabilidade publicado por duas organizações, em que pelo menos uma delas deve ter sede em Portugal (à escolha do grupo, mas ambas do mesmo setor de atividade);
b) Análise crítica e comparativa dos dois Relatórios a que se refere o ponto anterior
c) Apresentação oral e discussão prévia dos projetos de trabalho, work in progress terá carácter obrigatório.
2. Prova escrita (individual, com consulta) 40%
A nota mínima de qualquer elemento previsto no processo de avaliação contínua é de 7 (sete) valores.
Regime de Avaliação por Exame
Este regime de avaliação consistirá numa prova escrita sobre o conteúdo global da unidade curricular, o teste será sem consulta e terá a ponderação de 100%.
Bibliografia
. Almeida, F. (2010). Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas, Ed. Principia
. Costa, M. A. N., Santos, M. J., Seabra, F. M. e Jorge, F. (Orgs.) (2011). Responsabilidade Social: Uma visão ibero-americana. Coimbra: Edições Almedina.
. Ferreira, J.M.C (Org.) (2016). Perspetivas de Desenvolvimento Sustentável, Ed. Clássica.
. Freeman, R. (1984). Strategic management: A stakeholder approach. Boston: Pitman/Ballinger.
. Post, J. E., Preston, L. E. e Sachs, S. (2002). Redefining the Corporation: Stakeholder Management and Organizational Wealth. Stanford, CA: Stanford University Press.
. Rego, A., Cunha M. P., Costa N. G., Gonçalves, H. & Cabral- Cardoso, C. (2006). Gestão Ética e Socialmente Responsável Teoria e Prática. Lisboa, RH Editora.
. Santos, M. J., Seabra, F. M., Jorge, F., Costa, M. A. (Orgs) (2014), Responsabilidade Social: Na governação, nas empresas e nas organizações não empresariais: Do diagnóstico à acção, Ed. Almedina.
. Costa, M. A. N., Santos, M. J., Seabra, F. M. e Jorge, F. (Orgs.) (2011). Responsabilidade Social: Uma visão ibero-americana. Coimbra: Edições Almedina.
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. Freeman, R. (1984). Strategic management: A stakeholder approach. Boston: Pitman/Ballinger.
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. Santos, M. J., Seabra, F. M., Jorge, F., Costa, M. A. (Orgs) (2014), Responsabilidade Social: Na governação, nas empresas e nas organizações não empresariais: Do diagnóstico à acção, Ed. Almedina.