2023
Educação para a Cidadania
Nome: Educação para a Cidadania
Cód.: PED11185M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecer os principais quadros conceptuais acerca da cidadania e compreender a suas intercorrências políticas, culturais e educacionais.
Discutir e compreender os desafios e as opções que a sociedade contemporânea (em particular a transformação digital) impõe a uma educação para a cidadania.
Conhecer os principais debates em torno das áreas temáticas a ser abordadas no processo de educação para a cidadania e, face a isso, ter uma posição crítica fundamentada.
Possuir as competências didácticas necessárias à promoção de conhecimentos, valores e atitudes em questões de cidadania
Assumir um papel interventivo e crítico nos planos profissional e pessoal, em ordem a uma cidadania plena
Discutir e compreender os desafios e as opções que a sociedade contemporânea (em particular a transformação digital) impõe a uma educação para a cidadania.
Conhecer os principais debates em torno das áreas temáticas a ser abordadas no processo de educação para a cidadania e, face a isso, ter uma posição crítica fundamentada.
Possuir as competências didácticas necessárias à promoção de conhecimentos, valores e atitudes em questões de cidadania
Assumir um papel interventivo e crítico nos planos profissional e pessoal, em ordem a uma cidadania plena
Conteúdos Programáticos
A. Conceitos-chave: democracia, ideologia, justiça, direitos humanos, cidadania, liberdade, igualdade, inclusão, globalização, individualismo, liberalismo, socialismo.
B. A educação para a cidadania como educação para os valores.
C. Os novos cenários da educação para a cidadania: cidadania digital, inteligência artificial, alterações climáticas, o mundo multipolar.
D. A estratégia nacional de Educação para a cidadania.
E. As dimensões da educação para a cidadania: (segundo a DGE)
E.1. Dimensão europeia da Educação.
E.2. Educação Ambiental para a sustentabilidade.
E.3. Educação do Consumidor.
E.4. Educação Financeira.
E.5. Educação intercultural.
E.6. Educação para a Paz.
E.7. Educação para a Igualdade de Género.
E.8. Educação para o risco.
E.9. Educação para o desenvolvimento.
E.10. Educação para o empreendedorismo.
E.11. Educação para o Voluntariado.
E.12. Educação para os Direitos Humanos.
E.13. Educação para os media.
E.14. Educação rodoviária.
E.15. Educação para a saúde e a sexu
B. A educação para a cidadania como educação para os valores.
C. Os novos cenários da educação para a cidadania: cidadania digital, inteligência artificial, alterações climáticas, o mundo multipolar.
D. A estratégia nacional de Educação para a cidadania.
E. As dimensões da educação para a cidadania: (segundo a DGE)
E.1. Dimensão europeia da Educação.
E.2. Educação Ambiental para a sustentabilidade.
E.3. Educação do Consumidor.
E.4. Educação Financeira.
E.5. Educação intercultural.
E.6. Educação para a Paz.
E.7. Educação para a Igualdade de Género.
E.8. Educação para o risco.
E.9. Educação para o desenvolvimento.
E.10. Educação para o empreendedorismo.
E.11. Educação para o Voluntariado.
E.12. Educação para os Direitos Humanos.
E.13. Educação para os media.
E.14. Educação rodoviária.
E.15. Educação para a saúde e a sexu
Métodos de Ensino
A UC integra a componente de formação educacional geral do curso e tem uma vocação reflexiva e crítica. As metodologia utilizadas nesta uc visam um sólido conhecimento teórico dos conteúdos, a partir dos pensadores mais relevantes, a par com a aplicação desses conteúdos teóricos à análise critica de situações concretas e reais, dentro do leque de dimensões prescritas pelo currículo oficial. São, pois, diversas as metodologias convocadas: momentos expositivos, debates abertos, pesquisa documental com ou sem recolha de dados de campo e exposição de resultados dessas investigações.
Constituir-se-ão grupos de trabalho aos quais se distribuem temas que deverão ser investigados, apresentados e discutidos. Dar-se-á, naturalmente, prioridade aquelas dimensões cuja articulação com as áreas científicas da formação é mais óbvia e, portanto, mais naturalmente articulável com a prática lectiva dos alunos, como o ambiente e a sustentabilidade, a educação para a saúde, a sexualidade e o género,
Constituir-se-ão grupos de trabalho aos quais se distribuem temas que deverão ser investigados, apresentados e discutidos. Dar-se-á, naturalmente, prioridade aquelas dimensões cuja articulação com as áreas científicas da formação é mais óbvia e, portanto, mais naturalmente articulável com a prática lectiva dos alunos, como o ambiente e a sustentabilidade, a educação para a saúde, a sexualidade e o género,
Bibliografia
Cortina, A. (2009). Etica de la razón Cordial. Educar en la ciudadania en el siglo XXI. Madrid. Ediciones Nobel.
Sebastião, L., (2017). Manuel Ferreira Patrício. Por uma pedagogia da sageza. In A. B. Teixeira, J. Pinto, M. T. Santos, & R. Epifânio, (Coords.) Simpósio de Homenagem a Manuel Ferreira Patrício (pp. 121-128). Lisboa: MIL ISBN 987-989-8661-72-2
Madec, A. & Muratd, N. (1998). Cidadania e Políticas Sociais, Lisboa: Instituto Piaget.
Nussbaum, M. 2014, Educação e Justiça Social, Mangualde; Edições Pedago.
Ortega, P. & Minguez, R. (2001). La educación moral del ciudadano de hoy, Barcelona: Paidós
Patrício, M. F. & Sebastião, L. (2004) Conhecimento do mundo social e da vida- Passos para uma pedagogia da sageza. Lisboa: Universidade Aberta. ISBN: 972-674-447-4
Pomar, C. (coord.), . (2012). Guião de Educação Género e Cidadania: 2º ciclo do ensino básico. Comissão para Cidadania e Igualdade de Género/ Presidência do Conselho de Ministros (ISBN: 978-972-597-336-3)
Sebastião, L., (2017). Manuel Ferreira Patrício. Por uma pedagogia da sageza. In A. B. Teixeira, J. Pinto, M. T. Santos, & R. Epifânio, (Coords.) Simpósio de Homenagem a Manuel Ferreira Patrício (pp. 121-128). Lisboa: MIL ISBN 987-989-8661-72-2
Madec, A. & Muratd, N. (1998). Cidadania e Políticas Sociais, Lisboa: Instituto Piaget.
Nussbaum, M. 2014, Educação e Justiça Social, Mangualde; Edições Pedago.
Ortega, P. & Minguez, R. (2001). La educación moral del ciudadano de hoy, Barcelona: Paidós
Patrício, M. F. & Sebastião, L. (2004) Conhecimento do mundo social e da vida- Passos para uma pedagogia da sageza. Lisboa: Universidade Aberta. ISBN: 972-674-447-4
Pomar, C. (coord.), . (2012). Guião de Educação Género e Cidadania: 2º ciclo do ensino básico. Comissão para Cidadania e Igualdade de Género/ Presidência do Conselho de Ministros (ISBN: 978-972-597-336-3)
Equipa Docente
- Luís Miguel dos Santos Sebastião [responsável]