2024

Metodologias de Investigação em Educação

Nome: Metodologias de Investigação em Educação
Cód.: PED11169M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecer os supostos epistemológicos que diferenciam as grandes vias de abordagem à realidade educativa.
Desenvolver competências de investigação em educação, identificando as suas especificidades. Aplicar conceitos fundamentais de investigação em educação, na análise e desenho da pesquisa. Conhecer métodos e técnicas de recolha de dados de investigação em educação. Conhecer técnicas de tratamento e análise de dados resultantes de investigação em educação. Construir projetos de investigação metodologicamente fundamentados e adequados aos problemas em estudo. Analisar e elaborar relatórios críticos de investigação; Ser capaz de utilizar a dimensão de investigação, mobilizando saberes anteriormente referidos, associada a projetos de intervenção no âmbito da educação.

Conteúdos Programáticos

Fundamentos epistemológicos da investigação em educação.
A ética da investigação.
Estratégias de investigação e desenhos de investigação: a inter-relação entre paradigma(s), problema(s), objetivos e métodos de investigação.
Métodos, técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados.
O projeto de investigação e a ação educativa. A investigação-ação como estratégia de consolidação da prática docente.
A escrita de relatórios científicos: o caso específico do relatório de Prática de Ensino Supervisionada.

Métodos de Ensino

De acordo com os objetivos da unidade curricular, serão desenvolvidas metodologias que privilegiem a participação dos estudantes nas aulas, através do debate, da crítica fundamentada e da intervenção reflexiva, bem como da experimentação de instrumentos de investigação, contribuindo, simultaneamente, para a consolidação dos seus saberes e para a respetiva mobilização. Ainda de acordo com os objetivos, serão desenvolvidos modelos de aula centradas nos estudantes e no seu desenvolvimento pessoal e profissional

Avaliação

Para obter aprovação na unidade curricular, qualquer estudante que tenha cumprido os critérios de assiduidade mínima, deverá realizar dois trabalhos individuais: um que consistirá na análise crítica de um artigo de investigação (50%) e outro que consistirá na realização de um projeto de investigação na área específica do seu curso (50%). Os trabalhos solicitados aos estudantes são adequados às áreas relativas à especificidade de cada curso.

Bibliografia

Arthur, J. (ed) (2012). Research methods and methodologies in education. Sage.
Bergman, M. M. (ed) (2008). Advances in mixed methods research: theories and applications. Sage
Denzin, N. & Lincoln, Y. (Eds.) (2011). Handbook of qualitative research. Sage.
Creswell, J.W. & Poth, C.N. (2018). Qualitative inquiry and research design. (4th ed). Sage
Efron, S. E. & Ravid, R. (2013). Action Research in Education. A Practical Guide. Guilford.
King, N. & Horrocks, C. (2010). Interviews in qualitative research. SAGE
Leavy, P. (2017). Research design. Guilford
Moreira, J. M. (2009). Questionários: teoria e prática. Almedina.
Neuman, W. L. (2011). Social research methods: qualitative and quantitative approaches. Pearson Education
Silverman, D. (2010). Doing qualitative research: A practical handbook. (4th ed.) Sage.
Simons, H. (2009). Case study research in practice. SAGE
Yin, R. (2016). Qualitative research from start to finish. (2nd ed). Guilford

Equipa Docente (2023/2024 )