2025
Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música
Nome: Prática de Ensino Supervisionada no Ensino Vocacional de Música
Cód.: MUS14834M
42 ECTS
Duração: 30 semanas/1092 horas
Área Científica:
Música
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Caracterizar a organização do ambiente educativo e refletir de forma crítica e fundamentada sobre as opções organizativas subjacentes.
2. Desenvolver a integração dos diversos saberes (do conteúdo específico, pedagógico, didático e atitudes) na prática profissional.
3. Desenvolver competências de autonomia e intervenção intervenção pedagógica intencional em contextos educativos escolares mobilizando e integrando conhecimentos científicos.
4. Desenvolver a capacidade de identificar e analisar as aprendizagens reveladas pelos alunos, reconhecer os seus problemas e dificuldades mais comuns, e perspetivar formas de contribuir para a sua superação
5. Compreender a dimensão cívica e formativa das suas funções, com as inerentes exigências éticas e deontológicas que lhe estão associadas.
6. Desenvolver atitudes reflexivas, de autoquestionamento, de aprendizagem ao longo da vida e de desenvolvimento profissional.
7. Desenvolver competências de investigação e de reflexão permanente sobre, na
2. Desenvolver a integração dos diversos saberes (do conteúdo específico, pedagógico, didático e atitudes) na prática profissional.
3. Desenvolver competências de autonomia e intervenção intervenção pedagógica intencional em contextos educativos escolares mobilizando e integrando conhecimentos científicos.
4. Desenvolver a capacidade de identificar e analisar as aprendizagens reveladas pelos alunos, reconhecer os seus problemas e dificuldades mais comuns, e perspetivar formas de contribuir para a sua superação
5. Compreender a dimensão cívica e formativa das suas funções, com as inerentes exigências éticas e deontológicas que lhe estão associadas.
6. Desenvolver atitudes reflexivas, de autoquestionamento, de aprendizagem ao longo da vida e de desenvolvimento profissional.
7. Desenvolver competências de investigação e de reflexão permanente sobre, na
Conteúdos Programáticos
- Currículo da respetiva área de docência incluindo a música de conjunto do ensino dos conservatórios e escolas de música.
- Orientações curriculares: do passado para o presente e futuro.
Os programas das áreas de docência.
- Observação, caracterização e análise crítica da realidade educativa.
- Acção educativa e avaliação.
- Instituições e conceitos de qualidade educativa e de formação.
- Orientações curriculares: do passado para o presente e futuro.
Os programas das áreas de docência.
- Observação, caracterização e análise crítica da realidade educativa.
- Acção educativa e avaliação.
- Instituições e conceitos de qualidade educativa e de formação.
Métodos de Ensino
Trata-se de uma unidade curricular anual, que inclui momentos de observação participante para produção documental, reflexão consequente, compreensão do contexto educativo e consequente lecionação de sequências de aulas do 1º, 2º e 3º Ciclo.
- Orientação dos alunos para a observação, análise e intervenção em contexto escolar.
- Acompanhamento no planeamento e concepção do projecto.
- Discussão e análise crítica de situações problemáticas do contexto educativo.
- Avaliação do projecto de intervenção.
- Avaliação, orientação e supervisão das intervenções.
- Apresentação e discussão do portfólio.
- Apresentação e discussão do relatório da unidade curricular.
- Orientação dos alunos para a observação, análise e intervenção em contexto escolar.
- Acompanhamento no planeamento e concepção do projecto.
- Discussão e análise crítica de situações problemáticas do contexto educativo.
- Avaliação do projecto de intervenção.
- Avaliação, orientação e supervisão das intervenções.
- Apresentação e discussão do portfólio.
- Apresentação e discussão do relatório da unidade curricular.
Avaliação
A avaliação formativa é a modalidade preferencial, sendo participada por alunos e orientadores em mo-mentos de supervisão cooperada, culminando com a elaboração do relatório da PES.
A avaliação sumativa tem duas componentes: classificação do desempenho da PES desenvolvida nas escolas - 65%; classificação resultante da apreciação pelo Júri do Relatório da PES e da sua discussão pública 35%.
A avaliação sumativa tem duas componentes: classificação do desempenho da PES desenvolvida nas escolas - 65%; classificação resultante da apreciação pelo Júri do Relatório da PES e da sua discussão pública 35%.
Bibliografia
Azevedo M. (2001). Teses, Relatórios e Trabalhos Escolares (2a edição). Universidade Católica
Baines, A. (1992). The Oxford companion to musical instruments. OUP
Cardoso, C.(2006). Os professores em contexto de diversidade. Predefinições
Freitas, C. M. et al (2001). Gestão Flexível do Currículo. Contributos para uma reflexão crítica. Texto Edi-tora
Glumac, K. (2018). A Simple Guide to Music Education. Independently published.
Lopes, E (2020). Percursos de Investigação no Século XXI para o Ensino do Instrumento Musical. Edições Húmus
Lopes, E. (2013). Pluralidade no Ensino do Instrumento Musical. Fundação L. Molina
Peles, E. (2023). Music Education: Discover Tips For Making Music Education Fun. Independently pub-lished.
Thurler, M. ( 2001). Inovar Dentro da Escola. Artmed Editora
Villas Boas, B. (2006). Portefólio. Avaliação e trabalho pedagógico. Porto. Asa
Wright, R.; Johansen, G.; Kanellopoulos, P. A.; Schmidt, P. (2023). The Routledge Handbook to Sociology of Music Education. Routle
Baines, A. (1992). The Oxford companion to musical instruments. OUP
Cardoso, C.(2006). Os professores em contexto de diversidade. Predefinições
Freitas, C. M. et al (2001). Gestão Flexível do Currículo. Contributos para uma reflexão crítica. Texto Edi-tora
Glumac, K. (2018). A Simple Guide to Music Education. Independently published.
Lopes, E (2020). Percursos de Investigação no Século XXI para o Ensino do Instrumento Musical. Edições Húmus
Lopes, E. (2013). Pluralidade no Ensino do Instrumento Musical. Fundação L. Molina
Peles, E. (2023). Music Education: Discover Tips For Making Music Education Fun. Independently pub-lished.
Thurler, M. ( 2001). Inovar Dentro da Escola. Artmed Editora
Villas Boas, B. (2006). Portefólio. Avaliação e trabalho pedagógico. Porto. Asa
Wright, R.; Johansen, G.; Kanellopoulos, P. A.; Schmidt, P. (2023). The Routledge Handbook to Sociology of Music Education. Routle
Equipa Docente (2024/2025 )
- Ana Maria Mendes Carvalho dos Santos
- André Manuel Fialho Conde
- Carlos Alexandre Mourão de Carvalho e Damas [responsável]
- Daniel Melo Emidio Louro
- Dejan Ivanovich
- Eduardo José Monserrate Tavares Lopes
- Gonçalo André Dias Pescada
- Liliana Margareta Bizineche
- Luís Miguel Oliveira Gomes
- Mário Dinis Coelho da Silva Marques
- Mário Pedro do Amaral Ribeiro e Tomaz
- Ana Maria Mendes Carvalho dos Santos
- André Manuel Fialho Conde
- Carlos Alexandre Mourão de Carvalho e Damas [responsável]
- Daniel Melo Emidio Louro
- Dejan Ivanovich
- Eduardo José Monserrate Tavares Lopes
- Gonçalo André Dias Pescada
- Liliana Margareta Bizineche
- Luís Miguel Oliveira Gomes
- Mário Dinis Coelho da Silva Marques
- Mário Pedro do Amaral Ribeiro e Tomaz