2025
Proteção de Culturas II
Nome: Proteção de Culturas II
Cód.: FIT10446M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Agronomia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objectivo proporcionar aos alunos que já possuem conhecimentos de fitopatologia, infestantes e entomologia, uma consciencialização para um conjunto de temas emergentes resultantes de novos desenvolvimentos científicos. Estes desenvolvimentos têm impacto a prazo relativamente curto e a vários níveis, desde as novas tecnologias de gestão das doenças e pragas em agricultura, na paisagem, nos alimentos, na saúde humana e portanto um impacte social a nível global importante que urge reconhecer. Torna-se necessário um debate cientificamente fundamentado e, em certa medida uma ampla divulgação desses temas, tendo sempre em conta a produção responsável de alimentos, a protecção do ambiente e o bem-estar das populações, ampliando assim o sentido de responsabilidade dos interventores na área da protecção das plantas.
Conteúdos Programáticos
O conteúdo abrangerá matérias muito atuais que exigem maturidade de conhecimentos em vários domínios e que serão tratados por diferentes oradores, Professores, Especialistas do sector da indústria agrícola/alimentar e Políticos que tutelem estas áreas. Exemplo dos temas: As alterações climáticas e o risco de emergência de novos parasitas; Solos supressivos como fonte de organismos antagonistas; Biofungicidas casos práticos; As micotoxinas nas culturas e a ameaça na saúde humana e animal; Plantas transgénicas resistentes a herbicidas -- um potencial para aumentar a produção de alimentos?; Plantas vectores de patogénios animais colocam em risco a saúde dos consumidores?; Biosegurança e
bioterrorismo; Estratégias para potenciar as defesas inatas das plantas; Novos desenvolvimentos na previsão da ocorrência de epidemias, etc.
bioterrorismo; Estratégias para potenciar as defesas inatas das plantas; Novos desenvolvimentos na previsão da ocorrência de epidemias, etc.
Métodos de Ensino
O ensino será coordenado pelos Professores acima referidos de acordo com o modelo dito em 3.3.5.
Os alunos estão obrigados a participar activamente, em todas as conferências e serão acompanhados pelos docentes da disciplina. Aos alunos será antecipadamente, disponibilizada literatura relativa ao tema que o orador abordar nessa semana; baseado nessa literatura, os alunos (individualmente) elaborarão um documento escrito (1 pagina) com 1 ou 2 questões chave do tema, que entregarão ao docente responsável antes da conferência. Posteriormente, cada aluno elaborará um resumo da mesma.
A avaliação incidirá sobre a qualidade da participação nas conferências, sobre o documento prévio, e sobre o resumo final sobre esta.
Os alunos estão obrigados a participar activamente, em todas as conferências e serão acompanhados pelos docentes da disciplina. Aos alunos será antecipadamente, disponibilizada literatura relativa ao tema que o orador abordar nessa semana; baseado nessa literatura, os alunos (individualmente) elaborarão um documento escrito (1 pagina) com 1 ou 2 questões chave do tema, que entregarão ao docente responsável antes da conferência. Posteriormente, cada aluno elaborará um resumo da mesma.
A avaliação incidirá sobre a qualidade da participação nas conferências, sobre o documento prévio, e sobre o resumo final sobre esta.
Bibliografia
A bibliografia será variável de acordo com os temas das conferências a serem proferidas. No entanto serão disponibilizados aos alunos artigos científicos, artigos de divulgação e sites de internet relevantes para cada um dos tópicos das conferências.