Seminário de Dissertação
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Orientar o aluno sobre os métodos de investigação científica que lhe permitão identificar um problema ou assunto a investigar, formular
a(s) hipótese(s) ou objectivo(s) do trabalho de dissertação (tese), construir o método de desenvolvimento do trabalho e os materiais
necessários à aplicação em causa, apresentar e discutir resultados, quer através de trabalhos escritos ou de apresentação oral e
extrair conclusões. Melhorar a capacidade de apreciação do trabalho de outros investigadores e autores, identificar os objectivos e
problemas e desenvolver capacidades e competências adequadas para a apresentação com sucesso de trabalhos científicos e
comunicações em conferências, seminários e na escrita de artigos científicos. Preparar o Plano de Trabalho de dissertação (Tese), as
Monografias e os Relatórios de estágio ou de atividade profissional, conforme a opção escolhida.
Conteúdos Programáticos
1 - Introdução
2 - A natureza do conhecimento científico
2.1 Introdução
2.2 O conhecimento e os seus níveis
2.3 Formação do espírito científico
3. O método científico
3.1 Introdução
3.2 Processo do método científico
4. Organização e desenvolvimento do trabalho científico
4.1 Introdução
4.2 Escolha do tema
4.3 Identificação do problema
4.4 Definição de objectivos
4.5 Metodologia e métodos de análise
4.6 Recolha de informação
4.7 Descrição dos resultados
4.8 Conclusões e sugestões
4.9 Bibliografia
4.10 Cronograma
Métodos de Ensino
Escrita sobre metodologia de conhecimento científico, discussão de trabalhos de outros autores e leitura de recomendações sobre a preparação de dissertações e publicação de artigos em revistas científicas. Elaboração de planos de trabalho de dissertação, monografias e relatórios de estágio. Preparação e entrega de trabalhos de crítica e de síntese; preparação, entrega e apresentação de um trabalho final sobre “ o plano de trabalho para a dissertação”. Avaliação contínua, com trabalhos para casa e apresentações na aula de trabalhos individuais.
Avaliação
Consiste em avaliação contínua, com trabalhos na aula e para casa, e apresentações orais, na aula, de trabalhos individuais, escolhidos pelo docente e pelos alunos; Avaliação global com nota de 0 a 20 valores. Aprovação com nota de 10 valores;
* Para todos os alunos: Entrega de trabalhos de crítica e de síntese apresentados pelo docente e pelos alunos;
* Para os alunos com dissertação: Entrega de um trabalho final sobre “O plano de trabalho para a Dissertação de Mestrado”, esquematizado como indicado mais abaixo. Apresentação oral (power point);
* Para os alunos com relatórios de estágio e de atividade profissional: Entrega de um relatório tipo (ver regras dos serviços académicos) sobre o tema escolhido. Apresentação oral (power point);
Para a apresentação do Plano de Trabalhos para a Dissertação, seguir a seguinte proposta de organização do texto:
CAPA, com indicação do nome, título do trabalho, etc., de acordo com as normas da Universidade de Évora; TEXTO, seguir o seguinte esquema organizativo:
Título
Título, de acordo com o objectivo do trabalho;
Introdução (com inclusão na sua redação dos seguintes tópicos)
Apresentação do problema;
Apresentação da importância do problema;
Apresentação dos objectivos do trabalho;
Apresentação do que é novo no trabalho proposto;
Apresentação dos benefícios a obter com os resultados do trabalho;
Apresentação sumária das fases do trabalho;
Revisão bibliográfica
Apresentação da bibliografia relevante;
Apresentação do modelo a utilizar ou discussão de processos;
Método/Teoria (inclusão na sua redação dos seguintes tópicos)
Apresentação detalhada do modelo ou métodos a aplicar ao problema;
Apresentação da derivação do modelo ou explicação dos métodos (matematicamente ou com discussão e referências bibliográficas);
Apresentação do delineamento experimental;
Apresentação dos dados primários e secundários a obter;
Material (inclusão na sua redação dos seguintes tópicos)
Apresentação das técnicas e materiais necessários a obtenção dos dados; recursos necessários;
Apresentação da bibliografia, fontes, ou derivações para a obtenção dos dados secundários;
Bibliografia
Apresentação da lista bibliográfica citada;
Resultados esperados
Apresentação dos resultados esperados, decorrentes dos objectivos fixados;
Cronograma de execução do trabalho
Plano cronológico de execução das distintas fases do trabalho:
Programa Geral da Unidade Curricular
1 - Introdução
2 - A natureza do conhecimento científico
2.1 Introdução
2.2 O conhecimento e os seus níveis
2.3 Formação do espírito científico
3. O método científico
3.1 Introdução
3.2 Processo do método científico
4. Organização e desenvolvimento do trabalho científico
4.1 Introdução
4.2 Escolha do tema
4.3 Identificação do problema
4.4 Definição de objectivos
4.5 Metodologia e métodos de análise
4.6 Recolha de informação
4.7 Descrição dos resultados
4.8 Conclusões e sugestões
4.9 Bibliografia
4.10 Cronograma
Bibliografia
Livros a consultar:
§ Luis Adriano Oliveira, Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha. Edições Lidel
§ Felipa Lopes dos Reis, Como Elaborar uma Dissertação de Mestrado Segundo Bolonha, Edições Pactor, ISBN:978-989-693-000-4
§ Umberto Eco, Como Fazer uma Tese em Ciências Humanas. Editorial Presença
n Metodologia científica para uso dos estudantes universitários, Armando Luiz Cervo, McGraw-Hill.
n Advice to Young Scientists, R.B. Medawar http://macroevolution.narod.ru/medawar_advice/medawar.htm
n The Art of Scientific Investigation, Beveridge (http://www.archive.org/details/artofscientifici00beve)
n A Dupla Hélice, James Watson
n Chapter 7, Conclusions and an overview of editorial quality from the journal perspective, William R. Luellen, In Research Ethics, Manuscript Review, and Journal Quality, ASC.
n Um modo de ser, João Lobo Antunes (Prémio Pessoa 1996, Gradiva)
n Memória de Nova Iorque e Outros Ensaios, João Lobo Antunes (Gradiva).
Artigos:
n Driving science with one eye on the peer review mirror, R.E.Sojka e H.F. Mayland, 1992 American Society of Agronomy.
n A guide to journal publication success, B. Wade Brorsen, Perdue University.
n Become a more successful author, Tri-Society (American Society of Agronomy)
Guias:
n A manual for the preparation of graduate thesis, Third revised version, Perdue university, 1986
n Publications handbook and manual, Cpt 4. Preparing the manuscript. American Society of Agronomy, Crop Science Society of America, Soil Science Society of America
n Guide for authors, Agricultural Water Management 29 (1995) 111-116
n Regras para a elaboração de relatórios técnicos e científicos - Luís Miguel Nunes, Universidade do Algarve, 2004
n A short guide to writing about biology, Jan A. Pechenik, third edition, Longman
n Hunt, A. (2005) Your research project. How to manage it. Routledge, London, UK, 147 pp.
n Oliveira, L.A., 2011. Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia segundo Bolonha. Guia de boas práticas. Lidel, 192 pp.
n Sousa, M.J. & Baptista, C.S., 2011. Como fazer investigação, dissertações, tese e relatórios segundo Bolonha. Pactor, 192 pp.
n Freixo, M.J.V., 2013. Metodologia científica: fundamentos, métodos e técnicas. Instituto Piaget, 231 pp.
Equipa Docente (2024/2025 )
- Patrick José de Queiroz Materatski
- Vasco Manuel Fitas da Cruz [responsável]