Tecnologia e Análise dos Sistemas de Rega
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Adquirir competências na programação da rega, no planeamento, seleção e dimensionamento dos sistemas de rega, e na avaliação do funcionamento dos sistemas de rega.
Conteúdos Programáticos
Necessidades hídricas das culturas: Evapotranspiração, Métodos de cálculo.
Gestão da água: Gestão com base na evapotranspiração, teores de água no solo e indicadores das plantas. Programação das regas. Rega deficitária e complementar.
Métodos e Sistemas de rega: Indicadores de desempenho.
Rega por aspersão: Princípios gerais de funcionamento e dimensionamento agronómico e hidráulico de sistemas de rega por aspersão. Equipamento. Avaliação dos sistemas.
Rega localizada: Princípios de dimensionamento agronómico e hidráulico e de funcionamento. Equipamento: gotejadores, tubagens, filtros, bombas, electroválvulas, etc. Avaliação dos sistemas.
Rega de superfície: Princípios de gestão e condução da rega. Princípios de dimensionamento dos sistemas de rega de superfície. Equipamento e automação da rega. Avaliação e melhoria da qualidade da rega.
Métodos de Ensino
Avaliação dividida em duas componentes: a) uma componente de avaliação continua obrigatória (50% da nota final) realizada ao longo do semestre e baseada nos trabalhos práticos realizados pelo aluno mais um teste escrito; b) um teste escrito final no fim do semestre (50% da nota final).
Avaliação
A unidade curricular tem uma componente de avaliação continua com a realização de quatro trabalhos práticos em grupo, que serão depois apresentados em forma de relatório e discutidos. O momento de entrega do enunciado de cada trabalho prático e o tempo dado para a entrega do respetivo relatório é indicado na apresentação da unidade curricular. Os relatórios de cada um dos trabalhos são entregues em momentos diferentes ao longo do semestre e classificados após a sua entrega. A média das notas dos 4 trabalhos vale 50% da nota da componente de avaliação contínua, sendo os outros 50% a nota individual obtida por cada aluno na discussão oral, presencial e individual para cada grupo, a realizar na última aula. A classificação obtida nesta componente de avaliação continua terá um peso de 50% da classificação final da unidade curricular.Completando a avaliação contínua existirá ainda um exame final teórico, com uma duração máxima de 2 horas, que constituirá uma prova global de compreensão de toda a matéria lecionada, e que terá um peso de 50% na classificação final. Como pré-requisito para admissão a este exame final exige-se uma nota positiva na componente de avaliação continua. O exame teórico não poderá ter uma nota inferior a 8 valores.
Bibliografia
Allen, G.R, et al. (1998) Crop Evapotranspiration. FAO irrigation and Drainage Paper, 56. Italy.
Keller, J., Bliesner, R. (1990) Sprinkle and trickle irrigation. Van Nostrand Reinhold, New York.
Oliveira, I. (2011) Técnicas de Regadio. Vol. II. Edição do autor.
Pereira, L.S. (2004) Necessidades de Água e Métodos de Rega. Publicações Europa-América.
Pizarro, F. (1996) Riegos localizados de alta frecuencia: goteo, microaspersión, exudación. Madrid, Ediciones Mundi - Prensa.
Raposo, J.R. (1994) A rega localizada. Lisboa, Edições Correio Agrícola.
Tarjuelo, J.M.B. (2005) El riego por aspersión y su tecnología. Ediciones Mundi-Prensa, Madr