2024

Gestão e Aconselhamento de Carreira

Nome: Gestão e Aconselhamento de Carreira
Cód.: PSI13241M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Evidenciar conhecimentos sobre a perspectiva construtivista do aconselhamento de carreira;
Revelar competências de avaliação e de intervenção em Aconselhamento da Carreira;
Revelar competência para integrar práticas construtivistas de aconselhamento da carreira noutras modalidades de intervenção psicológica (e.g. contextos educativos, organizacionais, clínicos e com populações em risco de exclusão social);
Evidenciar conhecimento das dimensões éticas e deontológicas da prática do aconselhamento da carreira em função do contexto em que é exercido.

Conteúdos Programáticos

INTRODUÇÃO
1.1. O aconselhamento de carreira na actualidade: contextos, desafios e conceitos
1.2. As competências do psicólogo em Aconselhamento de Carreira

PERSPETIVA CONSTRUTIVISTA DO COMPORTAMENTO VOCACIONAL E DO DESENVOLVIMENTO DA CARREIRA
2.1. A Teoria da Construção de Carreira
2.2. A avaliação dos tipos de personalidade, da adaptabilidade e dos temas de vida

O PROCESSO DE ACONSELHAMENTO DE CARREIRA
3.1. Caracterização de dificuldades de tomada de decisão
3.2. Fases do processo de aconselhamento da carreira
3.3. O processo de mudança em aconselhamento de carreira: investigação
3.4. Dilemas do aconselhamento da carreira: investigação

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino privilegiam a estreita relação entre teoria e prática. Por exemplo, as três primeiras aulas, com maior ênfase em conteúdos teóricos, evoluem para aulas práticas em que os alunos visualizam vídeos de intervenções, realizam exercícios de prática simulada e, finalmente, fazem uma entrevista de aconselhamento de carreira e concetualização o caso. Estas metodologias de ensino são usadas para favorecer os objectivos da unidade curricular.
Avaliação contínua
Prova escrita e um trabalho prático não podendo em nenhum deles ter nota inferior a 7,5 valores. Cada componente de avaliação tem o peso de 50% na nota final.
Avaliação final
Realização de prova escrita com uma componente teórica e outra componente prática, cada uma com o peso de 50% na nota final. A obtenção de qualquer classificação inferior a 10 valores implica a não aprovação.

Bibliografia

Brown, S. D., & Rector, C. C. (2009). Conceptualizing and diagnosing problems in vocational decision-making. In S. D. Brown, & R. W. Lent (Eds.), Handbook of Counseling Psychology (pp. 392-407). New York: John Wiley.
Cardoso, P., Taveira, M., Biscaia, C., & Santos, G. (2012). Psychologists’ dilemmas in career counselling practice. International Journal for Educational and Vocational Guidance,12(1).
Cardoso, P., Gonçalves, M. M., & Duarte, M. E. (2014). Innovation moments and change in Career Construction Counseling. Journal of Vocational Behavior, 84,11-20.
Savickas, et. al. (2009). Life designing: A paradigm for career construction in the 21st century. Journal of Vocational Behaviour, 75, 239-250.
Savickas, M. L. (2013). Career construction theory and practice. In S. D. Brown, & R. W. Lent (Eds.), Career Development and Counseling: Putting theory and research to work (2nd ed., pp. 42-70). New York: John Wiley.

Equipa Docente (2023/2024 )