2024

Psicologia e Necessidades Especificas de Educação

Nome: Psicologia e Necessidades Especificas de Educação
Cód.: PSI13146M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1- Compreender o conceito de n.e.e., situando-o, entre outros, face aos conceitos de necessidades especiais e deficiência. 2-. Conhecer modelos e processos de intervenção em n.e.e..3- Desenvolver uma perspetiva sistémica face à compreensão da pessoa com n.e.e., à sua inter-relação com o meio, aos métodos de intervenção e aos recursos disponibilizados com vista a sua inclusão educativa e social;4- Aprofundar os conhecimentos sobre algumas perturbações do desenvolvimento com vista a uma melhor compreensão e adaptação da intervenção educativa;5- Conhecer a evolução dos modelos e práticas no âmbito das n.e.e. a nível nacional e internacional, evidenciando e aprofundando a perspetiva inclusiva.6- Aprofundar conhecimentos sobre a organização e funcionamento dos apoios à Educação Inclusiva em Portugal. 7- Refletir sobre o papel do psicólogo quer face ao seu lugar numa equipe multidisciplinar de apoio às aprendizagens e inclusão, quer face a problemáticas das n.e.e..

Conteúdos Programáticos

1 INTRODUÇÃO ÀS N.E.E.
2 EVOLUÇÃO DOS MODELOS E PRÁTICAS
2.1. Da exclusão à integração
2.2. Inclusão e Educação Inclusiva
2.3. A Psicologia nos modelos e práticas em N.E.E.
3 A PESSOA COM NECESSIDADES ESPECIAIS
3.1. Sensoriais
3.2. Motoras
3.3. Deficiência Cognitiva
3.4. Multideficiência
3.5. Comunicação e linguagem
3.6. Perturbação do espectro do Autismo
3.7. Hiperatividade c/s déficit de atenção
3.8. Dificuldades de Aprendizagem
4 CONTEXTOS, RECURSOS E MODELOS DE INTERVENÇÃO
4.1. Organização e Funcionamento dos Apoios à Educação Inclusiva em Portugal
4.1.1. Recursos de Apoio à Aprendizagem e Inclusão
4.1.2. Equipa Multidisciplinar
4.1.3. O Psicólogo na Equipa Multidisciplinar
4.1.4. Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão
4.2. Mobilização das Medidas de Suporte
4.2.1.Identificação, Planificação e Intervenção
5- ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO
5.1. Intervenções Educativas e Psicopedagógicas
5.2. Ajudas Técnicas

Métodos de Ensino

Componente teórica - estruturada para um aprofundamento de quadros teóricos e o desenvolvimento de competências pessoais, privilegiando, numa perspetiva de aprendizagem ativa, o trabalho em pequenos grupos após a exposição de temas com recurso a materiais audio-visuais.
Componente Prática Laboratorial - São debatidos e refletidos individual e/ou em pequenos grupos aspetos referentes aos conteúdos programáticos (exemplo: discussão de vídeos, artigos científicos, estudos de caso e testemunhos reais).
Orientação Tutorial - orientar o aluno na realização do seu trabalho autónomo de pesquisa bibliográfica e de concretização das tarefas sujeitas a avaliação.
Av. contínua:Trabalho escrito individual sobre um tema no âmbito da disciplina [40%]. Trabalho escrito de grupo sobre um dos temas propostos [50%]. Participação nas aulas e em grupos de debate [10%]
Av Final: Uma prova escrita sobre todos os conteúdos (60%).Trabalho escrito individual sobre um tema da da disciplina (40%]

Bibliografia

Candeias, A.; Costa, N; Grácio, L; Carapeto, M.J; Guerra, C; Pires, H. (2019). Cognition and inclusion. Theoretical approaches to the development of cognitive competences in adults. Univ. de Évora.
Carapeto,M.J.; Candeias,A; Franco,V.; Grácio,G.; Coelho, C.; Costa,N. (2017). Quality of life and special needs: exploring the previous concepts of professionals. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 11 156-156.
Frederickson.N & Cline.T (2009). "Special educational needs, inclusion and diversity. McGraw Hill, U.K. Glasgow.
Garner,P (2009) . "Special Educational Needs- the key concepts". London: Routledge
Hornby,G. (2014) Inclusive special education: evidence-based practices for children with special needs and disabilities. N.Y. Springer.
Quicke;J. (2008) Inclusion and Psychological Intervention in Schools Netherlands: Springer
Santos, G. (2016). Relationships in Inclusive Classrooms. Journal of Research in Special Educational Needs. 16 (1) 950–95.

Equipa Docente (2023/2024 )