2025
Terapias Expressivas
Nome: Terapias Expressivas
Cód.: PSI11168M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1- Compreender a fundamentação teórica das Terapia Expressivas (T. E.), nomeadamente o papel de diferentes formas de Comunicação e Expressão em diferentes contextos, na relação clínica e nas relações de grupo;
2-Conhecer aspectos conceptuais e metodológicos subjacentes à prática das T. E. em geral e da Musicoterapia, Dançoterapia, Dramoterapia e Arte-terapia em particular;
3-Demonstrar sensibilidade ao uso dos mediadores artistico-expressivos como facilitadores da expressão emocional e relacionamento interpessoal, compreendendo o seu impacto ao nível nas dinâmicas relacionais;
4-Demonstrar competências de reflexão e de desenvolvimento pessoal através do recurso a estes mediadores;
5-Conhecer o desenvolvimento de processos e programas que enfatizam os mediadores artístico-expressivos como elemento terapêutico;
6-Conhecer algumas das técnicas básicas de T.E. que podem ser utilizadas por psicólogos em
diferentes contextos de intervenção clínica ou educacional numa perspectiva de prevenção, de promoção do desenvolvimento ou de terapia,
7-Conhecer e demonstrar sensibilidade para as dimensões éticas e deontológicas das práticas no âmbito das T.E.
2-Conhecer aspectos conceptuais e metodológicos subjacentes à prática das T. E. em geral e da Musicoterapia, Dançoterapia, Dramoterapia e Arte-terapia em particular;
3-Demonstrar sensibilidade ao uso dos mediadores artistico-expressivos como facilitadores da expressão emocional e relacionamento interpessoal, compreendendo o seu impacto ao nível nas dinâmicas relacionais;
4-Demonstrar competências de reflexão e de desenvolvimento pessoal através do recurso a estes mediadores;
5-Conhecer o desenvolvimento de processos e programas que enfatizam os mediadores artístico-expressivos como elemento terapêutico;
6-Conhecer algumas das técnicas básicas de T.E. que podem ser utilizadas por psicólogos em
diferentes contextos de intervenção clínica ou educacional numa perspectiva de prevenção, de promoção do desenvolvimento ou de terapia,
7-Conhecer e demonstrar sensibilidade para as dimensões éticas e deontológicas das práticas no âmbito das T.E.
Conteúdos Programáticos
1. Fundamentos Teóricos das Terapias Expressivas
2- Expressão e Comunicação na Relação Terapêutica
3 Princípios e Práticas
3.1. Funções
3.2. Modelos Teóricos
3.3. Modelos de Aplicação
3.4. Potencialidades de Intervenção
3.5. Modelos de Avaliação e Investigação
4 Etapas do Processo Terapêutico
5 Modalidades
5.1. Musicoterapia
5.2. Dançoterapia
5.3. Dramaterapia
5.4. Arte-terapia
5.5. Terapia Expressiva Intermodal
6 Ateliers de Expressão
2- Expressão e Comunicação na Relação Terapêutica
3 Princípios e Práticas
3.1. Funções
3.2. Modelos Teóricos
3.3. Modelos de Aplicação
3.4. Potencialidades de Intervenção
3.5. Modelos de Avaliação e Investigação
4 Etapas do Processo Terapêutico
5 Modalidades
5.1. Musicoterapia
5.2. Dançoterapia
5.3. Dramaterapia
5.4. Arte-terapia
5.5. Terapia Expressiva Intermodal
6 Ateliers de Expressão
Métodos de Ensino
Componente teórica - sessões teóricas expositivas com recurso a materiais audio-visuais e trabalho em pequenos grupos.
Componente Prática- A partir da participação presencial, relacional e interactiva serão vivenciadas algumas das técnicas básicas de Terapias Expressivas
Orientação Tutorial- Orientará também o aluno no seu trabalho autónomode pesquisa bibliográfica
Regime de avaliação contínua:
- Trabalho teórico individual sobre o desenvolvimento de um tema no âmbito da disciplina , que deverá ser apresentado à turma, no final das aulas práticas, numa apresentação de dinâmica de grupo (60%);
- um diário individual com o registo das várias vivências procedentes dos ateliers de expressão (40%)
Regime de Exame:
- Uma prova escrita de exame cujos conteúdos incidirão sobre todos os conteúdos programáticos (70%);
um diário individual com o registo das várias vivências procedentes dos ateliers de expressão (30%).
Componente Prática- A partir da participação presencial, relacional e interactiva serão vivenciadas algumas das técnicas básicas de Terapias Expressivas
Orientação Tutorial- Orientará também o aluno no seu trabalho autónomode pesquisa bibliográfica
Regime de avaliação contínua:
- Trabalho teórico individual sobre o desenvolvimento de um tema no âmbito da disciplina , que deverá ser apresentado à turma, no final das aulas práticas, numa apresentação de dinâmica de grupo (60%);
- um diário individual com o registo das várias vivências procedentes dos ateliers de expressão (40%)
Regime de Exame:
- Uma prova escrita de exame cujos conteúdos incidirão sobre todos os conteúdos programáticos (70%);
um diário individual com o registo das várias vivências procedentes dos ateliers de expressão (30%).
Bibliografia
Chaiklin,S. & Wengrower, H. (2016) The Art and Science of Dance/Movement Therapy, Life is Dance. N.Y. Sussex, Routledge.
Goodman,K.D. (2011). Music Therapy, Education and Training, USA Illinois: Charles C Thomas Pub
Hartley,L. (2009). Contemporary Body Psychotherapy, N.Y. Routledge
Goodill,S. (2005)An Introduction to Medical Dance/Movement Therapy.London, Phiadelfia Jessica Kingsley Pub.
Hass-Cohen,N., & Carr,R.(2008). Art Therapy and Clinical Neuroscience, London, Phiadelfia: Jessica Kingsley Pub
Hinz,L.D. (2009). Expressive Therapies Continuum - A Framework for Using Art in Therapy, N.Y. Routledge
Jones,P (2005) The Arts Therapies: A revolution in healthcare. N.Y.Routledge.
Rogers,N. (1997). The Creative Connection: Expressive Arts as Healing. Sience and Behavior Books
Rubin,J.A. (2010). Introduction to Art Therapy - - Sources & Resources, N.Y. Routledge
Santos,M.G.D.(2007). Dançoterapia Integrativa- uma metodologia de intervenção nos comportamentos agressivos. Tese de Doutoramento, Évora, Universidade de Évora.
Goodman,K.D. (2011). Music Therapy, Education and Training, USA Illinois: Charles C Thomas Pub
Hartley,L. (2009). Contemporary Body Psychotherapy, N.Y. Routledge
Goodill,S. (2005)An Introduction to Medical Dance/Movement Therapy.London, Phiadelfia Jessica Kingsley Pub.
Hass-Cohen,N., & Carr,R.(2008). Art Therapy and Clinical Neuroscience, London, Phiadelfia: Jessica Kingsley Pub
Hinz,L.D. (2009). Expressive Therapies Continuum - A Framework for Using Art in Therapy, N.Y. Routledge
Jones,P (2005) The Arts Therapies: A revolution in healthcare. N.Y.Routledge.
Rogers,N. (1997). The Creative Connection: Expressive Arts as Healing. Sience and Behavior Books
Rubin,J.A. (2010). Introduction to Art Therapy - - Sources & Resources, N.Y. Routledge
Santos,M.G.D.(2007). Dançoterapia Integrativa- uma metodologia de intervenção nos comportamentos agressivos. Tese de Doutoramento, Évora, Universidade de Évora.
Equipa Docente (2023/2024 )
- Maria da Graça Duarte da Silva Santos [responsável]