2023
Neuropsicologia Clínica
Nome: Neuropsicologia Clínica
Cód.: PSI11159M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A Neuropsicologia Clínica tem por objectivos a aplicação do conhecimento sobre a relação entre cérebro e comportamento na avaliação e diagnóstico de problemas neuropsicológicos adquiridos por lesão ou disfunção cerebral.
Resultados de Aprendizagem:
1. Recolhe uma história clínica de um doente com lesão cerebral
2. Discrimina as características das principais doenças neurológicas
3. Escolhe os métodos adequados para avaliar cada função cognitiva
4. Planeia uma avaliação neuropsicológica completa para fins de diagnóstico
5. Faz o diagnóstico dos principais quadros de defeito cognitivo
Resultados de Aprendizagem:
1. Recolhe uma história clínica de um doente com lesão cerebral
2. Discrimina as características das principais doenças neurológicas
3. Escolhe os métodos adequados para avaliar cada função cognitiva
4. Planeia uma avaliação neuropsicológica completa para fins de diagnóstico
5. Faz o diagnóstico dos principais quadros de defeito cognitivo
Conteúdos Programáticos
1. A recolha da história clínica de pessoas com lesão cerebral
2. A avaliação e diagnóstico dos principais quadros de defeito cognitivo:
- 1. Defeitos de atenção e funções executivas
- 2. Defeitos no reconhecimento visual de objectos, faces e do espaço
- 3. Síndromes amnésicos
- 4. Afasias e Alexias
- 5. Apraxia
3. A avaliação e diagnóstico de demência
4. Instrumentos de rastreio e instrumentos de avaliação neuropsicológica
5. Estrutura de uma bateria de avaliação neuropsicológica
2. A avaliação e diagnóstico dos principais quadros de defeito cognitivo:
- 1. Defeitos de atenção e funções executivas
- 2. Defeitos no reconhecimento visual de objectos, faces e do espaço
- 3. Síndromes amnésicos
- 4. Afasias e Alexias
- 5. Apraxia
3. A avaliação e diagnóstico de demência
4. Instrumentos de rastreio e instrumentos de avaliação neuropsicológica
5. Estrutura de uma bateria de avaliação neuropsicológica
Métodos de Ensino
As aulas TP incluem técnicas de ensino expositivas combinadas com o estudo de casos clínicos, exercícios de aplicação de provas de avaliação neuropsicológicas e treino de análise e integração de dados neuropsicológicos.
Encoraja-se a leitura de bibliografia/materiais para se esclarecerem conceitos e procedimentos.
Avaliação contínua
Trabalho de grupo (40%): apresentação oral de um caso de um paciente com lesão cerebral e planeamento da avaliação neuropsicológica
Teste escrito (60%).
Nos dois momentos de avaliação a classificação não pode ser inferior a 7,5 e a média das classificações tem de ser igual ou superior a 10.
Avaliação Final
Exame final: resolução de dois casos, 1) diagnóstico de um caso com avaliação já realizada e 2) planeamento de avaliação de um caso
Em ambos os regimes de avaliação é obrigatória a presença em 75% das aulas, sem prejuízo do disposto no RAUÉ sobre regimes especiais de frequência.
Encoraja-se a leitura de bibliografia/materiais para se esclarecerem conceitos e procedimentos.
Avaliação contínua
Trabalho de grupo (40%): apresentação oral de um caso de um paciente com lesão cerebral e planeamento da avaliação neuropsicológica
Teste escrito (60%).
Nos dois momentos de avaliação a classificação não pode ser inferior a 7,5 e a média das classificações tem de ser igual ou superior a 10.
Avaliação Final
Exame final: resolução de dois casos, 1) diagnóstico de um caso com avaliação já realizada e 2) planeamento de avaliação de um caso
Em ambos os regimes de avaliação é obrigatória a presença em 75% das aulas, sem prejuízo do disposto no RAUÉ sobre regimes especiais de frequência.
Bibliografia
Coltheart,M. & Caramazza,A. (2006). Cognitive Neuropsychology: Twenty years on. Psychology Press
Denes,G. (2011). Talking heads: The neuroscience of language. Psychology Press
Farah,M. (2000). The cognitive neuroscience of vision. Wiley-Blackwell
Gazzaniga,M.S. (1997). Conversations in the cognitive neurosciences. MIT Press
Gonçalves, M. & Castro-Caldas, A. (2003). Guião de anamnese neuropsicológica. Psychologica, 34, 257-266.
Gurd, J. M., Kischka, U., & Marshall, J. C., (2010). Handbook of Clinical Neuropsychology (2nd ed.). New York: Oxford University Press
Kolb,B. & Whishaw,I.Q. (2009). Fundamentals of human neuropsychology. W. H. Freeman
Lezak, M.D. (1995). Neuropsychological Assessment (3rd ed.). New York: Oxford University Press.
Rapp,B. (2001). Handbook of cognitive neuropsychology: What deficits reveal about the human mind. Psychology Press
Spreen ; O. & Strauss, E. (1998). A compendium of neuropsychological tests: Administration, norms, and commmentary (2nd ed.). New York: Oxford University Press.
Ward,J. (2006). The student's guide to cognitive neuroscience. Psychology Press
Denes,G. (2011). Talking heads: The neuroscience of language. Psychology Press
Farah,M. (2000). The cognitive neuroscience of vision. Wiley-Blackwell
Gazzaniga,M.S. (1997). Conversations in the cognitive neurosciences. MIT Press
Gonçalves, M. & Castro-Caldas, A. (2003). Guião de anamnese neuropsicológica. Psychologica, 34, 257-266.
Gurd, J. M., Kischka, U., & Marshall, J. C., (2010). Handbook of Clinical Neuropsychology (2nd ed.). New York: Oxford University Press
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Lezak, M.D. (1995). Neuropsychological Assessment (3rd ed.). New York: Oxford University Press.
Rapp,B. (2001). Handbook of cognitive neuropsychology: What deficits reveal about the human mind. Psychology Press
Spreen ; O. & Strauss, E. (1998). A compendium of neuropsychological tests: Administration, norms, and commmentary (2nd ed.). New York: Oxford University Press.
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