2024

Introdução ao Coaching

Nome: Introdução ao Coaching
Cód.: PSI11158M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Identificação e caracterização de diferentes práticas de desenvolvimento profissional
- Contextualização do coaching na organização e no percurso do coachee
- Caracterização dos processos de coaching
- Caracterização da avaliação nos processos de coaching (diagnóstico e avaliação pós-intervenção)
- Conhecimento de diferentes tipos, modelos e abordagens em coaching
- Caracterização do coaching psicológico
- Competências de caracterização dos pedidos de clientes e correspondente formulação de objetivos de coaching
- Caracterização dos meios de qualificação para a prática de coaching e da sua legitimação
- Caracterização das questões éticas inerentes aos processos de coaching

Conteúdos Programáticos

Conceitos de coaching e de outras práticas de desenvolvimento intencional
Tipologias de coaching
Perspectivas teóricas de coaching
Modelos e abordagens em coaching
Processos de coaching: sua estrutura e funcionamento
Formação de profissionais de coaching
O coaching psicológico
A qualificação e a legitimação do coaching
Competências relevantes para a prática de coaching
A ética na prática de coaching

Métodos de Ensino

Metodologia
Estão previstos momentos estruturados de apresentação de conteúdos, nas horas de contacto e momentos de elaboração conjunta de pensamento, análise, resolução de problemas e reflexão. É esperado trabalho autónomo do estudante.

Avaliação por exame
A avaliação será realizada através da análise de um processo de coaching descrito na literatura científica, incluindo uma reflexão crítica teoricamente fundamentada e empiricamente sustentada (100%).
O trabalho a apresentar por escrito é individual, e deve refletir as aprendizagens realizadas na unidade curricular.

Avaliação contínua:
1. Ensaio sobre um dos temas da unidade curricular: 60%
2. Prova escrita de resolução de problemas: 20%
3. Frequência sobre os conteúdos programáticos: 20%

Bibliografia

Passmore, J, Peterson, D., Freire, T. (2012). The Wiley-Blackwell Handbook of the Psychology of Coaching and Mentoring. Chichester: Wiley-Blackwell.
Peltier, Bruce (2001). The psychology of executive coaching: Theory and application. New York: Brunner-Routledge.
Thorpe, S. & Clifford, J. (2003). Job Description, Skills and Qualities of a Coach. In S. Thorpe & J. Clifford (Eds.), The Coaching Handbook: An Action Kit for Trainers & Managers. London: Kogan Page. [online]
Zeus, Perry & Skiffington, Suzanne (2004). Coaching práctico en el trabajo (tradução para a língua espanhola). Madrid: McGraw-Hill.