2024

Dinâmica de Grupos

Nome: Dinâmica de Grupos
Cód.: PSI11151M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem



A. Distinguir e caracterizar os principais tipos de grupo no quadro da intervenção dos psicólogos;


B. Identificar, caracterizar e explicar os principais processos de grupo no quadro de diferentes abordagens teóricas;


C. Identificar e distinguir os diferentes tipos de métodos e estratégias de investigação no estudo dos grupos


D. Identificar e distinguir diferentes etapas e fases na socialização e desenvolvimento dos grupo.


E. Utilização de instrumentos para observação e avaliação de processos de grupo.


F. Intervenção pratica com grupos no domínio da saúde, educação, trabalho e intervenção social.

Conteúdos Programáticos



Apresentação


1. Noção de grupo – natureza, classificação e multifunções dos grupos.


2. Breve síntese histórica do conceito de dinâmica de grupos e seus desenvolvimentos na psicologia contemporânea.


3. Principais abordagens teórico metodológicas no estudo dos pequenos grupos.


4. A análise multinível nos fenómenos grupo


5. Socialização e desenvolvimento dos grupos


6. Processos cognitivos e emocionais nos grupos


7. Grupo e mudança


8. Programas de intervenção com grupos na área da saúde, educação e das organizações.

Métodos de Ensino



A disciplina contempla o recurso a um conjunto de metodologias de aprendizagem, das quais se destacam, o trabalho de grupo, o estudo de casos e exercícios de aplicação pratica, complementados pelo método expositivo.


A estratégia pedagógica contempla, ainda, a obrigatoriedade do contacto com a realidade organizacional fora da Universidade, sendo necessária a realização de trabalho de campo, dentro dos conteúdos programáticos apresentados.


O pressuposto metodológico é o da integração/interligação entre a teoria e a prática na intervenção dos psicólogos em diferentes contextos de trabalho em que o grupo emerge com um sistema determinante no exercício da profissão.


As aulas são obrigatórias em 75% das aulas para todos os alunos, independentemente do regime de avaliação.

Avaliação



Os alunos podem optar por um regime de avaliação contínua ou de avaliação final.


 


AVALIAÇÃO CONTÍNUA


A avaliação contínua processar-se-á ao longo do ano letivo através de 2 provas:

·         1 Trabalho de grupo (grupos de 2-3 pessoas) que consiste na leitura, análise, discussão e apresentação de 1 artigo cientifico das áreas temáticas do programa. Os artigos serão fornecidos pelo docente. Esse artigo deverá ser apresentado em Power-point e incluir os seguintes pontos:


i) Sintetize das ideias fundamentais do enquadramento teórico do artigo;


ii) Formulação do(s) problema(s) de partida e das hipóteses colocadas;


iii) Descrição da investigação realizada;


iv) Explicação do modo como o delineamento dessa investigação constitui uma resposta aos problemas de partida;


v) Apresentação dos principais resultados obtidos;


vi) Discussão do modo como esses resultados respondem aos problemas iniciais;


vii) Apontar as questões deixadas em aberto e comentar criticamente as limitações da investigação apresentada.


A apresentação não deverá ter mais de 20 slides, e ser apresentada no máximo em 20 minutos


·         1 Trabalho de grupo (2-3 pessoas), tendo por base um tipo de grupos apresentados pelo docente (ou sugeridos pelos alunos e aceites pelo docente). O trabalho deve conter os seguintes elementos:


                              i.     Caracterização do grupo escolhido (características típicas dos seus elementos; contexto do grupo, objetivos do grupo)


                            ii.     Caracterização do grupo em termos de: interação, estrutura, coesão, identidade, performance, processos de tomada de decisão, influência social e relações intergrupais (não é necessário explorar todas as características, mas as mais relevantes tendo em conta as características do grupo)


                           iii.     Bibliografia


O trabalho deve ser enviado por email para o docente até à data prevista. Não deve conter mais de 10 páginas, incluindo a Bibliografia. Data de entrega – 15 de Janeiro de 2016


 


Os trabalhadores estudantes terão que fazer as mesmas provas que os restantes alunos. Não estão obrigados à presença nas aulas, há excepção das aulas em que vão apresentar trabalhos.


Em cada uma das provas a nota mínima é de 8,5 valores.


A fórmula de cálculo da nota final é a seguinte:


Nota Final = 50% (1º trabalho de grupo) + 50% (2ºtrabalho de grupo) até 1 valor (participação em estudos).


             


REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL

A avaliação por Exame será realizada através de uma prova escrita individual (exame) e da realização de um trabalho de discussão crítica de um artigo fornecido pelo docente. A entrega do trabalho tem que ocorrer até ao dia do exame e o trabalho tem que ser discutido com o docente.


Em cada uma das provas a nota mínima é de 8,5 valores.


A fórmula de cálculo da nota final é a seguinte:


Nota Final = 0.3 (Trabalho de Síntese) + 0.7 (Exame Final)


Avaliação Final da Disciplina por exame – 15 de Janeiro de 2016 – 11-13 h


Data do Exame de Recurso - 28 de Janeiro de 2016 – 11-13 h

Bibliografia



BIBLIOGRAFIA GERAL


Arrow, H., McGrath, J. E., & Berdahl, J. (2000). Small group as complex systems formation, coordination, and adaptation. London: Sage publications.


Bales, R. F. (2001). Social Interaction systems: Theory and measurement. New Brunswick, NJ: Transaction.


Baron, R. S., & Kerr, N. L. (2003). Group process, group decision, group action. Mapping social psychology. Buckingham, England: Open University Press.


Forsyth, D. R. (2013) Group dynamics (6th edition). Pacific Grove, CA: Brooks/Cole.


Franz, T.M. (2012) Group Dynamics and Team Interventions: Understanding and Improving Team Performance. New York: Wiley-Blackwell.


Poole, M. S., & Hollinghead, A. B (2005). Theories of small groups:  Interdisciplinary perspectives.  Thousand Oaks, CA.: Sage.


Wheelan, S. A. (2005). The handbook of group research and practice. London. Sage Publications.

Equipa Docente