Dinâmica de Grupos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A. Distinguir e caracterizar os principais tipos de grupo no quadro da intervenção dos psicólogos;
B. Identificar, caracterizar e explicar os principais processos de grupo no quadro de diferentes abordagens teóricas;
C. Identificar e distinguir os diferentes tipos de métodos e estratégias de investigação no estudo dos grupos
D. Identificar e distinguir diferentes etapas e fases na socialização e desenvolvimento dos grupo.
E. Utilização de instrumentos para observação e avaliação de processos de grupo.
F. Intervenção pratica com grupos no domínio da saúde, educação, trabalho e intervenção social.
Conteúdos Programáticos
Apresentação
1. Noção de grupo – natureza, classificação e multifunções dos grupos.
2. Breve síntese histórica do conceito de dinâmica de grupos e seus desenvolvimentos na psicologia contemporânea.
3. Principais abordagens teórico metodológicas no estudo dos pequenos grupos.
4. A análise multinível nos fenómenos grupo
5. Socialização e desenvolvimento dos grupos
6. Processos cognitivos e emocionais nos grupos
7. Grupo e mudança
8. Programas de intervenção com grupos na área da saúde, educação e das organizações.
Métodos de Ensino
A disciplina contempla o recurso a um conjunto de metodologias de aprendizagem, das quais se destacam, o trabalho de grupo, o estudo de casos e exercícios de aplicação pratica, complementados pelo método expositivo.
A estratégia pedagógica contempla, ainda, a obrigatoriedade do contacto com a realidade organizacional fora da Universidade, sendo necessária a realização de trabalho de campo, dentro dos conteúdos programáticos apresentados.
O pressuposto metodológico é o da integração/interligação entre a teoria e a prática na intervenção dos psicólogos em diferentes contextos de trabalho em que o grupo emerge com um sistema determinante no exercício da profissão.
As aulas são obrigatórias em 75% das aulas para todos os alunos, independentemente do regime de avaliação.
Bibliografia
BIBLIOGRAFIA GERAL
Arrow, H., McGrath, J. E., & Berdahl, J. (2000). Small group as complex systems formation, coordination, and adaptation. London: Sage publications.
Bales, R. F. (2001). Social Interaction systems: Theory and measurement. New Brunswick, NJ: Transaction.
Baron, R. S., & Kerr, N. L. (2003). Group process, group decision, group action. Mapping social psychology. Buckingham, England: Open University Press.
Forsyth, D. R. (2013) Group dynamics (6th edition). Pacific Grove, CA: Brooks/Cole.
Franz, T.M. (2012) Group Dynamics and Team Interventions: Understanding and Improving Team Performance. New York: Wiley-Blackwell.
Poole, M. S., & Hollinghead, A. B (2005). Theories of small groups: Interdisciplinary perspectives. Thousand Oaks, CA.: Sage.
Wheelan, S. A. (2005). The handbook of group research and practice. London. Sage Publications.
Equipa Docente (2021/2022 )
- Maria de Fátima Campos Bernardo [responsável]