2024

Conflitos e Práticas Agressivas em Contexto Escolar

Nome: Conflitos e Práticas Agressivas em Contexto Escolar
Cód.: PSI11149M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

• - Aprofundar conhecimentos que permitam uma análise cientificamente fundada dos fenómenos de violência escolar, comportamentos agressivos e bullying.
- Identificar fatores de risco e fatores de proteção associados a comportamentos agressivos em contextos escolares.
- Conhecer programas de prevenção e redução de fenómenos relacionados com a violência escolar e o bullying.
- Conceber projetos de intervenção psicológica que possibilitem a redução da violência escolar, dos comportamentos agressivos e do bullying.
- Conhecer e analisar de modo crítico investigação relevante e atual sobre os fenómenos de violência escolar, comportamentos agressivos e bullying.
- Desenvolver competências de análise contextualizada de fenómenos de violência escolar e bullying.
- Desenvolver competências de análise da relação entre clima de escola e os fenómenos de bullying e violência escolar.
- Analisar os fenómenos de violência escolar, práticas agressivas e bullying numa perspetiva de direitos humanos

Conteúdos Programáticos

1. Enquadramento geral
2. Violência escolar e comportamentos agressivos: conceitos e modelos conceptuais
3. O fenómeno do Bullying Escolar: uma análise ecológica
4. Violência escolar, comportamentos agressivos e bullying: fatores de risco e de proteção
5. Clima de Escola, relações entre pares e prevenção da violência escolar, das práticas agressivas e do bullying
6. Programas de intervenção para prevenção e redução de violência escolar e bullying

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos são abordados numa perspetiva de análise crítica dos fenómenos relacionados com a violência escolar e comportamentos agressivos e suas relações com a investigação e intervenção psicológica.
As aulas centram-se na exposição e análise dos conteúdos programáticos e na análise, discussão e reflexão de artigos científicos, de situações problemáticas e de programas de intervenção. A orientação tutorial pretende acompanhar e apoiar os/as estudantes e a realização dos trabalhos.
A avaliação contínua consiste na realização de um trabalho de grupo escrito, com apresentação e discussão nas aulas (65%) e de uma recensão crítica de um artigo utilizado no trabalho de grupo (35%). A avaliação final consiste pressupõe a realização de uma prova escrita, sobre todas as matérias lecionadas (60%), e de um trabalho individual (40%). Em ambos os elementos de avaliação poderá haver lugar a discussão oral.
As aulas são obrigatórias (mínimo de presenças de 75%).

Bibliografia

Cowie, H., & Myers, C. A. (2016). Bullying among university students: Cross-National Perspectives. Routledge.
Jimerson, S. R., Swearer, S. M., Espelage, D. L. (Eds.) (2010). The International Handbook of School Bullying. Routledge.
Ketterer, W. (2020). Reducing Anger and Violence in Schools. An Evidence-Based Approach. Routledge
National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine (2016). Preventing Bullying Through Science, Policy, and Practice. The National Academies Press.
Slee, P. T. & Skrzypiec, G. (2016). Well-Being, positive peer relations and bullying in school settings. Springer
Springer, B. (2018). Happy Kids Don′t Punch You in the Face: A Guide to Eliminating Aggressive Behavior in School. Corwin/Sage
UNESCO (2017). School violence and bullying: Global status report. UNESCO.

Equipa Docente (2023/2024 )