2022
Conflitos e Práticas Agressivas em Contexto Escolar
Nome: Conflitos e Práticas Agressivas em Contexto Escolar
Cód.: PSI11149M
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conceptualizar os conceitos de Violência e Práticas Agressivas em Contextos Educativos;
Identificar os fatores de risco e os fatores de proteção associados às Práticas Agressivas em Contextos Educativos;
Sensibilizar para o vínculo da Cidadania e dos Direitos Humanos na problemática das Práticas Agressivas em Contextos Educativos;
Apresentar os Contextos Educativos como espaços privilegiados de investigação e de intervenção interdisciplinar;
Conhecer os programas de redução e prevenção de Práticas Agressivas em Contextos Educativos;
Reconhecer a importância da Mediação e Gestão de conflitos na intervenção em Práticas Agressivas em Contextos Educativos.
Identificar os fatores de risco e os fatores de proteção associados às Práticas Agressivas em Contextos Educativos;
Sensibilizar para o vínculo da Cidadania e dos Direitos Humanos na problemática das Práticas Agressivas em Contextos Educativos;
Apresentar os Contextos Educativos como espaços privilegiados de investigação e de intervenção interdisciplinar;
Conhecer os programas de redução e prevenção de Práticas Agressivas em Contextos Educativos;
Reconhecer a importância da Mediação e Gestão de conflitos na intervenção em Práticas Agressivas em Contextos Educativos.
Conteúdos Programáticos
1. Enquadramento geral
1.1 Educação, Práticas Agressivas e Violência: Conceitos e Modelos Conceptuais
1.2 Educação, Práticas Agressivas e Violência; fatores de risco e fatores de proteção
1.3 Direitos Humanos, Cidadania e Práticas Agressivas
2. Práticas agressivas em contextos educativos: Investigação e Intervenção
2.1 Percursos da investigação
2.2 - Programas de redução e prevenção de práticas agressivas em contextos Educativos
2.3 Mediação e gestão de conflitos
1.1 Educação, Práticas Agressivas e Violência: Conceitos e Modelos Conceptuais
1.2 Educação, Práticas Agressivas e Violência; fatores de risco e fatores de proteção
1.3 Direitos Humanos, Cidadania e Práticas Agressivas
2. Práticas agressivas em contextos educativos: Investigação e Intervenção
2.1 Percursos da investigação
2.2 - Programas de redução e prevenção de práticas agressivas em contextos Educativos
2.3 Mediação e gestão de conflitos
Métodos de Ensino
As aulas teóricas centram-se na exposição dos conteúdos programáticos e sua relação com as problemáticas da violência e das práticas agressivas em contextos educativos.
As aulas práticas centram-se sobretudo na análise, discussão e reflexão de situações práticas e de programas de intervenção, partindo de diferentes abordagens e tendo em conta a intervenção psicológica em contextos educativos.
Avaliação contínua:
- Trabalho Individual: apresentação de duas questões para análise e reflexão crítica (45% da nota final).
- Trabalho de Grupo, constituído por duas partes: A - Planificação de um projeto de intervenção (25% da nota final); B ? Elaboração e apresentação do projeto de intervenção (35% da nota final)
Avaliação por exame:
- Dois trabalhos individuais: 1. Análise crítica, por escrito, de questões teóricas (50% da nota); 2. Elaboração e apresentação de um projeto de intervenção em práticas agressivas (50% da nota).
As aulas práticas centram-se sobretudo na análise, discussão e reflexão de situações práticas e de programas de intervenção, partindo de diferentes abordagens e tendo em conta a intervenção psicológica em contextos educativos.
Avaliação contínua:
- Trabalho Individual: apresentação de duas questões para análise e reflexão crítica (45% da nota final).
- Trabalho de Grupo, constituído por duas partes: A - Planificação de um projeto de intervenção (25% da nota final); B ? Elaboração e apresentação do projeto de intervenção (35% da nota final)
Avaliação por exame:
- Dois trabalhos individuais: 1. Análise crítica, por escrito, de questões teóricas (50% da nota); 2. Elaboração e apresentação de um projeto de intervenção em práticas agressivas (50% da nota).
Bibliografia
Amado, J., & Freire, I. (2002). Indisciplina e violência na Escola - Compreender para prevenir. Porto: Ed ASA
Crawford, D. & Bodine, R. (1996) - Conflict resolution education: a guide to implementing programs in schools, youth-serving organizations, and community and juvenile justice settings. Washington: U. S. Department of Justic.
Díaz-Aguado, M.J. (2006) El acoso escolar y la prevención de la violencia desde la familia. Madrid: Consejería de Familia y Asuntos Sociales de la Comunidad de Madrid
Matos, M. (2005). Comunicação, gestão de conflitos e saúde na escola (3ª ed.). Cruz Quebrada: FMH Ed.
Olweus, D. (1993). Bullying in Schools: what we know and what we can do. Oxford: Blackwell
Pereira, B. (2002). Para uma escola sem violência: estudo e prevenção das práticas agressivas entre crianças. Lisboa: F. Calouste Gulbenkian
Perren, S. (2000). Kindergarten children involved in bullying: social behavior, peer relationships, and social status. Basel: University of Bern, Selbstverlag
Crawford, D. & Bodine, R. (1996) - Conflict resolution education: a guide to implementing programs in schools, youth-serving organizations, and community and juvenile justice settings. Washington: U. S. Department of Justic.
Díaz-Aguado, M.J. (2006) El acoso escolar y la prevención de la violencia desde la familia. Madrid: Consejería de Familia y Asuntos Sociales de la Comunidad de Madrid
Matos, M. (2005). Comunicação, gestão de conflitos e saúde na escola (3ª ed.). Cruz Quebrada: FMH Ed.
Olweus, D. (1993). Bullying in Schools: what we know and what we can do. Oxford: Blackwell
Pereira, B. (2002). Para uma escola sem violência: estudo e prevenção das práticas agressivas entre crianças. Lisboa: F. Calouste Gulbenkian
Perren, S. (2000). Kindergarten children involved in bullying: social behavior, peer relationships, and social status. Basel: University of Bern, Selbstverlag