Psicologia Vocacional
Apresentação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A disciplina de Psicologia Vocacional insere-se no plano curricular do curso de Mestrado em Psicologia. É semestral e tem a carga horária semanal de 4 horas (2 horas teóricas mais 2 horas práticas).
Nesta disciplina, a Psicologia Vocacional é perspectivada em termos do ciclo de vida e considerando a intervenção em orientação como importante apoio à aprendizagem ao longo da vida. Deste modo, procura-se que os alunos adquiram uma base sólida de conhecimentos que lhes permita intervir, teoricamente fundamentados, nos diferentes contextos em que esta modalidade de ajuda psicológica é pertinente (e.g. Educação Básica, Ensino Superior e Educação de Adultos).
OBJECTIVOS
Promover nos(as) alunos(as) conhecimentos sobre grandes modelos teóricos em Psicologia Vocacional;
Desenvolver nos(as) alunos(as) competências de avaliação e de intervenção em Orientação e Desenvolvimento da Carreira considerando os diferentes contextos em que estas práticas ocorrem;
Sensibilizar à importância das práticas de Psicologia Vocacional para a promoção do desenvolvimento humano e da inclusão social;
Promover nos(as) alunos(as) capacidades de análise e reflexão críticas sobre as dimensões éticas da avaliação e intervenção em Psicologia Vocacional.
Conteúdos Programáticos
MODELOS TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO VOCACIONAL
1.1. As origens da Psicologia Vocacional
1.2. A teoria Ciclo de Vida/Espaço de Vida de Donald Super
1.3. A teoria de Circunscrição e Compromisso de Linda Gotffredson
1.4. A teoria Sócio-Cognitiva da Carreira
1.5. A perspectiva emancipatória e comunitária
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA EM ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL
2.1. A avaliação dos interesses
2.2. A avaliação das aptidões
2.3. A avaliação da adaptabilidade na carreira
A INTERVENÇÃO AO LONGO DO CICLO DE VIDA
3.1. A intervenção de educação da carreira nos 1º e 2º ciclos de estudos
3.2. A intervenção de educação da carreira no ensino secundário
3.3. A intervenção com adultos e a colocação profissional
INCLUSÃO SOCIAL E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA
4.1. Classismo, desemprego e pobreza
4.2. A intervenção em populações com Necessidades Educativas Especiais
4.2.1. A elaboração de Planos Individuais de Transição
4.2.2. A integração no mercado de trabalho: a perspectiva do Emprego Apoiado
Métodos de Ensino
As aulas teóricas implicarão um misto entre metodologias assentes na explanação de conteúdos, actividades de reflexão e diálogo a partir de documentos. Procura-se uma permanente articulação entre os conteúdos teóricos ministrados e as suas implicações para a prática da psicologia vocacional.
As aulas práticas contemplarão actividades reflexivas sobre a aplicabilidade prática dos conteúdos teóricos, através, nomeadamente, do contacto com materiais da avaliação psicológica, programas de orientação da carreira, análise e discussão de textos, e realização de trabalhos em grupo.
Bibliografia
Brown, S. D., & Lent, R. W. (2013). Career Development and Counseling: Putting theory and research to work. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.
Flexer, R. W., Baer, R. M., Luft, P., & Simmons, T. J. (2013). Transition planning for secondary students with disabilities (4th ed). Boston: Pearson
Hartung, P. J., Savickas, M. L. & Walsh, W. B. (2015). Handbook of Career Intervention. Washington, DC: American Psychological Association
Herr, E. L., & Cramer, S. H. (2004). Career guidance and counseling through the life span. Systematic approaches (6th ed). New York: Harper Collins.
Levenfus, R.S. (2015). Orientação vocacional e de carreira (pp.41-63). São Paulo: Artmed
Maree, K (2007). Shaping the story: A guide to facilitating narrative counselling. Pretoria: Van Schaik.
McMahon, M., & Patton, W. (Eds.), Career counseling constructivist approaches. London: Routledge.
Walsh, W. B., & Savickas, M. L. (2005). Handbook of Vocational Psychology (3th ed.). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum.
Zunker, V. (2006). Career counseling: An holistic approach (7th ed.). New York: Thomson Books
Equipa Docente
- Paulo Miguel da Silva Cardoso [responsável]